Conversa

Auxiliar de Daitx, Gabriel Dutra fala da vontade antiga de trabalhar no Xavante

Em entrevista, membro da comissão técnica do Brasil comentou sobre sua carreira no futebol e o começo dos trabalhos no Bento Freitas

Foto: Jô Folha - Novo membro da comissão técnica do Rubro-Negro conversou com a imprensa na Baixada

Auxiliar técnico de Fabiano Daitx no Xavante, Gabriel Dutra conversou com a imprensa sobre a sua carreira no futebol e o início dos trabalhos no Bento Freitas. Aos 27 anos, Gabriel é gaúcho de Vacaria, mas começou no esporte como analista de desempenho do Avaí. No clube catarinense enfrentou o Xavante em algumas oportunidades pela Série B do Campeonato Brasileiro. 

“Sempre foi um desejo meu, sempre uma vontade de representar essa camisa tão pesada não só no cenário estadual, mas no cenário nacional. Quando se fala de Brasil todos sabem da força, da grandeza e da importância deste clube e é uma honra fazer parte”, disse. 

No fim de 2021, Gabriel decidiu mudar de área e optou por trabalhar como auxiliar técnico. Foi aí que iniciou a parceria ao lado de Fabiano Daitx. Os dois eram amigos desde 2012 e sempre mantiveram contato sobre futebol. Em 2022, Fabiano fez o convite e Gabriel aceitou ser o seu auxiliar no Novo Hamburgo. Juntos ainda trabalharam no Azuriz (PR) e no São Luiz, no Gauchão deste ano. Neste meio tempo, o novo auxiliar xavante passou pelo sub-20 do Fortaleza.

Neste ano Gabriel Dutra ainda teve a experiência de ser treinador do Glória. Ele assumiu com a missão de evitar o rebaixamento para a Terceirona Gaúcha e quase classificou a equipe para as quartas de final.

Montagem do elenco

Além de sua carreira, Gabriel falou com a imprensa sobre o início dos trabalhos no Bento Freitas. Ainda não existe uma data para iniciar a pré-temporada e nenhuma contratação foi oficializada. O auxiliar diz que o momento é de focar na montagem do elenco e que vasculhar o mercado atrás de nomes exige muito tempo e dedicação de toda comissão técnica e do gerente de futebol, Luis Fernando Hannecker.

“Nós ainda estamos na montagem do grupo e isso demanda uma energia muito grande de todos. Como o Fabiano Daitx disse a gente chega aqui às sete, sete e meia da manhã junto do Luis Fernando e a gente fica até nove horas da noite analisando muito o mercado, jogadores, todas as indicações possíveis que chegam até o Brasil e não são poucas”, ressaltou.

O auxiliar técnico explicou que para definir quem será contratado é preciso fazer um trabalho minucioso para montar o melhor grupo dentro da ideia do Brasil e do treinador.

Márcio Jonatan diz que não foi procurado

Um dos destaques do Brasil em 2023, o atacante Márcio Jonatan disse ao Diário Popular que não foi procurado por ninguém da nova Direção Executiva xavante para um possível retorno ao clube.

“Não me procuraram. Eu até tinha conversado com minha família, que se me ligassem eu voltaria pra ajudar o clube, mas não aconteceu isso”, disse o atacante.

Em 2023, Márcio Jonatan disputou 27 jogos pelo Xavante com cinco gols marcados. Contratado ainda na pré-temporada, o jogador teve o nome criticado por parte da torcida quando anunciado, mas logo que começou a temporada passou a ser um dos principais nomes do time de Rogério Zimmermann.

O atacante de 31 anos disse também que, se a direção do Brasil entrar em contato, ele ainda aceita conversar sobre um novo contrato, mas ao mesmo tempo está analisando propostas de outros times para atuar em 2024. “Se o Brasil me ligar eu vou”, afirmou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Gauchão 2024 começará em 21 de janeiro, e Série D três meses depois Anterior

Gauchão 2024 começará em 21 de janeiro, e Série D três meses depois

Em busca de título inédito, Malgi começa a decidir nesta quinta a Liga Gaúcha de Futsal Próximo

Em busca de título inédito, Malgi começa a decidir nesta quinta a Liga Gaúcha de Futsal

Deixe seu comentário