Divisão de Acesso 2023

Batata desperdiça dois pênaltis, e Pelotas perde por 1 a 0 para o Lajeadense

Na estreia do técnico Wiliam Campos, Lobo sai atrás, fica com um a menos e vê o camisa 9 errar duas penalidades, a segunda delas no último lance

Foto: Heitor Araujo - ECP - Próximo compromisso áureo-cerúleo está marcado para domingo que vem, diante do lanterna Guarani-VA, na Boca do Lobo

Começou com derrota a trajetória de Wiliam Campos à frente do Pelotas. Na estreia do novo treinador, o Lobo perdeu por 1 a 0 para o Lajeadense, na Arena Alviazul, em Lajeado, neste domingo (21), pela sexta rodada da primeira fase da Divisão de Acesso. Foi um jogo atípico e muito movimentado: o Áureo-Cerúleo saiu atrás na etapa inicial e teve novamente o lateral-direito Léo expulso, ficando com um jogador a menos em mais de metade da partida. Na parte final, Junnior Batata desperdiçou dois pênaltis, acertando a trave e depois batendo para fora, este no último lance do confronto.

Além das infelicidades do camisa 9 azul e ouro, uma penalidade máxima acabou não convertida também pelo time da casa, no primeiro tempo, que Jacsson defendeu. O árbitro Marcelo Bitelbron distribuiu 14 cartões amarelos, excetuando advertências para atletas no banco. Houve também uma entrada da ambulância em campo, para atender o zagueiro Rogério, do Pelotas, após choque de cabeça com Escobar.

Estacionado em seis pontos, a três do quarto colocado, Inter-SM, o Lobo caiu para o sexto lugar do grupo B. O próximo compromisso será no domingo que vem, diante do lanterna Guarani-VA, na Boca do Lobo.

Campos faz duas trocas

Em relação aos 11 iniciais da partida contra o São Gabriel, quando o Lobo ainda era dirigido por Leocir Dall’Astra, o novo comandante do Pelotas promoveu duas alterações. A mais surpreendente foi a saída de Cristian para a entrada de Jacone, escolhido para atuar como volante. Outro que deixou a escalação, Jandson cedeu espaço a Thalles.

O desenho tático se manteve: um 4-2-3-1, com Germano por dentro, atrás de Junnior Batata. Thalles iniciou pela direita, e Taiberson acabou deslocado ao lado oposto.

Etapa inicial muito agitada

Gol, pênalti perdido, expulsão, dez cartões amarelos, entrada da ambulância em campo... Teve de quase tudo durante o primeiro tempo na Arena Alviazul. Os 25 minutos iniciais tiveram maior fluidez, mas em seguida a partida passou a ficar “picotada”, sem continuidade. No fim das contas, o cenário na hora do intervalo era bem mais fácil aos donos da casa.

O Áureo-Cerúleo não criou nenhuma chance clara nessa primeira parte. A melhor ocasião surgiu só aos 43 minutos, quando Thalles recebeu na área e bateu no lado de fora da rede. Já o Lajeadense ameaçou com Ramon, aos quatro, em chute por cima. Sem conseguir chegar ao terço final do campo, o Lobo ia cometendo muitas faltas laterais na zona da intermediária.

Ao permitir que o adversário levantasse bolas na sua área, a equipe de Wiliam Campos cedeu. Aos 26 minutos, Marquinhos cobrou falta e Alan Bald abriu o placar: 1 a 0. Logo em seguida, o assistente Daniel Epping, em cruzamento da esquerda, viu pênalti de Xaro em Lagoa, e orientou o árbitro Marcelo Bitelbron.

O lateral Léo, que já havia sido expulso diante do Guarany de Bagé e retornava de suspensão, reclamou da decisão. Bitelbron considerou exagerada a reação do jogador e deu, em poucos segundos, dois cartões amarelos. Resultado: novo vermelho e o Pelotas com um a menos. A situação poderia ter ficado quase irreversível, porém Jacsson acertou o canto ao pular para a esquerda e defendeu o pênalti batido por Lagoa. No rebote, o camisa 1 cresceu e pegou outra vez.

