Divisão de Acesso 2023

Com gols de Jacone e Tony Junior, Pelotas vence o Guarany de Bagé por 2 a 1

Vitória na Boca do Lobo consolida o Áureo-Cerúleo no grupo dos classificados do grupo B da Série A-2

Foto: Italo Santos - Especial - Jogadores comemorando o primeiro gol após excelente primeiro tempo da equipe de Wiliam Campos

O Esporte Clube Pelotas fez o dever de casa e deu um passo importantíssimo para garantir uma vaga nas quartas de final da Divisão de Acesso. Na manhã deste domingo (25), o Lobo venceu o Guarany de Bagé por 2 a 1, após excelente primeiro tempo, e se consolidou no G-4 do grupo B. Os gols do Áureo-Cerúleo foram marcados por Jacone e Tony Junior, ambos na etapa inicial. Marcos Paulo fez o do Índio.

Os resultados da chave no sábado ajudaram, e só restava o Pelotas fazer a parte dele em campo para a 11ª rodada ser perfeita. Com a vitória, o Lobo subiu para 16 pontos e se manteve em quarto lugar, com três pontos de vantagem sobre o São Gabriel, atual quinto colocado. Inter-SM e Bagé também estão com 13, mas perdem para o Sanga nos critérios de desempate.

O próximo jogo será contra o Jalde-Negro, no estádio Pedra Moura, em mais um confronto direto. O duelo está marcado para as 15h de domingo. Antes, porém, o Pelotas estreia no Troféu Rei Pelé, a edição 2023 da Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O Lobo atua em casa às 15h de quarta-feira, diante do Novo Hamburgo.

Melhor primeiro tempo do ano

Os primeiros 45 minutos do Pelotas contra o Guarany de Bagé podem ser considerados os melhores da equipe até o momento na temporada. A equipe de Wiliam Campos iniciou o jogo atuando no tradicional 4-2-3-1 com Escobar e Germano de volantes, Tony Junior pela direita, Elias na esquerda, Vitor Júnior na meia e Robério de centroavante.

O Lobo iniciou o jogo com posse de bola, buscando abrir espaços contra um Guarany retraído, mas que ao mesmo tempo não ameaçava nem em contra-ataque. Com controle total do jogo, faltava apenas melhorar as criações das jogadas. O Áureo-Cerúleo levava grande vantagem pelo lado direito de ataque, até em função do Alvirrubro ter improvisado Jeferson como lateral-esquerdo. Machucado, o titular Otávio não atuou.

No um contra um, Tony Junior levou vantagem em duas oportunidades, mas faltou capricho na hora do passe. No primeiro lance, o extrema cruzou rasteiro e a zaga afastou. Na sequência, ele cruzou por cima, mas errado. A superioridade em campo se traduziu no placar aos 29 minutos. Tony Junior cobrou escanteio do lado esquerdo, Jacone se antecipou na primeira trave e, de cabeça, mandou para o fundo do gol: 1 a 0.

Mesmo superior em campo, em um das raras falhas do primeiro tempo o Lobo sofreu o gol de empate. Aos 37 minutos, em uma jogada armada por dois ex-jogadores do Pelotas, Douglas invadiu a área em velocidade, deixou Jacone para trás e cruzou rasteiro para Marcos Paulo, mesmo desequilibrado, tocar para o gol: 1 a 1.

Mesmo com o gol sofrido, o Pelotas não se abateu e voltou a dominar as ações, mesmo sem levar tanto perigo à meta adversária. Aos 47 minutos, Elias fez um cruzamento na medida, da direita, e Tony Junior, sem sair do chão, mandou de cabeça, sem chances para o goleiro Rodrigo: 2 a 1.

Mudança de postura

Se no primeiro tempo o Pelotas foi o dono das ações, com mais posse de bola, buscando o ataque a todo momento, a etapa final começou com um Lobo mais reativo. Logo no minuto inicial, Xaro evitou o empate. Jacsson e Heverton se atrapalharam. A bola ficou para Marcos Paulo, livre, com o gol aberto, mas o atacante chutou fraco e Xaro afastou em cima da linha.

