Experiência

Carlos Augusto Tavares fala sobre retorno ao futebol do Pelotas

Ex-presidente prega união, convoca nomes antigos para ajudar e diz dar última cartada como dirigente do Lobo

Foto: Heitor Araujo - AI ECP - Tavares cumpriu função decisiva para o retorno do técnico Paulo Porto ao Áureo-Cerúleo

Carlos Augusto Tavares já viveu de tudo no Esporte Clube Pelotas. Desde 1974 dentro do Áureo-Cerúleo, Tavares, como é chamado, atuou em quase todas as funções possíveis, de médico até presidente. Ele comandou o Lobo entre 2000 e 2002, época em que o Azul e Ouro disputou a Copa Sul-Minas. Ainda foi presidente do Conselho, vice-presidente e fez parte da direção de futebol em outras gestões. 

Hoje com 71 anos, Tavares está de volta, desta vez como diretor de futebol. Em conversa com o Diário Popular, o dirigente explica o que o motivou a ter aceitado voltar e dá a entender que fica no cargo no máximo até o fim da próxima Divisão de Acesso.

“Eu achei que não podia me omitir, tinha que dar uma mãozinha. São só seis, sete meses, vou dar uma última cartada. [...] Eu resolvi por livre e espontânea vontade ajudar, mas convoquei alguns antigos que vão ter que nos ajudar. Não sei se vamos conseguir. É um campeonato extremamente disputado”, disse.

“Alguns antigos” aos quais Tavares se refere são nomes conhecidos do torcedor áureo-cerúleo como Luís Antônio Aleixo, Flávio Gastaud e Clóvis Prestes. Este último será uma espécie de diretor de futebol ao lado de Tavares.

Contratação de Paulo Porto

Na entrevista coletiva de apresentação do técnico Paulo Porto, o presidente Rodrigo Brito destacou em sua declaração que Tavares foi importante na vinda do treinador.

O diretor de futebol relembra sua amizade e ressalta os títulos que Paulo Porto conquistou nas suas outras passagens pela Boca do Lobo. “O Paulo é um antigo amigo, é de uma seriedade ímpar. É um cara de uma confiança fantástica e conhece muito futebol. Sabe o nosso tamanho, é da casa”, completou.

Departamento de futebol

De acordo com Tavares, o foco no momento do departamento de futebol é a montagem da comissão técnica de Paulo Porto. O próprio treinador está conversando com um nome de sua confiança para ser o auxiliar. O Lobo também procura um preparador físico.

Em relação à montagem do elenco, Tavares diz que será responsabilidade do treinador e do executivo Filipi Cruz trazer os nomes, mas que as contratações serão discutidas por todos do futebol. “Nós vamos fazer o dia a dia do Pelotas juntos, discutindo, conversando. Vamos tentar estar presentes no clube sempre”.

O experiente dirigente até conta o perfil de atleta que gostaria de ver em 2024. “Vamos ter um time com bom biotipo, pessoas identificadas com a causa. Jogadores novos, competitivos, com força, outros é claro com maturidade. Jogadores que desequilibrem com a bola aérea. Bom batedor de falta...”, completou Tavares.

Para a próxima temporada o Pelotas tem cinco jogadores com contrato em vigor: o lateral-direito Igor Bosel, os volante Elias Ceará, Jacone e João Marcos e o centroavante Flávio Torres. O goleiro Jacsson, o zagueiro Heverton e o lateral-esquerdo Roger Bastos também devem permanecer para a próxima Série A-2.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trio de diretores se manifesta após saída do Brasil Anterior

Trio de diretores se manifesta após saída do Brasil

Farroupilha monta campo de futebol sete no gramado do Nicolau Fico Próximo

Farroupilha monta campo de futebol sete no gramado do Nicolau Fico

Deixe seu comentário