Xavante de olho

Com nomes conhecidos do futebol pelotense, Guarany inicia a pré-temporada

Vindo do segundo acesso nos últimos três anos, Índio de Bagé busca a permanência com elenco que mescla jovens e nomes experientes

Foto: Marcel Rascado - Especial - Jogadores foram apresentados no gramado do estádio do Alvirrubro

Com exceção da dupla Gre-Nal e do Juventude, que encerraram recentemente suas temporadas, o Guarany foi a última equipe entre as outras nove a iniciar a pré-temporada para o Gauchão. Ontem os trabalhos começaram oficialmente no estádio Estrela D’Alva. O Índio de Bagé está de volta após uma temporada fora da elite estadual.

O Guarany subiu em 2021, mas caiu logo no Gauchão seguinte com apenas uma vitória. Para não repetir o mesmo roteiro, a direção montou um time quase todo novo, mantendo poucos nomes que disputaram a Divisão de Acesso deste ano. Entre os remanescentes estão o goleiro Rodrigo Mama, o lateral Lessa, os zagueiros Hugo e Saulo, o volante Allan Christian e o atacante Jorginho.

O elenco do Guarany hoje conta com 28 nomes, com uma mescla entre jovens e experientes jogadores. A média de idade do grupo no momento é de 26,5 anos. Presidente do Guarany, Heráclito Moreira, conhecido como Tato, explicou como foi pensada a montagem do grupo para 2024. O mandatário alvirrubro afirmou que é necessário trazer jogadores com as características da competição que o clube irá disputar, neste caso o Campeonato Gaúcho.

“O perfil dos jogadores é o perfil da competição. Cada competição que se apresenta para o Guarany jogar, o Guarany procura montar um grupo dentro da sua realidade financeira com perfil da competição. Agora é um perfil de primeira divisão, mesmo a gente mantendo alguns jogadores que jogaram a Divisão de Acesso a gente fez essa modificação estratégica”, disse.

Nomes conhecidos

O elenco do Guarany para 2024 terá vários nomes conhecidos do futebol pelotense, começando pelo treinador. Depois de comandar o Lobo em parte da Divisão de Acesso e no Troféu Rei Pelé, Wiliam Campos acertou com o time de Bagé para o Estadual. Outros nomes ex-Pelotas que fecharam com o Índio foram os laterais Léo e Igor Bosel, o volante David Cunha e o atacante Tony Junior, artilheiro áureo-cerúleo em 2023.

Os zagueiros Saulo e Micael e o centroavante João Pedro também já atuaram na Boca do Lobo, mas na temporada passada. Já o extrema Wilson Júnior e o experiente centroavante Michel tiveram passagens pelo Xavante. Com início de carreira promissor na Chapecoense, o meia Vini Locatelli, de 25 anos, foi uma das principais contratações do Guarany de Bagé para a nova temporada.

Pré-temporada mais curta

Em relação ao Brasil, o Guarany terá 20 dias de pré-temporada a menos. A grande maioria das equipes iniciaram os treinamentos no começo de dezembro. Com menos dias que os adversários, Tato destaca que o tempo de treino para o Gauchão foi estabelecido pela direção do Índio em base no conhecimento que tiveram em outras temporadas.

“Por experiência própria. Nós temos um cronograma do clube, que tem os dias das temporadas estabelecidas e por experiência de outras temporadas a gente acha que em torno de 35 a 40 dias está mais do que bom”, contou o presidente.

A estreia do Guarany será diante do Ypiranga, em Bagé, dia 20 ou 21 de janeiro. Contra o Brasil o confronto será no Bento Freitas, na sétima rodada. Porém, antes, as equipes se enfrentarão em dois amistosos. No dia 28 de dezembro em Pelotas e no dia 6 de janeiro em Bagé.

Foco em não cair

Como toda equipe que recém subiu, o foco principal é não cair, algo que o Guarany não conseguiu evitar no ano passado. Tato ressalta que primeiro é pensar em permanecer na primeira divisão e depois tentar uma inédita vaga em competição nacional.

“O nosso princípio básico é não cair. Trabalhamos no Gauchão de 2022 e tivemos insucesso. A gente sabe onde não tem que errar ou minimizar o erro. Nosso objetivo é se manter e no segundo momento conseguir alguma coisa de competição nacional, que para nós seria histórico”, completou o dirigente alvirrubro.

Datas de início de pré-temporada

Brasil: 21 de novembro
Novo Hamburgo: 27 de novembro
Ypiranga: 27 de novembro
Avenida: 1º de dezembro
São Luiz: 1º de dezembro
Santa Cruz: 1º de dezembro
São José: 4 de dezembro
Caxias: 4 de dezembro
Guarany: 11 de dezembro
Juventude: 3 de janeiro
Internacional: 6 de janeiro
Grêmio: 8 de janeiro

Elenco

Goleiro
Rodrigo Mama, 40 anos
Gustavo Silva, 34
João Vitor, 21
Eliezer, 17

Laterais-direitos
Igor Bosel, 31
Léo, 30
Lessa, 24
Lucas Kawan, 17

Laterais-esquerdos
Gustavo Nogy, 28
João Gabriel, 23
Bruno Sandin, 18

Zagueiros
Hugo, 28
Micael, 37
Saulo, 27

Volantes
Allan Christian, 29
Arêz, 29
David, 28
Murilo, 27
Vitor Oliveira, 25

Meias
Giovanni, 27
Vini Locatelli, 25

Atacantes
João Pedro, 23
Mateuzinho, 30
Michel, 34
Tony Junior, 29
Wilson Júnior, 32
Jorginho, 29

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Contra-ataque após roubar a bola”, menciona JP Bardales Anterior

“Contra-ataque após roubar a bola”, menciona JP Bardales

De olho em novo jogo-treino, Brasil volta a treinar com bola Próximo

De olho em novo jogo-treino, Brasil volta a treinar com bola

Deixe seu comentário