Rival

Adversário do Pelotas no domingo deve atuar com força máxima

Mesmo classificado em primeiro lugar, Santa Cruz planeja usar a partida contra o Lobo como preparação para as quartas de final

Foto: Vinicius Molz Schubert - FC Santa Cruz - Zagueiro atuou pelo Áureo-Cerúleo em oito jogos na temporada passada

O Santa Cruz chega na última rodada do grupo B da Divisão de Acesso sem mais nenhum objetivo técnico em disputa. O Galo já está garantido nas quartas de final como primeiro colocado. Só resta esperar a definição da última rodada para saber quem enfrentará na próxima fase. No momento seria o Glória de Vacaria o adversário.
Mesmo com a situação definida, o discurso em Santa Cruz do Sul é de mobilização. O confronto diante do Áureo-Cerúleo é considerado um teste importante para o Galo chegar embalado na fase de mata-mata, até pelas características do jogo valer uma vaga na próxima fase, caso do Pelotas, além do ambiente da Boca do Lobo, que deve receber um ótimo público no domingo. 

A equipe do técnico Daniel Franco tem 26 pontos. Em 13 jogos, venceu sete, empatou cinco e perdeu apenas para o Bagé, na rodada passada. O artilheiro é o centroavante Eduardo com cinco gols, mas ele não enfrentará o Pelotas por estar suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. Pablo Bueno e Jean Carlo estão pendurados e devem ser os únicos poupados. 

Um provável Santa Cruz pode ter Copetti; Marcão, Micael, Tairone e Taygor; David ou Hipólito, Uillian Correia e Cris Magno; Sapeka, Vini Santos e João Pedro. 

Caras conhecidas 

A equipe do Santa Cruz possui vários nomes com passagem pelo Pelotas. Somente entre os possíveis titulares para domingo, Copetti, Micael, Hipólito, Cris Magno, Sapeka e João Pedro atuaram recentemente com a camisa azul e ouro 

O zagueiro Micael conversou com o Diário Popular sobre a sua volta a Boca do Lobo. Ele atou por oito jogos na Copa Tarciso Flecha Negra, em 2022. Micael foi titular durante toda a competição na equipe de Leocir Dall’Astra. 

Para o jogador de 37 anos, será especial retornar ao estádio em que até mesmo morou no ano passado, mas destaca que depois que iniciar o jogo somente a vitória interessa para o Santa Cruz. 

“Até a pouco tempo atrás estava jogado aí [Pelotas]. É um time muito especial. Um time que tem torcida, que quer jogar. A gente sabe da força do Pelotas, ainda mais jogando em casa. Vai ser muito legar estar reencontrando alguns amigos, da parte da comissão técnica e direção. Começando o jogo a gente sabe que é adversário e a gente vai estar dando o nosso melhor”, disse o zagueiro. 

Micael diz que o objetivo da equipe é vencer o jogo pra chegar o mais preparado para as quartas de final, mesmo que isso signifique a eliminação do Pelotas. 

“Mesmo a gente já estando classificado no primeiro lugar, a gente sempre entra pra vencer o jogo. Na verdade não é um objetivo pessoal, não é objetivo do Santa Cruz eliminar o Pelotas de fato. O objetivo do Santa Cruz é fazer um bom jogo. [...] A gente entende que o Pelotas é um adversário difícil, um time tradicional. Um possível enfrentamento na Divisão de Acesso seria muito difícil". 

Mesmo sendo na prática um amistoso para o Galo Carijó, Micael destaca que o jogo serve como preparação. “Talvez o jogo mais parecido como um mata-mata. Os dois times querendo ganhar, valendo eliminação. É um time tradicional, que tem torcida, vai ser criado um ambiente de guerra, ambiente que todo mundo quer ganhar. Com certeza esse jogo vai servir como preparação. Já vamos ter esse gostinho de como vai ser a parte dos mata-matas. A gente vai usar esse jogo da melhor forma possível”, disse o zagueiro sobre a importância do jogo para o Pelotas, que precisa vencer para não ser eliminado ainda na primeira fase. 

Opinião
Renan Santos, da RBS TV 

“O Pelotas joga a vida no domingo contra o Santa Cruz. É vencer ou vencer, tem a obrigação do resultado. Pra atingir esse objetivo e conquistar a vaga na próxima fase, precisa jogar mais. Ser mais eficiente no ataque, chegar com mais qualidade e ser mais consistente na defesa. O Lobo teve um desempenho muito ruim nessa etapa inicial e enfrentou dificuldades até mesmo em casa, perdendo jogos importantes para Bagé e Lajeadense. 

Apesar disso, o Pelotas chega com chances por estar em um grupo muito equilibrado e não pode deixar a vaga escapar. Nos mata-matas, é outra competição e o Lobo tem que crescer na hora decisiva. Mesmo com as dificuldades e com a qualidade do adversário - o Santa Cruz tem a 2° melhor campanha da competição -, acredito que o Pelotas classifique. Avançando, são 4 jogos até o acesso e essa é a oportunidade do Lobo de voltar pra elite do futebol gaúcho”.

Divisão de acesso - 14ª rodada 

(Última rodada) 

Domingo (16) 

Grupo A
15h | Monsoon x Brasil-FAR
União-FW x Gaúcho
Passo Fundo x Glória
Veranópolis x Tupi

Grupo B
15h | Pelotas x Santa Cruz
São Gabriel x Guarany de Bagé
Bagé x Lajeadense
Guarani-VA x Inter-SM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

São Joseense encara o Brasil após trocar de treinador e perder jogadores importantes Anterior

São Joseense encara o Brasil após trocar de treinador e perder jogadores importantes

DP acompanhará São Joseense x Brasil em tempo real Próximo

DP acompanhará São Joseense x Brasil em tempo real

Deixe seu comentário