A perda de um atleta fez Wiliam Campos reorganizar o time em um 4-4-1, com Jacone de lateral-direito e Germano recuando para ser volante ao lado de Escobar. Antes do intervalo, no movimentadíssimo primeiro tempo, Rogério e o próprio Escobar se chocaram de cabeça. A ambulância precisou entrar para atender o zagueiro, que não voltou para a etapa final. Ele caminhava normalmente minutos depois do lance mas, por precaução, deixou a partida. Segundo a assessoria de imprensa do clube, o defensor passa bem, apenas recebeu quatro pontos na testa.

Da alta quantidade de advertências dadas pelo árbitro, sobrou até para o banco dos mandantes, por reclamação. O amarelo mostrado a Jacsson, por exemplo, foi por perda de tempo enquanto o placar estava zerado. Thalles tomou o cartão por simulação de pênalti, e algumas faltas mais fortes também fizeram Bitelbron botar a mão no bolso.

Batata desperdiça, duas vezes, a chance de empatar

O escolhido pela comissão técnica para substituir Rogério, encaminhado a um hospital de Lajeado, foi Paulo Lucas. O paraguaio Rubén Monges acabou preterido. A equipe seguiu no 4-4-1, com Jacone de lateral-direito e Germano como volante. Logo após o recomeço do jogo, o cenário era de total domínio do Alviazul.

O time do técnico Serginho Almeida, aproveitando a superioridade numérica, rondava a área azul e ouro. Aos oito minutos, Jacsson precisou operar um milagre para evitar outro gol de Alan Bald, em cabeçada que entraria no ângulo. Pouco tempo mais tarde, Wiliam Campos trocou os extremas, colocando dois laterais de origem nessas funções: saíram Thalles e Taiberson, ingressaram Cláudio Júnior e Roger Bastos.

Controlando melhor o rival, o Pelotas passou a chegar mais ao ataque. Pela esquerda, Roger Bastos conseguia dar maior profundidade à equipe. Aos 28 minutos, em um lance parecido ao do pênalti cometido pelo zagueiro do São Gabriel, na rodada anterior, Diego Clemente tentou tirar bola de cabeça e acabou afastando com a mão. Pênalti que Junnior Batata mandou no pé da trave direita, apesar de ter deslocado Igor Castro, que pulou para o lado oposto.

Já na reta decisiva do confronto, as duas últimas substituições de Wiliam foram Cristian e Jandson. Escobar deixou o campo, assim como Cláudio, que sentiu lesão. Vivo até o fim, o Lobo esteve muito perto de alcançar o empate. Aos 50 minutos, Roger Bastos bateu cruzado e Batata faria o gol, mas Alan Bald meteu a mão na bola. Outro pênalti e novo cartão vermelho, agora para o camisa 6 do Lajeadense.

Assim como aconteceu diante do São Gabriel, o camisa 9 do Pelotas assumiu a responsabilidade. Com 52 minutos da etapa final no relógio, Batata tentou cobrar da mesma forma. Buscou o canto direito de Igor Castro, só que desta vez mandou para fora. Incrédulo, o atacante caminhou para fora do campo. O goleiro dos mandantes bateu o tiro de meta e a partida acabou, deixando um gosto amargo e fazendo o Lobo perder terreno na luta pela classificação.

Apresentação de Walter

Anunciado na quinta-feira, o atacante Walter será apresentado oficialmente nesta terça-feira, às 18h30min, na Boca do Lobo. Os portões do estádio ficarão abertos ao público.

