Série D 2023

Com gol de Patrick, Brasil bate o Novo Hamburgo por 1 a 0 e entra no G-4 do grupo

Xavante vence a segunda partida seguida, chega a 17 pontos e, com resultados paralelos favoráveis, sobe para terceiro da chave A8

Foto: Jô Folha - DP - Aos 34 minutos, camisa 10 aproveitou bela jogada individual de Wellington, após lançamento de Da Silva, para abrir o placar

Matéria atualizada às 19h18min deste domingo.

O Brasil cresceu no momento mais importante da Série D e, faltando agora duas partidas para o fim da primeira fase, finalmente entrou na zona de classificação aos mata-matas. Neste domingo (9), o Xavante contou com gol de Patrick para superar o Novo Hamburgo por 1 a 0, no Bento Freitas, pela 12ª e antepenúltima rodada. A segunda vitória consecutiva leva o Rubro-Negro a 17 pontos, atrás apenas de Hercílio Luz e Caxias.

A terceira posição do grupo A8 foi conquistada também por conta dos resultados paralelos favoráveis no fim de semana: o São Joseense perdeu, e Concórdia e Camboriú empataram entre si. Assim, o time de Rogério Zimmermann ultrapassou os três rivais na tabela. O próximo jogo será um duelo direto contra o São Joseense, às 15h de sábado, em São José dos Pinhais (PR).

Thiago Henrique é a novidade

Apesar da confirmação dos desfalques de Guilherme Beléa e Rafael Costa, lesionados, Rogério Zimmermann contou com Patrick, que era dúvida. O camisa 10 atuou com uma proteção no joelho direito, onde sentiu dores na vitória sobre o Caxias. Mas a grande surpresa foi a entrada do garoto Thiago Henrique, cria da já extinta base do clube. Estreando na temporada, o jovem de 21 anos vestiu a camisa 2, na lateral-direita, pois Tony cumpriu suspensão.

Do outro lado, para a vaga do também suspenso Mário Henrique, Lailson foi o substituto natural. Por escolha da comissão técnica, Wellington ganhou o espaço de Branquinho, e isso fez Márcio Jonatan ser deslocado para a esquerda da linha de meias dos 4-2-3-1. No comando do ataque, Da Silva voltou a iniciar como titulares após quase dois meses.

Vale lembrar: Zimmermann não esteve à beira do campo, cumprindo sanção por acúmulo de cartões amarelos. Gustavo Papa ficou na área técnica, em contato com RZ.

Da Silva, Wellington e Patrick

Os dribles de Wellington, os pivôs de Da Silva e as movimentações de Patrick foram os trunfos do Xavante em um primeiro tempo de ampla superioridade. Até o intervalo, Marcelo Pitol só precisou trabalhar uma vez, quando espalmou um chute sem tanta força de Kevyn, logo depois do gol do Brasil.

Já aos dois minutos, uma cabeçada de Patrick após escanteio fez Lucas Maticoli realizar a primeira defesa importante. Márcio Jonatan, em uma conclusão do lado externo da rede, também levou perigo. Com o Rubro-Negro tendo bem mais volume de jogo, a abertura do placar parecia questão de tempo.

O gol acabou saindo no 34º minuto, com participação direta dos três jogadores citados como destaques. Da Silva recebeu de costas, girou sobre a marcação e lançou Wellington em espaço vazio. Pela direita, o camisa 11 voltou a atormentar Itaqui, lateral-direito do Novo Hamburgo. Ele driblou e rolou para Patrick, que girou na área e tocou de perna esquerda para fazer 1 a 0. Era a vantagem que o Xavante precisava para se tranquilizar.

Adversário cresce, e Brasil segura

A condição física pareceu pesar contra o Rubro-Negro conforme o tempo passava. Se a etapa inicial foi de domínio total, depois do intervalo o cenário mudou. É verdade que o Brasil gerou a chance mais clara da segunda metade, quando Márcio Jonatan recebeu de Chicão e acertou a trave direita de Lucas Maticoli, aos 20 minutos. Mas o Noia conseguiu chegar mais ao terço final do campo.

Duas finalizações de Luiz Meneses, ex-volante do Xavante que é atacante no NH, e duas tentativas de Itaqui, de fora da área, foram as melhores ocasiões dos visitantes. A equipe de Edinho Rosa ensaiou uma pressão, e Gustavo Papa quase encerrou a partida tendo realizado só uma alteração. Nos minutos finais, ele colocou Denis Germano, que não estava 100%, e Branquinho.

