2024

Com treino aberto, elenco do Brasil se apresenta e inicia pré-temporada

Dezenas de xavantes acompanharam a atividade de abertura da preparação para o Gauchão; dos 21 jogadores anunciados, 19 estiveram presentes

Foto: Carlos Queiroz - DP - Apenas os zagueiros Bruno Reis e Zé Pedro, entre os anunciados, ainda não chegaram à Baixada

No Bento Freitas já se vive 2024. Com 19 jogadores dos 21 anunciados até agora, o elenco do Brasil fez durante a tarde desta terça-feira (21) o primeiro treino da pré-temporada. A atividade foi aberta ao público, e dezenas de rubro-negros marcaram presença. Ainda sem os zagueiros Bruno Reis e Zé Pedro, que chegarão nos próximos dias, o grupo trabalhou sob comando do técnico Fabiano Daitx, do auxiliar Gabriel Dutra e do preparador físico Lincoln Bender.

> Time jogará mais em casa do que fora no Estadual.

O Xavante é o primeiro time da elite do Gauchão do próximo ano a abrir a preparação. Chama atenção a baixa média de idade dos contratados por enquanto: 23,4 anos. Apenas o meia Dionatan Machado, o Tinga, já passou dos 30 (tem 31). Ao longo da pré-temporada, o plantel deve ser complementado por mais alguns nomes – “três ou quatro mais cascudos, para acrescentar estabilidade”, como resumiu o vice-presidente de futebol, Emerson Novelini.

“Todos que estão aqui estão engajados no processo, quiseram vir pra cá. São jogadores em busca de uma oportunidade, de uma retomada. É um elenco jovem, forte, comprometido. A gente está bem esperançoso com o trabalho do professor começando um pouco mais cedo, pra dar mais condições e mais tempo pra ter uma preparação física melhor pra começar bem no Gauchão”, disse o dirigente.

Dezenas de rubro-negros foram ao Bento Freitas para recepcionar o novo elenco. Foto: Carlos Queiroz - DP

Perfil, idade e investimentos

Sobre a quantidade de garotos, Novelini relaciona o assunto às características de Daitx e à sequência de partidas no início do Estadual. “Outra coisa que a gente levou muito em consideração pra contratar jogadores mais jovens e de um tipo físico mais forte é que no Gauchão desse ano [2024], por conta das datas da federação, as primeiras nove rodadas serão domingo e quarta”, argumentou.

Conforme o vice de futebol, a prospecção de atletas no mercado também incluiu muitas conversas. “Todo mundo que está aqui foi muito bem avaliado, muito bem recomendado”, disse. Conversas com profissionais da área ajudaram nesse processo, que ainda não acabou – segundo o próprio Novelini, trata-se de um estágio inicial e a direção seguirá atenta a negócios “de ocasião”. Para o dirigente, “juventude, disposição, força e tempo de treino” serão cruciais.

Com o discurso de tentar via Gauchão a garantia de vagas na Copa do Brasil e na Série D de 2025, o Brasil tem cerca de R$ 140 mil já investidos nos 21 nomes oficializados. “A folha salarial vai ser um pouco menor que a do ano passado. […] Não é só a folha. Recolhe impostos, os jogadores precisam de alimentação, moradia, tem viagem, concentração, exame médico. A folha acaba sendo um dos problemas, mas o custo em torno dessa folha é um pouco maior”, falou Novelini.

Fabiano Daitx comandou atividade em campo reduzido. Foto: Carlos Queiroz - DP

Em breve, Arena Marini

Segundo o vice-presidente financeiro do Xavante, Vilmar Xavier, os treinos do elenco serão no Bento Freitas até o fim deste mês. De dezembro em diante, Fabiano Daitx passará a comandar as atividades na Arena Marini, na BR-392, local que tem longo histórico de parceria com o clube.

Elenco

Goleiros: Gabriel Oliveira (28 anos), Thierry Trindade (24) e João Lucas (19)
Lateral-direito: Danilo Guimarães (26)
Lateral-esquerdo: Matheus Marques (21)
Zagueiros: Bruno Reis (25), Zé Pedro (23), Adriel Shultz (22) e Jeder (21)
Volantes: Jeferson Lopes (27), Anderson Recife (26), Herisson (21), Yander (20), Maicky (22) e Pedro Santos (26)
Meias: Tinga (31) e Jhonas Henrique (20)
Atacantes: JP Bardales (24), Vini Charopem (25), Matheus Robinho (21) e Nycollas Queiroz (20)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Paulo Porto comemora retorno: Anterior

Paulo Porto comemora retorno: "Pelotas era um clube que eu tinha vontade de voltar"

Xavante jogará mais em casa do que fora no Gauchão 2024 Próximo

Xavante jogará mais em casa do que fora no Gauchão 2024

Deixe seu comentário