Não demorou muito e Wiliam Campos colocou sangue novo no ataque. Entraram Thalles e Luan e saíram Robério e Elias. O cenário do jogo não mudou e Jacsson precisou salvar o Pelotas em chute de Giovani, que o goleiro áureo-cerúleo espalmou para escanteio. O treinador ainda trocou Vitor Júnior por Cristian, Xaro por Jeder e Tony Junior por Ruan, reforçando a marcação.

Em geral, a etapa final foi truncada, com várias paralisações para atendimento. Apesar das tentativas do time de Bagé, o Lobo souber segurar a pressão até o apito final e confirmar uma importante vitória para se consolidar de vez na zona de classificação do grupo B.

Primeiro tempo

4’: Vitor Júnior deixa dois marcadores para trás, arrisca de fora da área, mas a bola sobe muito.

9’: Dionas Bruno cobra falta de longe, mas pega muito fraco na bola. O atacante sentiu na hora do chute e precisou deixar o jogo.

15’: Elias tenta de muito de longe e bola passa sai pela linha de fundo.

17’: Tony Junior arrisca da entrada da área, mas a bola sai por cima.

29’: GOL DO PELOTAS. Cobrança de escanteio da esquerda de Tony Junior, Jacone  antecipa na primeira trave e desvia de cabeça para o fundo do gol.

37’: Jorginho arrisca de fora da área e a bola passa perto do gol de Jacsson.

41’: GOL DO GUARANY. Douglas invade a área, deixa Jacone para trás e cruza rasteiro para Marcos Paulo tocar para o fundo do gol: 1 a 1.

47’: GOL DO PELOTAS. Elias cruza da direita e Tony Junior manda de cabeça, sem sair do chão, 2 a 1.

Segundo tempo

1’: A bola sobra para Marcos Paulo com o gol aberto. O atacante chuta fraco e Xaro aparece para salvar na linha.

5’: Lessa cobra falta e a bola bate na barreira.

20’: Giovani arranca em velocidade, manda uma bomba na entrada da área e Jacsson espalma para escanteio.

34’: Giovani chuta fraco e Jacsson defende.

41’: Lessa cobra falta e a bola passa perto.

49': Em contra-ataque, Germano entra na área em velocidade, mas chuta mal

Ficha técnica

Pelotas (2): Jacsson; Jacone, Rubén Monges, Heverton e Xaro (Jeder – 39’ 2T); Escobar, Germano; Tony Junior (Ruan 39’ 2T), Vitor Júnior (Cristian – 25’ 2T) e Elias (Luan – 12’ 2T); Robério (Thalles – 12’ 2T). Técnico: Wiliam Campos.

Guarany de Bagé (1): Rodrigo; Lessa, Hugo, Saulo e Jeferson; André Oliveira (Léo Santos – intervalo), Allan Christian; Dionas Bruno (Robinho – 10’ 1T), Jorginho (Leomir – 14’ 2T) e Douglas (Giovani – 14’ 2T); Marcos Paulo (Lucas Silva – 28’ 2T). Técnico: Alessandro Telles

Gols: Jacone, aos 29’ 1T, e Tony Junior, aos 47’ 1T (P); Marcos Paulo, aos 41’ 1T (G).

Cartões amarelos: Allan Christian, Lessa, Rodrigo (G); Tony Junior, Vitor Júnior (P).

Árbitro: Marcello Neto.

Local: Boca do Lobo

Divisão de Acesso

11ª rodada

Grupo A

Domingo

15h | Passo Fundo x União Frederiquense

Veranópolis x Gaúcho

15h30min | Tupi x Monsoon

Glória x Brasil-FAR

Grupo B

Sábado

Bagé 1 x 0 São Gabriel

Santa Cruz 4 x 0 Guarani-VA

Lajeadense 1 x 0 Inter-SM

Domingo

Pelotas 2 x 1 Guarany de Bagé

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja como foi: Pelotas 2 x 1 Guarany de Bagé Anterior

Veja como foi: Pelotas 2 x 1 Guarany de Bagé

Aimoré 1 x 1 Brasil: veja como foi Próximo

Aimoré 1 x 1 Brasil: veja como foi

Deixe seu comentário