Divisão de Acesso 2023
Com gol de Cristian, Pelotas vence o Guarani-VA por 1 a 0
Lobo conquista a primeira vitória fora de casa na Séria A-2 e pode terminar a rodada na zona de classificação do grupo B
Foto: Lucas Canez - AI ECP - Cobrando pênalti, o camisa 8 garantiu preciosos três pontos para o Áureo-Cerúleo
O Pelotas aproveitou a sequência de dois jogos contra o Guarani-VA, lanterna do grupo B, para fazer importantes seis pontos e voltar para a zona de classificação da Divisão de Acesso. Se na semana passada a vitória veio com goleada na Boca do Lobo, neste domingo (4) o cenário da oitava rodada, primeira do returno, foi bem diferente. O Áureo-Cerúleo pouco criou e contou com uma defesa salvadora de Jacsson, minutos antes de Cristian, cobrando pênalti, definir a vitória por 1 a 0, em pleno estádio Edmundo Feix.
O resultado fez o Pelotas subir para o quarto lugar com 12 pontos, ultrapassado o Lajeadense, que perdeu em casa para o Santa Cruz, por 1 a 0, na Arena Alviazul. Já o Inter-SM é o terceiro após bater o São Gabriel, em casa, por 1 a 0.
Na próxima rodada será um confronto direto contra o Lajeadense, na Boca do Lobo. O jogo está marcado para o sábado (10), às 15h, mas existe a possibilidade de passar para a noite.
Refém do jogo aéreo
Com vários desfalques, o técnico Wiliam Campos armou a equipe com Jacone no lugar do suspenso Escobar, adiantando Cristian e Germano. Nas extremas, Roger Bastos foi mantido e Luan Henrique ficou com a vaga do machucado Taiberson. Como esperado, Elias e Vítor Júnior ficaram de fora, ainda sem as condições ideais. O atacante Walter também não viajou. Ele ficou em Pelotas aprimorando a forma física. O lateral-direito Léo atuou graças a um efeito suspensivo. Ele pegou dois jogos pela expulsão contra o Guarany de Bagé e cumpriu um.
Quando o jogo começou logo ficou claro que com bola no chão seria difícil conseguir construir algo no péssimo gramado do Edmundo Feix. Com isso o ataque áureo-cerúleo focou em lançamentos na área. Foi desta forma que o Lobo levou mais perigo. Só nos primeiros 45 minutos foram cinco escanteios.
Porém, o time do Pelotas demorou para encontrar o caminho do ataque. As chances só foram surgir nos últimos 15 minutos da etapa inicial. Pelo lado esquerdo de ataque, Roger Bastos passou pelo marcador e soltou uma bomba, mas a bola foi para fora. Depois foi a vez de Rubén Monges levar perigo em duas cabeçadas oriundas de cobranças de escanteio. Roger Bastos também exigiu boa defesa do goleiro Leonardo em cobrança de falta.
Já o ataque do Guarani pouco assustou. A melhor chance foi em um chute forte de Berg, após cruzamento, mas Jacsson fez firme defesa.
Jacsson salva e Cristian decide
Se o primeiro tempo do Pelotas não foi bom, o segundo tempo foi ainda pior. O Guarani voltou tentando pressionar e no primeiro minuto levou perigo em duas jogadas. Primeiro, após cruzamento da direita, Wendell chutou de primeira e Jacsson defendeu. Logo depois, Caio arriscou de longe e a bola passou perto.
Insatisfeito com a atuação da equipe na etapa final, Wiliam Campos fez duas mudanças aos dez minutos. Entraram Tony Júnior e Thalles e saíram Luan Henrique e Robério. As substituições não surtiram o efeito esperado e o time da casa seguia superior. Já o técnico Henrique Schwarzer acertou sua equipe com a entrada de Vinicius no lugar de Pedro Arão, ainda no intervalo.
