Série D 2023

Brasil pode ter até sete desfalques contra o Novo Hamburgo

Laterais titulares estão suspensos, e outros cinco jogadores apresentaram algum tipo de lesão recentemente

Foto: Carlos Queiroz - DP - Após choque no fim do primeiro tempo da vitória sobre o Caxias, Patrick foi substituído com dores no joelho direito

A vitória sobre o Caxias recolocou de vez o Brasil na briga pela classificação aos mata-matas da Série D, mas o trabalho para a partida decisiva contra o Novo Hamburgo, às 16h do próximo domingo (9), começa com preocupações no Bento Freitas. Entre suspensões e lesões, o técnico Rogério Zimmermann pode ter até sete desfalques.

Os laterais titulares estão suspensos: Tony tomou o terceiro cartão amarelo e Mário Henrique foi expulso. Ausentes dos dois últimos jogos, o zagueiro Gutierrez e o meio-campista Denis Germano têm lesões musculares e seguem como dúvidas. Patrick deixou o campo diante do Grená após sentir dores no joelho direito, enquanto Rafael Costa apresentou incômodo muscular. Beléa nem atuou, pois um desconforto se agravou ao longo da semana passada.

"Eu já sabia que tanto o Germano quanto o Beléa não estariam à disposição pra esse jogo [Caxias]. Nós estamos perdendo alguns jogadores por lesão porque, como a gente tem um grupo pequeno, o jogador tem que estar sempre jogando. Naquele jogo contra o Camboriú [1 a 1], o Germano sentiu um pouco, e teve que forçar porque a gente não tinha mais trocas", disse Zimmermann na coletiva após o triunfo deste domingo.

O treinador, aliás, também precisa cumprir sanção por acúmulo de cartões amarelos. Ele não estará à beira do campo diante do Anilado. Na mesma entrevista, RZ citou ainda a situação de Beléa, lembrando que o meia-atacante começou a sentir dores no início do segundo tempo do empate por 1 a 1 com o Aimoré.

"Só que a vontade de ganhar era tão grande… Ele deveria ter dito que a lesão pode agravar. E ela agravou. Mas não posso condenar. Isso não tem nada a ver com preparação física. Como a gente não fez uma largada boa em termos de pontuação, o jogador não quer sair", complementou o técnico do Brasil.

"Preocupante"

O clube não divulga boletins médicos e os treinamentos são fechados à imprensa. Portanto, o mistério na escalação para a partida decisiva diante do Noia continuará até a hora da divulgação dos 11 titulares. A semana será de avaliações internas, mas Rogério trata o cenário como complicado.

"É muito preocupante o que vai acontecer contra o Novo Hamburgo. Um integrante da comissão técnica não vai estar [RZ], os laterais, enfim, mais as lesões", afirmou.

Opções

Depois de folgar nesta segunda-feira (3), o elenco xavante se reapresenta às 14h30min de terça para iniciar a preparação para mais um duelo crucial em busca da vaga no G-4 do grupo A8 da Série D. Mesmo que seja cedo, é possível projetar as alternativas da comissão técnica para montar a equipe. Na pior das hipóteses, o banco rubro-negro teria apenas quatro atletas de linha, por exemplo.

Não há outro lateral-direto de ofício no plantel. Tony virou titular na segunda rodada e participou da íntegra de todas as partidas desde então. Zimmermann já improvisou Chicão na função, mas o experiente jogador vem sendo titular do meio-campo - e se Germano realmente não puder atuar, seu deslocamento à linha defensiva exigiria uma mudança no companheiro de Amaral na dupla de volantes.

Para a vaga de Mário Henrique, Lailson é o nome natural. O jogador entrou ainda no primeiro tempo da vitória sobre o Caxias e teve atuação sólida. Mais à frente, surge novo problema por conta dos prováveis desfalques de Patrick e Beléa, os dois meias centrais que vêm sendo utilizados. Caso nenhum deles jogue, RZ precisaria apostar em outra característica no setor. Rafael Pernão é uma das peças à disposição.

No lugar de Rafael Costa, a escolha lógica é Da Silva, que chega com ânimo renovado após o golaço que decidiu o último jogo. Para as extremas, Rogério tem mais alternativas: Branquinho, Márcio Jonatan, Wellington e Victor Jesus. Se os sete desfalques se confirmarem, a escalação para domingo seguiria esta base: Marcelo Pitol; Chicão, João Marcus, Rafael Dumas e Lailson; Amaral, Afonso; Márcio Jonatan, Rafael Pernão e Branquinho; Da Silva.

Série D
12ª rodada

Grupo A8

Sábado (8)
15h
| Caxias x Aimoré
Hercílio Luz x São Joseense

Domingo (9)
15h
| Concórdia x Camboriú
16h | Brasil x Novo Hamburgo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em jogo tenso, Brasil supera o Caxias por 2 a 1 e volta a colar no G-4 do grupo A8 Anterior

Em jogo tenso, Brasil supera o Caxias por 2 a 1 e volta a colar no G-4 do grupo A8

Remar para o Futuro conquista 14 medalhas no Campeonato Brasileiro Próximo

Remar para o Futuro conquista 14 medalhas no Campeonato Brasileiro

Deixe seu comentário