Pré-temporada

Brasil inicia nesta segunda-feira os treinos na Arena Marini

Presidente Gonzalo Russomano também confirmou o primeiro jogo preparatório para o próximo sábado, ainda sem local e adversário definido

Foto: Ederson Avila - Especial - Xavante utilizou o local neste ano, mas precisou parar após direção anterior não pagar o aluguel

Treinando desde dia 21 de novembro no Bento Freitas, o Brasil fará, a partir desta segunda-feira (4), os treinos na Arena Marini, na BR-392, por tempo indeterminado. A informação foi confirmada pelo presidente Gonzalo Russomano ao Diário Popular.

Enquanto o elenco de Fabiano Daitx trabalhará em novo local, o gramado do estádio xavante passará por um tratamento. O vice-presidente de patrimônio, Régis Andrades, explica que serão aplicadas técnicas para nutrição, irrigação e nivelamento.

“Vamos começar primeiro com o nivelamento do campo. Vai ser colocada uma camada de areia. [...] Já foi passado o disquinho de corte, que serve pra cortar a grama em dois. [...] A adubação já vem sendo feita semanalmente. A gente faz esse nivelamento, faz adubação, depois vamos fazer a descompactação”, disse o dirigente rubro-negro, que é engenheiro agrônomo.

 O vice de patrimônio destaca que o ideal seria a troca do gramado, mas em função do tempo até o começo da temporada 2024, não será possível neste momento, mas que deve acontecer após o fim da Série D.

“Não posso trocar a grama. Grama trocada precisa de pelo menos uns 30 dias pra poder ter pisoteio e não tenho isso até começar o Gauchão. [...] Na Série D gente vai fazer um meio emergencial. No final da Série D vai ser trocada boa parte do gramado. Vamos ter que fazer essa troca porque tem bastante invasora [planta indesejada]. Essa troca tem que ser feita geralmente no início da primavera”, completou Régis Andrades.

O dirigente xavante acredita que na próxima temporada o gramado do Bento Freitas estará em uma situação ainda melhor, mas garante que em 2024 estará em boas condições. Antes mesmo de passar pelo tratamento, a CBF fez uma vistoria e o campo foi aprovado.

Jogo-treino marcado

O presidente xavante também confirmou que no próximo sábado o Brasil fará um jogo-treino. A princípio a atividade será fechada para torcida e imprensa. Até o fechamento desta edição o local, horário e adversário não estavam definidos.

Tabela do Brasil no Gauchão

Em relação a tabela do Brasil para o Campeonato Gaúcho, Russomano diz ter gostado do fato do time xavante disputar seis jogos em casa, além de ter duas partidas seguidas no Bento Freitas na reta final da primeira fase. O único lamento foi precisar enfrentar São Luiz e Ypiranga como visitante.

“Achei bem interessante [a tabela]. A gente faz dois jogos em casa bem no final do campeonato. Depois sai pra enfrentar o Ypiranga, que é uma viagem bem longa. Única coisa que estava torcendo pra não acontecer era jogar contra o São Luiz e o Ypiranga fora. Queria evitar essas duas viagens longas, mas de resto é enfrentar, não tem muito pra onde correr. É aceitar e disputar”, disse o mandatário xavante.

O Brasil viajará quase quatro mil quilômetros na primeira fase do Gauchão. Será o terceiro time que percorrerá a maior distância. Serão 11 jogos em um prazo máximo de 43 dias. O presidente xavante diz que será preciso uma atenção especial na recuperação dos jogadores entre as partidas e na logística.

O fato do elenco do Brasil montado para 2024 ser jovem pode ser um fator positivo durante a sequência de jogos. O meia Tinga é o único jogador com mais de 30 anos. O atacante Frank, de 29 anos, foi anunciado no sábado (veja mais na página 22) e ajudou a elevar a média de idade do grupo.

Em relação a juventude do elenco, o presidente diz que o clube segue em busca de reforços e não descarta que cheguem nomes mais experientes, mas destacou o fato do Brasil ter iniciado a pré-temporada antes dos adversários.

“A gente está sempre atento ao mercado. A temporada está começando. A gente foi o primeiro clube. Ninguém esperava que a gente fosse começar tão cedo. Quando fui nas reuniões [da FGF] foi uma surpresa quando ficaram sabendo que o Brasil já estava treinando”.

Cotas no Gauchão e VAR

Sobre outros desdobramentos no Conselho Técnico da Federação Gaúcha de Futebol em relação ao Gauchão 2024, Russomano afirma que não definiram os valores das cotas para cada clube, mas foi dito que os valores seriam um pouco maiores que deste ano.

Também não ficou definido se as transmissões seriam nos mesmos moldes de 2023, quando o Premiere transmitiu todos os jogos da dupla Gre-Nal e do Juventude, mas que no canal GZH no Youtube, o grupo RBS transmitiu todos as outras partidas de forma gratuita.

O mandatário xavante lamentou a ausência do VAR na primeira fase do Gauchão, mas explicou que pelos valores seria inviável para os times do interior, mesmo com a FGF pagando metade do valor. Alguns estádios ainda precisariam passar por obras para receber o equipamento necessário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil acerta com o atacante Fauver Frank Anterior

Brasil acerta com o atacante Fauver Frank

Com gol de Suárez, Grêmio vence o Vasco por 1 a 0 e entra no G-4 Próximo

Com gol de Suárez, Grêmio vence o Vasco por 1 a 0 e entra no G-4

Deixe seu comentário