Papa: “O pessoal está entendendo o processo”

A suspensão também tirou Rogério Zimmermann da entrevista coletiva pós-jogo. Assim, Gustavo Papa atendeu a imprensa. O auxiliar técnico elogiou a performance da equipe, destacando as oportunidades geradas durante o primeiro tempo.

“Claro que tu quer sempre alinhar o desempenho com o resultado. A meu ver, a gente vinha fazendo bons jogos, com enfrentamentos muito bons ainda no primeiro turno, mas o resultado acabava não chegando. Hoje vejo a equipe melhorando o desempenho e conquistando os resultados”, disse Papa.

“O pessoal tá entendendo o processo, todo mundo sabe exatamente o que tem que fazer dentro de campo, e hoje conseguimos alinhar esse desempenho com o resultado”, complementou, antes de explicar que a escolha de Thiago Henrique na lateral-direita foi fruto dos treinamentos desde a pré-temporada. Papa também elogiou Wellington e Da Silva.

Primeiro tempo

2’: Patrick aproveita sobra de escanteio e cabeceia por cobertura. Lucas Maticoli dá um tapa e evita o gol.
8’: Da Silva aperta a saída do NH e consegue desarme. A bola se oferece a Patrick, que acha Márcio Jonatan. O chute do camisa 7 vai no lado de fora da rede.
12’: Wellington arrisca de fora da área. A bola desvia e Maticoli defende.
17’: Patrick recebe de Wellington e chuta de longe, mandando perto da trave direita.
24’: Wellington dribla Itaqui e cruza. Na segunda trave, Márcio Jonatan chega um instante atrasado e quase marca.
29’: Patrick toca para Márcio Jonatan, que ajeita para perna esquerda e finaliza à esquerda da trave.
34’: GOL DO BRASIL. Da Silva domina de costas e lança grande passe para Wellington. O extrema vai à linha de fundo, dribla Itaqui e rola para Patrick, que gira e, de canhota, abre o placar: 1 a 0.
35’: Kevyn arrisca de fora da área. No meio do gol, Pitol bate roupa, mas defende.

Segundo tempo

7': Wellington levanta na área e Patrick cabeceia por cima.
10': Luiz Meneses completa para gol após falta cobrada na área, mas havia impedimento de Marcão, que ajeitou a bola.
12': Luiz Meneses aproveita falha de João Marcus em rebatida e chuta na pequena área para defesa de Pitol.
18': De longe, Itaqui bate com efeito e quase faz um golaço.
20': Chicao ajeita e Márcio Jonatan acerta o pé da trave direita com chute de canhota, da meia-lua.
32': Luiz Meneses bate colocado, buscando o ângulo, mas manda para fora.
42': Itaqui solta uma bomba em cobrança de falta e Pitol espalma.

Ficha técnica

Brasil (1): Marcelo Pitol; Thiago Henrique (Denis Germano – 41’ 2T), João Marcus, Rafael Dumas e Lailson; Amaral, Chicão; Wellington, Patrick (Rafael Pernão – 14’ 2T) e Márcio Jonatan; Da Silva (Branquinho – 41’ 2T). Técnico: Rogério Zimmermann.

Novo Hamburgo (0): Lucas Maticoli; Barbieri, Régis, Marcão e Itaqui; Zé Vitor (Charopem – 25’ 2T), Fraga e Garré (Furlan – 25’ 2T); PH (Ferri – 25’ 2T), Kevyn (Alan – 37’ 2T) e Luiz Meneses (Luiz Fernando – 37’ 2T). Técnico: Edinho Rosa.

Gol: Patrick, aos 34’ 1T.

Cartões amarelos: Amaral, Chicão e Marcelo Pitol (B); PH, Zé Vitor, Garré, Marcão, Itaqui e Ferri (NH).

Árbitro: Jackson Ribeiro Sobrinho (SE).

Local: Bento Freitas.

Série D
12ª rodada
Grupo A8

Sábado
Caxias 3 x 1 Aimoré
Hercílio Luz 3 x 0 São Joseense

Domingo
Concórdia 1 x 1 Camboriú
Brasil 1 x 0 Novo Hamburgo

13ª rodada

Sábado (15)
15h
| São Joseense x Brasil

Domingo (16)
15h
| Concórdia x Caxias
16h | Novo Hamburgo x Hercílio Luz
Aimoré x Camboriú

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas empata por 0 a 0 com o Inter-SM e sai do G-4 a uma partida do fim da primeira fase Anterior

Pelotas empata por 0 a 0 com o Inter-SM e sai do G-4 a uma partida do fim da primeira fase

Futsal: Malgi goleia em Santa Cruz pelo Gauchão Feminino Próximo

Futsal: Malgi goleia em Santa Cruz pelo Gauchão Feminino

Deixe seu comentário