No gelo

Com representante rio-grandino, começam os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

Eduardo Strapasson, 16, mora em Pelotas e é atleta de skeleton; cerimônia de abertura aconteceu nesta sexta, e disputas da modalidade serão no dia 23 na Coreia do Sul

Foto: Arquivo pessoal - Ao lado do pai, Emílio, jovem está na província de Gangwon, e fez o décimo melhor tempo da modalidade nos primeiros treinos em solo coreano

Começaram oficialmente durante a madrugada brasileira desta sexta-feira (19) os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, na província de Gangwon, na Coreia do Sul. Como já noticiou o DP, o rio-grandino Eduardo Strapasson, 16 anos, que mora em Pelotas, foi convocado para representar o País no skeleton.

Ao lado do pai, Emílio, que é ex-presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), o jovem esteve na cerimônia de abertura do evento. Os porta-bandeiras da delegação do Brasil, composta por 17 atletas e maior da história do País na competição, foram Alice Padilha, do esqui alpino, e Luiz Silva, do bobsled.

Há mais de uma semana na Ásia, Eduardo já está treinando na pista de dois quilômetros e 17 curvas do Sliding Centre, na cidade de PyeongChang. O rio-grandino alcançou o tempo de 1min0seg95, décimo melhor até então. Detentor do recorde brasileiro no skeleton, ele superou na Coreia do Sul as marcas de atletas da Eslováquia, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos, Sérvia e Colômbia, por exemplo.

O tempo de Eduardo foi 2seg87 mais rápido que o de Cauê Miota, outro representante brasileiro no skeleton nestas Olimpíadas de Inverno da Juventude. Por isso, há uma expectativa de que ele possa chegar ao top-8 no fim dos Jogos. As disputas de medalha da modalidade estão marcadas para começar na terça-feira (23), a partir das 5h30min (de Brasília).

Eduardo já está treinando na pista de dois quilômetros e 17 curvas do Sliding Centre, na cidade de PyeongChang. Ele alcançou o tempo de 1min0seg95. Foto: Marina Ziehe - COB


O skeleton

Na modalidade, o atleta se lança em um trenó (composto por metal e plástico, com peso de 43 quilos para homens) e desce a pista de cabeça em busca do menor tempo. Os equipamentos necessários são um capacete de fibra de vidro, uma sapatilha com mini-agulhas na sola para dar tração durante a largada e um speed suit, espécie de macacão cujo tecido é feito para evitar atrito.

Assim como o bobsled, a origem do esporte remonta ao século 19, com a popularização dos trenós como meio de transporte em montanhas. Alemanha, Áustria, Suíça, Reino Unido e Canadá são alguns dos países que se destacam nas principais competições internacionais.

Relembre

A trajetória da família Strapasson no skeleton foi pauta de matéria publicada pelo Jornal em 28 de dezembro. Leia no site.

Transmissão

Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024 têm transmissão da Cazé TV no YouTube e do site oficial das Olimpíadas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sem um centroavante típico no elenco do Brasil, Jhonas e Maurício ganham espaço Anterior

Sem um centroavante típico no elenco do Brasil, Jhonas e Maurício ganham espaço

Inaugurada, nova sala de imprensa do Bento Freitas homenageia Sérgio Cabral Próximo

Inaugurada, nova sala de imprensa do Bento Freitas homenageia Sérgio Cabral

Deixe seu comentário