Divisão de Acesso 2023

Em casa, Pelotas perde por 3 a 1 para o Lajeadense e deixa o G-4 do grupo B

Lobo sai atrás e busca empate, mas toma dois gols no segundo tempo. Time pode cair para o sexto lugar, a cinco rodadas do fim da primeira fase

Foto: Carlos Queiroz - DP - Áureo-Cerúleo volta a jogar diante do São Gabriel, fora de casa, no próximo domingo

O Pelotas perdeu por 3 a 1 para o Lajeadense, neste sábado (10), na Boca do Lobo, e agora se vê em situação complicada dentro do grupo B da Divisão de Acesso. Era um confronto direto e, com a derrota, o Áureo-Cerúleo deixa a zona de classificação às quartas de final ao ser ultrapassado pelo adversário.

Com 12 pontos, o time do técnico Wiliam Campos está momentaneamente em quinto lugar, podendo terminar a nona rodada até em sexto. Faltam mais cinco partidas para o Azul e Ouro nesta primeira fase da Série A-2. A próxima delas está marcada para domingo que vem, às 15h30min, contra o São Gabriel, fora de casa. Depois, os rivais serão Guarany de Bagé (em casa), Bagé (fora), Inter-SM (fora) e Santa Cruz (em casa).

Durante a fria e chuvosa tarde na Avenida, o Pelotas viu Ramon colocar a equipe do Vale do Taquari em vantagem logo aos seis minutos. Ainda no primeiro tempo, Thalles, de pênalti, empatou. Mas após o intervalo, Edson e de novo Ramon construíram o placar favorável aos visitantes, que chegam a 14 pontos e entram no G-4.

Escalação

Wiliam Campos contou com os retornos do zagueiro Rogério, recuperado de lesão, e do volante Escobar, que estava suspenso contra o Guarani-VA. Rubén Monges não ficou nem no banco, assim como Robério. Com Walter entre os reservas, o escolhido para atuar no comando do ataque foi Thalles, modificando a característica do homem mais avançado do time.

A plataforma tática voltou a ser o 4-2-3-1. Germano jogou como meia centralizado, com Luan Henrique e Roger Bastos nas extremas. Cristian ganhou espaço em definitivo na equipe titular.

Gols e chances para os dois lados

Os 45 minutos iniciais foram movimentados na Boca do Lobo. Os dois times buscaram o ataque a todo momento. Na primeira oportunidade clara, os visitantes fizeram o gol. Ramon foi lançado às costas de Rogério, ajeitou e mandou sem chances para Jacsson, abrindo o placar aos nove minutos.

A resposta do Pelotas surgiu aos 24, em um dos lances mais forçados pelo time de Wiliam Campos: a bola longa na paralela pela esquerda, de Xaro para Roger Bastos. Mas antes, aos 18, o volante Sampson, do Lajeadense, desperdiçou chance inacreditável. Em contragolpe, ele avançou sozinho do campo de defesa e, cara a cara com Jacsson, errou um passe simples para o lado. Pouco depois, a equipe de Lajeado acabou castigada por um pênalti de Pedro Miritz em Roger Bastos.

Aos 25 minutos, Thalles converteu a cobrança, deslocando Theo. O goleiro pulou para a esquerda e a bola entrou do lado direito: 1 a 1. Antes do intervalo, Léo e Germano levaram certo perigo a favor do Lobo. Para o Lajeadense, os laterais Camargo e Alan Bald tentaram. Após um jogo intenso sob chuva fina, veio o intervalo.

Choque de realidade depois do intervalo

Para a metade final, Wiliam Campos trocou Luan Henrique por Tony Júnior na função de ponta direita. Com cartão amarelo, Escobar saiu para a entrada de Jacone. Fato é que a equipe de Lajeado foi dominante ao longo da segunda etapa e, sem sofrer, conseguiu a vitória. Aos nove minutos, Douglas cruzou e Edson desviou para as redes, às costas de Xaro: 2 a 1.

A melhor ocasião áureo-cerúlea surgiu logo depois, quando Tony Júnior chutou perto da trave após cobrança de arremesso lateral na área. Enquanto sofria para criar, o Pelotas via o adversário ameaçar em contragolpes. Aos 12, Marquinhos quase ampliou ao concluir na saída de Jacsson. Depois, aos 26, Elias, que havia entrado para estrear pelo Lobo, vacilou feio. Na entrada da área, ele se atrapalhou ao tentar um domínio e meteu o braço na bola. Pênalti que Ramon bateu com força e precisão para fazer 3 a 1.

O Lajeadense ainda botou bola na trave, com Marquinhos. No lance seguinte, o atacante Edson deixou o time visitante com dez jogadores ao tomar o segundo cartão amarelo em contra-ataque puxado por Tony Júnior. O Pelotas ainda tentava descontar para voltar à partida, já com outro estreante, Vitor Júnior, em campo. De fora da área, Cristian quase marcou um golaço. Léo, de cabeça, perdeu chance clara.

Aos 42, o time de Wiliam Campos até conseguiu descontar. Mas Xaro foi flagrado em condição de impedimento pelo auxiliar e o gol de Ruan, de cabeça após cruzamento do camisa 6, não valeu. Com um a mais nos minutos, o Lobo pressionou sem sucesso e deixou o gramado da Boca sob muitas vaias. Preocupado, o torcedor vê crescer a possibilidade do que seria uma inédita eliminação precoce na segunda divisão gaúcha.