Diferente do primeiro tempo, desta vez o Pelotas não conseguia ameaçar nem em lances de bola parada. Enquanto isso, Jacsson precisava trabalhar para manter pelo menos o empate. Aos 33 minutos, o Guarani assustou em cobrança de falta de Wendell, mas o goleiro áureo-cerúleo defendeu. Já aos 36, Jacsson fez um verdadeiro milagre. Roger Bastos errou, Carlos saiu livre e deixou Wendell na cara do gol. O atacante rubro-negro finalizou, mas Jacsson fez uma grande defesa, salvando o Lobo no Edmundo Feix.
O ditado de quem não faz leva apareceu mais uma vez. Mesmo sem levar perigo em todo o segundo tempo, o Lobo teve um pênalti a seu favor em um lance curioso. O lateral-esquerdo Lucas foi afastar e chutou a bola na própria mão. Aos 40 minutos, Cristian cobrou com força, no canto esquerdo de Leonardo, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol da primeira vitória do Pelotas, fora de casa, na Divisão de Acesso.
Wiliam elogia entrega da equipe
Mesmo sem conseguir criar várias chances de gol, o Pelotas cumpriu o objetivo e saiu de Venâncio Aires com os três pontos. Após a partida o técnico Wiliam Campos não concordou que a equipe jogou mal e elogiou a adaptação da equipe com o gramado do Edmundo Feix, algo que foi até mesmo treinado durante a semana. “Eu acredito que a gente fez uma partida muito boa dentro das possiblidades que o campo permitiu. A gente sabia que seria assim, treinamos desta forma, uma movimentação um pouco diferente do que a gente vinha propondo para os atletas. A gente tinha que se adaptar a esse gramado. Quem estava aqui viu que é um gramado muito difícil, de bola viva o tempo todo, um jogo de disputa e a gente se adaptou, que é importantíssimo”, disse.
O técnico do Lobo também destacou que sua equipe encarnou o espírito da competição durante os 90 minutos contra o Guarani-VA. “Era um jogo que a gente tinha que fazer isso. A forma que a gente tinha pra jogar e competir. Dei os parabéns para os atletas em cima disso. Pela entrega, pela competição o tempo todo, era o que precisava ser feito. Encarnar essa competição, ser um time competitivo como o Pelotas foi aqui dentro. Dar os parabéns, era o jogo que a gente tinha que fazer e os atletas fizeram”, afirmou.
Wiliam Campos também fez elogios a atuação de Roger Bastos, que atuou novamente mais avançado pelo lado esquerdo e também pela superação de Robério, que vem tratando uma pubalgia em meio as partidas
Ficha técnica
Guarani-VA (0): Leonardo; Caio, Edmilson, Lucas Frank, Lucas Bica, Wester, Yuri (Ivan Lima), Pedro Arão (Vinicius), Berg (Thael), Carlos Eduardo e Wendell (Gabriel). Técnico: Henrique Schwarzer.
Pelotas (1): Jacsson; Léo, Rubén Monges, Heverton e Xaro (Ruan); Jacone, Cristian (Paulo Lucas), Germano, Roger Bastos e Luan Henrique (Tony Júnior); Robério (Thalles). Técnico: Wiliam Campos.
Gol: Cristian, aos 40’ 2T (P).
Cartões amarelos: Cristian e Rubén Monges (P); Pedro Arão (G).
Árbitro: Nicolas Kummer.
Local: Edmundo Feix.
Divisão de Acesso - 8ª Rodada
Grupo A
Sábado
Monsoon 1 x 0 Veranópolis
Glória 1 x 0 Tupi
Domingo
Gaúcho 0 x 1 Passo Fundo
Brasil-FAR 3 x 0 União Frederiquense
Grupo B
Domingo
Guarani-VA 0 x 1 Pelotas
Lajeadense 0 x 1 Santa Cruz
Inter-SM 1 x 0 São Gabriel
Guarany de Bagé 2 x 2 Bagé
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário