Novidade

Farroupilha apresenta projeto do novo estádio

Arena Ninho do Cardeal terá capacidade inicial para três mil pessoas e é fruto de permuta que envolve a área do Nicolau Fico. Negociação promete zerar as dívidas do clube

Foto: Gustavo Pereira - DP - Em local ainda não oficializado, espaço tem quatro hectares, e uma estimativa otimista aponta para um período de um ano e meio até a conclusão da obra

Por Gustavo Pereira

[email protected]

Arena Ninho do Cardeal é o nome do novo estádio projetado pelo Grêmio Atlético Farroupilha. Com capacidade inicial para três mil pessoas, a futura casa do Tricolor do Fragata foi apresentada nesta terça (20) pela direção do Fantasma ao Diário Popular. O plano se tornará viável a partir da iminente assinatura do acordo do clube com uma empresa de Pelotas.

É uma permuta: a parceira custeará a construção do complexo, em local ainda não revelado oficialmente, e após o fim das obras poderá explorar o espaço onde hoje fica o Nicolau Fico. De quebra, conforme explica o presidente do Farrapo, Fábio Costa, a negociação promete sanar todas as dívidas civis e trabalhistas da instituição, que segundo ele são de R$ 1,9 milhão atualmente.

Além da formalização do contrato com a empresa em questão, cujo nome será tornado público pelo clube somente em entrevista coletiva ainda sem data, também é necessário superar as etapas burocráticas para iniciar a obra. A reportagem do DP apurou que o local do futuro estádio é a região do Passo do Salso. Entretanto, por enquanto não há essa confirmação, apenas que o espaço tem quatro hectares. Em visita ao Jornal, os dirigentes só revelaram que a arena ficará "entre duas avenidas, em área arborizada".

O que está no projeto?

Dezoito meses, ou seja, um ano e meio, é a perspectiva otimista de finalização da construção do novo estádio. O projeto apresentado pelo mandatário tricolor, ao lado do presidente do Conselho Deliberativo do Farroupilha, Hermes Rockenbach, do arquiteto responsável, Cláudio Barcelos, e da tesoureira do clube, Adriana Costa, é tratado como autossustentável - idealizado para ter o "mínimo custo possível".

A projeção inclui ainda iluminação em led; centro administrativo com três andares, de aproximadamente 900 metros quadrados para, entre outras coisas, refeitório e alojamento; uma praça "estilo Parque Una"; estacionamento para cerca de 300 carros; bares ao livre e um campo suplementar.

Fábio Costa promete, também, que o gramado será o mesmo de estádios como Beira-Rio e Arena do Grêmio. "Esse projeto se mantém sustentável por 36 meses. Aí sim começa a gerar um custo", explica o presidente do Tricolor do Fragata. "Vai servir como ponto de encontro para as pessoas, sábado e domingo [por exemplo]", resume o arquiteto Cláudio.

E até lá?

O Nicolau Fico continuará sendo usado normalmente pelo Farroupilha até a conclusão das obras. Em 2023, o clube tem no calendário as disputas do Gauchão Série B (popular Terceirona), a partir de setembro, e a Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), planejada para começar em junho. As datas ainda podem ser alteradas.

Na visita ao DP, o presidente Fábio lembrou que a categoria sub-20 do Tricolor segue em atividade. Por enquanto, é o único clube pelotense garantido na próxima edição do Campeonato Gaúcho da categoria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semana deve ser de novidades na Boca do Lobo Anterior

Semana deve ser de novidades na Boca do Lobo

Brasil vence o Grêmio Sub-20 no primeiro teste da pré-temporada Próximo

Brasil vence o Grêmio Sub-20 no primeiro teste da pré-temporada

Deixe seu comentário