Cenário

Entenda a situação do grupo A8 nas últimas três rodadas da Série D

Xavante é o sexto com 14 pontos, um atrás da zona de classificação. Sequência aponta dois confrontos diretos e um duelo contra o lanterna da chave

Foto: Carlos Queiroz - DP - Rubro-Negro aposta na força do Bento Freitas para garantir a vaga na reta final

A campanha do Grêmio Esportivo Brasil nas primeiras 11 rodadas da Série D do Campeonato Brasileiro foi de altos e baixos. O time de Rogério Zimmermann somou 42% dos pontos disputados. O Xavante conquistou a primeira vitória na competição apenas na sexta partida, e a melhor colocação foi a sexta, onde ficou por oito rodadas. Nas outras três rodadas, ocupou o penúltimo lugar.

Para enfim entrar no G-4, o Rubro-Negro precisa vencer o Novo Hamburgo, no domingo, e torcer por um empate entre Concórdia e Camboriú ou que o São Joseense perca para o líder Hercílio Luz, em Tubarão. Mesmo se não ingressar na zona de classificação, só a vitória interessa para o Xavante diante do Anilado. O jogo será no Bento Freitas, e a expectativa é de ótimo público. O adversário já não tem pretensões na Série D.

Confronto direto no Paraná

Depois do Novo Hamburgo, o Brasil terá muito possivelmente dois confrontos diretos por uma vaga na próxima fase. Primeiro, o Rubro-Negro irá até São José dos Pinhais (PR) encarar o São Joseense, na Região Metropolitana de Curitiba.

O jogo no Paraná terá uma peculiaridade: o gramado do Estádio do Pinhão é sintético. Caso o Xavante vença o Anilado, irá, na pior das hipóteses, ficar três pontos atrás dos paranaenses. Mas existe a chance de entrar em campo à frente do rival na tabela, como já explicado.

Antes de receber o Brasil, o São Joseense visita o Hercílio Luz e, na sequência, terminará a primeira fase diante do Caxias, fora de casa, em outro potencial embate direto por uma melhor posição dentro da chave.

Xavante encerra em casa

Já na última rodada, o Brasil recebe o Concórdia, adversário que o Xavante estreou com derrota. Hoje os catarinenses estão uma posição acima do Rubro-Negro, com 15 pontos. Dependendo dos resultados nas próximas rodadas, o confronto pode ser decisivo por uma vaga na segunda fase da Série D.

O Concórdia permaneceu em nove das 11 rodadas em quinto lugar. Antes de viajar para Pelotas, a equipe recebe o Camboriú. Quem vencer terminará a 12ª rodada dentro do G-4. Depois pega o Caxias, em Concórdia.

Comentários 

João Antonio Ferreira, da Rádio Universidade 

“A expectativa para os últimos três jogos do Brasil na Série D é de clima de final de Copa do Mundo. O Xavante terá neste final de semana um duelo complicado contra o Novo Hamburgo. Precisando da vitória, o Brasil provavelmente terá algumas baixas por lesões, além dos dois laterais titulares suspensos. Isso dará oportunidade para jogadores que não vinham atuando tanto mostrarem qualidade e assumirem a responsabilidade”. 

Marrone Silva, da Rádio Pelotense 

“Acredito que o Brasil tenha condições de classificação por ter algo muito favorável: jogar em casa. São dois jogos na Baixada de três que restam. Qualidade o time já demonstrou ter. O grande X da questão é que o Brasil está passando por uma fase delicada em relação a lesões. Patrick pelo que se sabe é algo que preocupa pro restante da competição. Beléa e Germano, que são jogadores importantes pro esquema do Rogério, também preocupam por causa de desconforto. Agora, se o Brasil tiver essas peças à disposição, acredito que a caminhada seja mais fácil. Sem essas peças, não adianta, vai ter que driblar tudo isso e jogar no limite e na superação, e o fato de ter dois jogos em casa com o apoio do torcedor, certamente tem chances. A performance do time do meio da Série D em diante teve uma evolução, embora os resultados não tenham sido favoráveis ao Brasil na maioria das rodadas”.

Rodadas restantes do grupo A8 

12ª rodada 

Sábado (8/7)
15h | Caxias x Aimoré
Hercílio Luz x São Joseense

Domingo (9/7)
15h | Concórdia x Camboriú
16h | Brasil x Novo Hamburgo

13ª rodada

Sábado (15/7)
15h | São Joseense x Brasil

Domingo (16/7)
15h | Concórdia x Caxias
16h | Aimoré x Camboriú
Novo Hamburgo x Hercílio Luz

14ª rodada
Data indefinida

Brasil x Concórdia
Camboriú x Novo Hamburgo
Caxias x São Joseense
Hercílio Luz x Aimoré

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fora de casa, Pelotas perde por 1 a 0 para o sub-20 do Grêmio Anterior

Fora de casa, Pelotas perde por 1 a 0 para o sub-20 do Grêmio

Jiu-jitsu: pelotense Richard Gill busca novos desafios nos Estados Unidos Próximo

Jiu-jitsu: pelotense Richard Gill busca novos desafios nos Estados Unidos

Deixe seu comentário