Extracampo

Às vésperas de encarar o Pelotas, Inter-SM perde três pontos na Série A-2

Por escalação irregular de um jogador, clube de Santa Maria recebeu a pena em julgamento nesta quinta no TJD. Com a decisão, Áureo-Cerúleo fica cinco pontos à frente do rival

Foto: Renata Medina - Inter-SM - Wilson Júnior entrou em campo na derrota para o Santa Cruz, no dia 18 de junho, quando deveria cumprir suspensão

Adversário direto do Pelotas por uma vaga nas quartas de final da Divisão de Acesso e rival do Lobo em confronto no próximo domingo (9), o Inter-SM perdeu três pontos na tabela da competição. Na noite desta quinta, durante audiência virtual, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) sancionou a pena por conta da escalação irregular do atacante Wilson Júnior, que deveria cumprir suspensão, na partida do time do Centro do Estado contra o Santa Cruz, no último dia 18.

Cabe recurso à decisão em três dias, mas a equipe de Santa Maria entra na rodada do fim de semana com 11 pontos e não mais 14. Assim, cai da sexta para a sétima posição do grupo B e fica a cinco pontos do Lobo, que soma 16. O Pelotas visita o estádio Presidente Vargas às 11h de domingo, pela 13ª e penúltima rodada da primeira fase da Série A-2.

Os quatro votantes acompanharam o relator do caso, Assis Rafael Machado. O procurador Luiz Francisco Lopes disse que a situação é “simples”, mesmo adjetivo usado pelo advogado representante do Pelotas na sessão do TJD, Alexandre Borba, que afirmou “bastar saber ler e contar” para identificar a irregularidade.

O advogado de defesa do Inter-SM, Marcelo Jucá, argumentou que Wilson Júnior teria cumprido a suspensão em outra partida. Ele ainda alegou que o erro na escalação do jogador não teria influenciado o resultado do jogo – 2 a 1. Em seguida, porém, Carlos da Cunha Amador, Carla Souto e Juliana Rampon também acompanharam o relator, finalizando a pauta com todos os cinco votos a favor da condenação do clube do Centro do Estado.

Punição total

Além dos três pontos na classificação, o Inter-SM também recebeu multa de R$ 200 e o gol marcado pela equipe na partida foi excluído – transformando o placar oficial em 2 a 0. Wilson Júnior foi absolvido.

Outras denúncias

Há duas semanas, o Tupi de Crissiumal também perdeu pontos na Divisão de Acesso. Foram seis, tirando a equipe da zona de classificação do grupo A do campeonato. O motivo foi o mesmo: escalação irregular de um atleta que precisaria cumprir suspensão.

Mas na quarta-feira desta semana, o Gaúcho de Passo Fundo acabou absolvido por três votos a dois no TJD. A denúncia foi protocolada justamente pelo Tupi, alegando que dois atletas cujos contratos profissionais teriam expirado figuraram na lista de relacionados para o confronto seguinte do time na Série A-2. O Gaúcho afirmou que houve uma invasão virtual no sistema, encerrando o vínculo dos jogadores.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jiu-jitsu: pelotense Richard Gill busca novos desafios nos Estados Unidos Anterior

Jiu-jitsu: pelotense Richard Gill busca novos desafios nos Estados Unidos

“Esses três jogos vão definir nosso futuro”, diz Márcio Jonatan Próximo

“Esses três jogos vão definir nosso futuro”, diz Márcio Jonatan

Deixe seu comentário