Análise

Bola aérea pode ser o caminho para o Pelotas superar o São Gabriel

Adversário do Lobo sofreu apenas sete gols em nove jogos, mas mostra fragilidade nesse tipo de lance durante a competição

Foto: Italo Santos - Especial - No primeiro turno, Áureo-Cerúleo do zagueiro Heverton (foto) ganhou por 1 a 0

O Pelotas segue a preparação para enfrentar o São Gabriel, neste domingo, às 16h, pela décima rodada do grupo B da Divisão de Acesso. Em quinto com 12 pontos, o Lobo precisa vencer e torcer por tropeço do Lajeadense ou do Inter-SM, ou empatar e contar com derrota da equipe de Santa Maria, para entrar na zona de classificação. O duelo diante do Sanga tem contornos de decisão, já que o adversário é o sexto, também com 12 pontos. Uma derrota do Áureo-Cerúleo deixaria a equipe em situação complicada na tabela. 

Ao contrário das últimas duas temporadas, o São Gabriel está com um time mais competitivo e equilibrado. O ataque marcou sete gols, um a menos que o Pelotas, e a defesa sofreu sete, um a mais que o sistema defensivo do Lobo. Atuando no estádio Sílvio de Faria Corrêa, o Sanga ainda não perdeu na Divisão de Acesso deste ano. Foram duas vitórias (Bagé e Guarani-VA) e dois empates (Lajeadense e Inter-SM). 

Em nenhum dos nove jogos o São Gabriel sofreu mais de um gol, mas por outro lado apenas em dois não foi vazado. No confronto do primeiro turno, o Lobo venceu por 1 a 0, com gol de Junnior Batata, centroavante que já deixou o Áureo-Cerúleo. 

Mesmo com uma defesa mostrando bons números, analisando os gols sofridos é possível notar uma fragilidade que o time de Wiliam Campos poderá explorar no domingo. Dos sete tentos sofridos, quatro tiveram origem em bola cruzada na área. Outros dois em cobrança de pênalti e um em falha do zagueiro Matheus. 

Contra o Lajeadense, o time alviazul deixou tudo igual após cobrança de escanteio da esquerda em gol de cabeça de Dadalt. Diante do Santa Cruz, cruzamento da direita e gol contra de Maicon. Frente ao Inter-SM, veio cobrança de escanteio da esquerda e, após desvio na primeira trave, Mateus Norton mandou para o gol. O último saiu na rodada passada: após cruzamento da esquerda, Vinicius mandou de voleio para o gol contra o Guarani-VA. 

Já o ataque do Lobo marcou três vezes em jogadas de bola na área. Na estreia diante do Santa Cruz e duas vezes contra o Guarani-VA, na Boca do Lobo. 

Os gols sofridos pelo São Gabriel 

Guarany de Bagé 1 x 0 São Gabriel - Cobrança de pênalti de Leandro Canhoto. 

São Gabriel 1 x 1 Lajeadense - Cobrança de escanteio da esquerda e gol de cabeça de Dadalt. 

Santa Cruz 1 x 1 São Gabriel - Cruzamento da direita e gol contra de Maicon. 

São Gabriel 2 x 1 Bagé - Lançamento do campo de defesa, o zagueiro Matheus falhou e Wallan Luan saiu livre e tocou na saída do goleiro. 

Pelotas 1 x 0 São Gabriel - Cobrança de pênalti de Junnior Batata. 

Inter-SM 1 x 0 São Gabriel - Cobrança de escanteio da esquerda, Mateus Norton mandou para o gol após desvio na primeira trave. 

São Gabriel 2 x 1 Guarani-VA - Cruzamento da esquerda e Vinícius, de voleio, mandou para o gol. 

Léo projeta o jogo deste domingo

Em entrevista coletiva, o lateral-direito Léo falou sobre o duelo decisivo deste domingo diante do São Gabriel. “A expectativa é ir lá e fazer um grande jogo. A gente está encarando como a gente encara todos os jogos, como uma decisão. É um jogo de seis pontos. É um confronto direto. É um jogo muito importante pra gente. Se a gente vencer, vamos voltar para o G-4 e vamos deixar o adversário pra trás”, diz. 

Léo, que vem sendo o titular da lateral-direita, destaca que o time vem mostrando evolução e que os resultados não estão acompanhando o crescimento. “Acredito que a nossa equipe tem melhorado em vários fatores. Temos criado mais, temos feito partidas melhores, mas não veio os resultados junto”, afirma. 

O Pelotas finaliza neste sábado a preparação para enfrentar o São Gabriel. A equipe treina nesta sexta-feira (16) apenas no turno da tarde no Parque Lobão e sábado de manhã na Boca do Lobo, antes de iniciar a viagem para a Terra dos Marechais. Wiliam Campos não terá o lateral Xaro e o meia Germano, suspensos por acúmulo de cartões amarelos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cerca de 1,6 mil xavantes poderão votar em Assembleia Geral Extraordinária Anterior

Cerca de 1,6 mil xavantes poderão votar em Assembleia Geral Extraordinária

Brasil pode ter novo lucro em breve com atacante Fabrício Próximo

Brasil pode ter novo lucro em breve com atacante Fabrício

Deixe seu comentário