Primeiro tempo
4’: Luan Henrique pega sobra de chute de Léo, bloqueado, e arremata para fora.
5’: Ramon se antecipa e sai na cara de Jacsson, mas Heverton dá carrinho perfeito na hora H e evita a finalização.
9’: GOL DO LAJEADENSE. Ramon recebe em profundidade, às costas de Rogério, domina, ajeita e bate colocado, de fora da área. Jacsson se estica mas não consegue alcançar: 1 a 0.
17’: Luan Henrique entra na área pela direita e ajeita para Germano, que deixa passar. Cristian bate com desvio, por cima do gol.
18’: Inacreditável! Em contra-ataque, Sampson dá um tapa na frente e deixa toda a zaga do Pelotas para trás. Completamente livre na cara de Jacsson, ele manda um passe errado para o lado ao tentar assistência ao companheiro que chegava sozinho.
21’: Ramon recebe na risca da grande área e finaliza buscando o canto direito de Jacsson. Para fora.
24’: PÊNALTI PARA O PELOTAS. Xaro lança Roger Bastos pela esquerda. O camisa 11 dá um tapa na frente e é derrubado por Pedro Miritz. Árbitro Dakimalo Gomes aponta para a marca da cal.
25’: GOL DO PELOTAS! Thalles cobra o pênalti com categoria, no canto direito de Theo, que salta para o lado oposto. Tudo igual: 1 a 1.
31’: Léo recebe na área e chega batendo. Bola passa com perigo à direita do goleiro.
34’: Thalles ajeita para Germano, que chuta sem muita força e Theo pega firme.
41’: Alan Bald recebe e chuta de frente para o gol. A bola desvia em Rogério e sai.
43’: Alan Bald faz jogada individual pela esquerda e acha Camargo, o outro lateral, em diagonal. O camisa 2 erra no domínio e quase desempata.
49’: Clemente surpreende ao cobrar falta direto para o gol e Jacsson espalma.

Segundo tempo
9’: GOL DO LAJEADENSE. Douglas cruza na segunda trave e, sem muito ângulo, Edson estica a perna para recolocar o time visitante à frente do placar: 2 a 1.
10’: Resposta imediata do Pelotas: Tony Júnior domina dentro da área e bate de canhota. A bola passa muito perto.
12’: Em contra-ataque, Marquinhos recebe de Ramon e chuta na saída de Jacsson. A bola desvia no goleiro, sobe e não entra.
23’: Ruan toca para Thalles, mas o zagueiro Pedro Miritz protege e evita que o atacante do Pelotas desvie para o gol dentro da área.
26’: PÊNALTI PARA O LAJEADENSE. Elias se atrapalha todo ao tentar dominar bola afastada em escanteio e ajeita com o braço.
27’: GOL DO LAJEADENSE. Ramon cobra o pênalti com muita precisão e força. Jacsson acerta o lado ao pular para o canto direito, mas não evita o gol. Bola toca no travessão e entra: 3 a 1.
36’: Marquinhos domina na área e chuta com desvio. A bola carimba a trave direita de Jacsson.
37’: CARTÃO VERMELHO. Edson derruba Tony Júnior em contra-ataque e toma o segundo amarelo.
38’: Cristian arrisca de muito longe e quase faz um golaço.
39’: Cristian cruza fechado e Léo, livre, cabeceia por cima do travessão.
44’: Gol anulado. Xaro recebe na esquerda e cruza para Ruan marcar de cabeça. Auxiliar indica impedimento do lateral e invalida o lance.

Ficha técnica

Pelotas (1): Jacsson; Léo, Rogério (Elias – 17’ 2T), Heverton e Xaro; Escobar (Jacone - intervalo), Cristian; Luan Henrique (Tony Júnior - intervalo), Germano (Vitor Júnior – 31’ 2T) e Roger Bastos (Ruan – 17’ 2T); Thalles. Técnico: Wiliam Campos.

Lajeadense (3): Theo; Camargo, Clemente, Pedro Miritz e Alan Bald; Sampson, Marquinhos (Deivid – 38’ 2T), Júlio César, Douglas (Rodolfo – 20’ 2T), Edson e Ramon (Kevin – 30’ 2T). Técnico: Alexandre Bindé (Serginho Almeida cumpriu suspensão).

Gols: Thalles, aos 25’ 1T (P); Ramon, aos 9’ 1T, e aos 27’ 2T, e Edson, aos 9’ 2T (L).

Cartões amarelos: Escobar, Germano, Vitor Júnior e Xaro (P); Camargo, Ramon, Alan Bald, Edson e Theo (L).

Cartão vermelho: Edson (L).

Árbitro: Dakimalo Gomes.

Local: Boca do Lobo.

Divisão de Acesso
9ª rodada

Grupo A

Sábado
Passo Fundo 2 x 1 Brasil-FAR

Domingo
11h
| Veranópolis x Glória
15h30min | Tupi x Gaúcho
16h | União-FW x Monsoon

Grupo B

Sábado
Pelotas 1 x 3 Lajeadense
19h | São Gabriel x Guarani-VA

Domingo
15h
| Santa Cruz x Guarany de Bagé
Bagé x Inter-SM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas 1 x 3 Lajeadense: veja como foi Anterior

Pelotas 1 x 3 Lajeadense: veja como foi

Manchester City bate Inter de Milão e conquista a Liga dos Campeões Próximo

Manchester City bate Inter de Milão e conquista a Liga dos Campeões

Deixe seu comentário