Entrevista

Gabriel Oliveira projeta disputa da Série D: “A chave daqui é muito difícil”

Um dos destaques do Brasil no Gauchão, goleiro de 29 anos falou sobre a chegada de Alessandro Telles e admitiu que seguiu treinando durante as férias

Foto: Volmer Perez - DP - Depois de três semanas de folga, elenco rubro-negro se reapresentou na segunda-feira para iniciar a preparação para a disputa da quarta divisão nacional

Um dos destaques do Grêmio Esportivo Brasil na temporada, o goleiro Gabriel Oliveira concedeu nesta terça-feira (2) entrevista coletiva no Bento Freitas. Entre os principais assuntos, o jogador projetou a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro e falou do retorno aos treinos, agora com uma nova comissão técnica.

Gabriel foi titular nas 12 partidas do Rubro-Negro no Campeonato Gaúcho deste ano, atuando todos os minutos possíveis. O goleiro de 29 anos segue como a referência da equipe na posição, sendo um setor que a direção não pensa em reforçar. Até porque ele admitiu que recebeu apenas sondagens de outros clubes, mas garantiu que está muito feliz no Xavante.

“A competição [Gauchão] para mim, individualmente, foi muito boa. Tem que exaltar o trabalho do professor Isaías [preparador de goleiros], o Thierry e o João [outros goleiros do elenco]. Apareceram algumas sondagens, situações, mas sei do peso da camisa do Brasil. Tenho contrato, estou muito feliz, estou com minha esposa e minha filha aqui. É seguir honrando essa torcida que me abraçou. Já passei por outros times com torcida, mas nada parecido como aqui. Meu foco total é aqui”, disse o atleta.

Disputa da Série D

Em 2021, Gabriel Oliveira disputou a Série D como goleiro titular do Nova Mutum (MT). O time mato-grossense foi eliminado na segunda fase ao perder duas vezes para o Uberlândia. O goleiro xavante relembrou a experiência anterior para exemplificar como a competição nacional é competitiva, ainda mais o grupo dos times da região Sul. “A chave daqui é muito difícil, tem equipes muito qualificadas, viagens longas. Tem que unir forças, continuar sendo forte dentro de casa como o Brasil sempre foi”, afirmou.

Retorno aos treinos

Com a eliminação no Campeonato Gaúcho, o elenco do Brasil teve três semanas de férias, voltando aos treinos na segunda-feira. Mesmo estando em um período de descanso, Gabriel destacou que seguiu trabalhando para manter a forma. “Tivemos esse tempo de folga, o grupo comprometido, seguiu trabalhando. Eu particularmente segui treinando. A gente representa um clube grande, com muita tradição. [...] A gente vem para nos vencer todos os dias, coletiva e individualmente, para representar o Brasil. Fizemos isso no Gauchão e agora não vai ser diferente”.

Durante as férias do elenco, a direção xavante optou pela troca do comando técnico. Saiu Fabiano Daitx e assumiu Alessandro Telles. A intertemporada com o novo técnico iniciou na segunda-feira. “A gente conversou ontem [segunda-feira]. Eu já tinha enfrentado o professor Alessandro no ano passado, e esse ano pelo São Luiz. Tem essa característica de ficar com a bola, usar um pouco mais o goleiro. Agora é se adaptar o mais rápido possível. Pegar aquilo que foi bom e melhorar o que precisa melhorar. Dá para ver que ele é um cara muito bacana e acessível”, disse Gabriel sobre o início dos trabalhos.

O Xavante treina nesta quarta-feira apenas pela tarde. Sexta-feira e domingo as atividades acontecem somente pela manhã. Já quinta-feira e sábado os trabalhos serão em dois turnos.

Mudança na forma de jogar

A troca de técnico quase sempre acarreta em mudanças na forma da equipe jogar, até mesmo com o goleiro. Com Telles sendo um treinador que valoriza mais a posse de bola, Gabriel Oliveira sabe que provavelmente terá mais ações com a bola nos pés, mas diz estar preparado. “Não que a gente esteja menos participativo sendo um pouco mais reativo. Tem que estar 100% focado. Um descuido, uma brecha e acaba tomando o gol. Quando participa mais com os pés, acaba sendo um pouco mais visto. É se adaptar. Já tive treinadores que me usavam bastante com os pés”, completou.

Hoje o elenco do Brasil tem 22 jogadores, contando com o volante Anderson Recife, emprestado ao Velo Clube (SP) até o fim da Série A-2 do Campeonato Paulista. A direção confirmou que fará contratações até a estreia da Série D, mas por enquanto o clube segue impedido de registrar novos jogadores em função de uma sanção da Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) devido a pendências financeiras.

Elenco do Brasil

Goleiros
Gabriel Oliveira (29 anos)
Thierry Trindade (24)
João Lucas (19)

Laterais-direitos
Danilo (26)

Laterais-esquerdos
Mário Henrique (30)
Matheus Marques (21)

Zagueiros
Bruno Reis (26)
Zé Pedro (24)
Adriel (23)

Volantes
Jeferson (27)
* Anderson Recife (27)
Pedro Santos (26)
Marcinho (24)
Maicky (22)
Yander (20)

Meias
Tinga (31)
Maurício (21)
Jhonas (20)

Atacantes
Vini Charopem (25)
JP Bardales (24)
Matheus Guimarães (22)
Nycollas Queiroz (21)

*Emprestado ao Velo Clube (SP), retorna antes de iniciar a Série D.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotenses se preparam para maior prova de triathlon da América Latina Anterior

Pelotenses se preparam para maior prova de triathlon da América Latina

Inter empata em 0 a 0 com o Belgrano Próximo

Inter empata em 0 a 0 com o Belgrano

Deixe seu comentário