Primeiro tempo
4’: Em contra-ataque, Lagoa inverte para Ramon, às costas de Rogério, que não alcança. O atacante do Lajeadense domina livre e, cara a cara com Jacsson, bate por cima.
9’: Após escanteio, Xaro pega sobra e chuta de primeira, com efeito. Igor Castro defende.
10’: Escobar faz falta dura em Sampson e já fica pendurado com amarelo.
11’: Alan Bald desvia após falta cobrada por Marquinhos e Jacsson pega.
18’: Ramon cruza e Lagoa cabeceia por cima.
21’: Jacsson toma amarelo após período de atendimento no gramado.
26’: GOL DO LAJEADENSE. Marquinhos levanta na área em nova falta. A defesa não afasta, a bola fica viva e Alan Bald bate para o gol, com desvio.
28’: Germano cobra escanteio fechado e surpreende Igor Castro, que espalma.
32’: PÊNALTI de Xaro em Lagoa, apontado pelo assistente.
35’: Cartão vermelho para Léo por reclamação. Heverton dá bronca no companheiro.
36’: Jacsson pega o pênalti e o rebote no canto esquerdo.
43’: Melhor chance do Pelotas: Thalles recebe na área às costas da zaga e manda no lado externo da rede.
49’: Rogério e Escobar se chocam. Ambulância entra para atender o zagueiro.

Segundo tempo
8’: Alan Bald cabeceia no ângulo e Jacsson faz grande defesa.
13’: Após bola na área, Batata recebe de Jacone e chuta cruzado para defesa do goleiro.
14’: Na sequência do lance acima, Germano domina fora da área e emenda um sem-pulo. A bola passa muito perto do ângulo.
19’: Edson cabeceia por cima, de cara com Jacsson, levando perigo.
27’: Roger Bastos faz jogada individual pela esquerda e entra na área, mas bate mal.
28’: PÊNALTI PARA O PELOTAS. Clemente tenta cortar e tira com a mão.
29’: PERDEU. Batata desloca o goleiro ao bater no canto direito, mas acerta o pé da trave.
50’: OUTRO PÊNALTI PARA O PELOTAS. Zagueiro evita gol de Batata, com assistência de Roger Bastos, usando a mão em cima da linha. Ele é expulso direto.
52’: PERDEU DE NOVO! Batata busca o mesmo canto, rasteiro, e bate para fora.

Ficha técnica

Lajeadense (1): Igor Castro; Camargo, Pedro Miritz, Diego Clemente e Alan Bald; Sampson, Júlio César (Welington Pará – 39’ 2T) e Marquinhos (Douglas – 28’ 2T); Lagoa (Alexandre – 17’ 2T), Ramon e Edson. Técnico: Serginho Almeida.

Pelotas (0): Jacsson; Léo, Rogério (Paulo Lucas – intervalo), Heverton e Xaro; Jacone, Escobar (Cristian – 35’ 2T); Thalles (Cláudio Júnior – 18’ 2T; Jandson – 35’ 2T), Germano e Taiberson (Roger Bastos – 18’ 2T); Junnior Batata. Técnico: Wiliam Campos.

Gol: Alan Bald, aos 26’ 1T (L).

Cartões amarelos: Lagoa, Júlio César, Camargo, Sampson, Edson, Alan Bald e Alexandre (L); Escobar, Jacsson, Xaro, Léo, Thalles, Germano e Roger Bastos (P).

Cartões vermelhos: Alan Bald (L) e Léo (P).

Árbitro: Marcelo Bitelbron.

Local: Arena Alviazul.

Divisão de Acesso
6ª rodada

Grupo B

Sábado
Guarani-VA 0 x 1 São Gabriel

Domingo
Lajeadense 1 x 0 Pelotas
Guarany de Bagé 0 x 0 Santa Cruz
Inter-SM 1 x 1 Bagé

Grupo A

Sábado
Monsoon 1 x 0 União Frederiquense
Glória 2 x 1 Veranópolis

Domingo
Gaúcho 3 x 0 Tupi
Brasil-FAR 1 x 0 Passo Fundo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira os lances de Novo Hamburgo 0 x 0 Brasil Anterior

Confira os lances de Novo Hamburgo 0 x 0 Brasil

Futsal: ABF vence a Supertaça FGFS 67 anos Próximo

Futsal: ABF vence a Supertaça FGFS 67 anos

Deixe seu comentário