Terceirona Gaúcha 2023

Farroupilha perde por 2 a 1 para o Riograndense e está virtualmente eliminado

Resultado no estádio Torquato Pontes, em jogo marcado por confusão, mantém o Fantasma sem vencer e na lanterna da chave D a duas rodadas do fim da primeira fase

Foto: Matheus Samá - Especial - DP - Guri Teimoso contou com gols de Juninho e Zinho para encaminhar lugar nas quartas de final como líder do grupo

Dos 12 pontos disputados por enquanto na Terceirona Gaúcha, o Farroupilha somou apenas um e está à beira da eliminação. Neste sábado (14), pela quarta rodada da primeira fase, o Fantasma sofreu a terceira derrota consecutiva. O Tricolor voltou a perder para o Riograndense, agora no estádio Torquato Pontes, em Rio Grande, por 2 a 1, e segue afundado na lanterna do grupo D. Após o jogo, o presidente do clube do Fragata, Fábio Costa, definiu a participação na competição como um "fiasco".

O Guri Teimoso, que contou com gol de Juninho, aos 11 minutos de bola rolando, e Zinho, em pênalti convertido no último lance da partida após muita confusão, é líder isolado da chave. São dez pontos conquistados contra quatro de São Paulo e Rio Grande, que se enfrentam às 15h de domingo, no Aldo Dapuzzo. Se o clássico Rio-Rita tiver um vencedor, o Farrapo, que marcou neste sábado com Jean Roberto, ficará praticamente sem chances de avançar aos mata-matas.

Na próxima rodada, o time pelotense volta à Noiva do Mar para medir forças com o Rubro-Verde, enquanto o Riograndense pega o Vovô.

Juninho abriu o placar aos 11 minutos de bola rolando com um bonito chute cruzado, no alto. Foto: Matheus Samá - Especial - DP

Entrevistas polêmicas

Após mais um revés, o presidente do Farroupilha, Fábio Costa, lamentou os resultados do time na Terceirona e voltou a dizer que o elenco formado pela direção do clube tem qualidade. O dirigente disse ser necessária uma “limpa” e prometeu entrega total da equipe nos dois jogos finais. Porém, outra vez não poupou críticas aos atletas do Tricolor.

“Faltou vontade. Um fiasco. Um fiasco o time jogando bola. Olha o que é essa equipe do Riograndense. Olha o que é essa equipe do Rio Grande. Olha o que é essa equipe do São Paulo. Olha a nossa equipe. Olha a diferença. Dominamos todos os jogos, não conseguimos matar, fazer gol. Faltou o gol, faltou competência pra nós”, bradou à beira do campo.

Em seguida, Fábio Costa completou: “Vamos tentar matar o São Paulo e tentar matar o Rio Grande. Não podemos perder o nosso espírito guerreiro. A gente não vai se acovardar. Vamos pro pau com eles. Estamos mortos? Estamos mortos, mas não perdemos a guerra. Futebol é isso, se perde e se ganha. E a gente pelo menos está jogando bola, tem muitos times aí que nem bola está jogando. Errar a gente vai errar, mas não podemos persistir no erro”.

Do outro lado, o presidente do Riograndense, Paulo André Neves, ironizou falas recentes do mandatário do Farrapo. “Nem estádio tem mais, e o cara vai falar que nosso gramado é ruim? Folha de três dígitos? Nosso sub-20 [que forma a base do atual elenco profissional] tem coração, não precisa de três dígitos. Precisa de coração, alma, respeito. Eu respeito meus guris. O cara que fala o monte de sacanagem que falou dos atletas dele vai ganhar de quem? De ninguém. Tem que ter respeito pelos atletas, e aqui a gente tem”, disse.

Gol, chances e expulsão polêmica

Do início ao fim, o vento que cortava o Colosso do Trevo interferiu no jogo. O primeiro tempo foi movimentado, com chances claras de gol para os dois lados e uma decisão polêmica da arbitragem. Nesse cenário, os donos da casa levaram a vantagem no placar graças ao bonito gol de Juninho, aos 11 minutos. O atacante do Riograndense recebeu na área, ajeitou o corpo e acertou finalização cruzada no ângulo de Josemar, sem chances para o goleiro do Farrapo: 1 a 0.

O entrosamento do Guri Teimoso, com vários jogadores que atuam juntos desde a categoria sub-17, aparecia em alguns momentos. Aos 25 minutos, por exemplo, um ótimo lance coletivo, com passes curtos desde o campo de defesa, quase terminou em gol de Zinho – o camisa 9 bateu rasteiro à esquerda da trave. Logo depois dessa jogada, o Fantasma gerou suas melhores ocasiões: cara a cara, aos 27 e 28, Christian e Wendell Pelezinho pararam em defesas do goleiro Vitor.

Já nos acréscimos, veio o lance polêmico. O volante Japa, do Riograndense, fez falta em Christian no meio-campo. O árbitro Tiago Lucas Rodrigues mostrou o cartão amarelo para o camisa 5 da equipe mandante. Instantes depois, enquanto o atleta do Farrapo seguia caído, o juiz alterou a decisão e apresentou o vermelho para Japa, gerando forte reclamação da torcida do Guri.

Zagueiro Ilson Galo (foto) foi expulso no começo do segundo tempo, quando o Farrapo tinha um homem a mais em campo. Foto: Matheus Samá - Especial - DP

Empate após novo cartão vermelho

Não durou cinco minutos a superioridade numérica do Farroupilha. Em dois lances no início do segundo tempo, o zagueiro Ilson Galo tomou dois amarelos e foi expulso. Antes disso, Igor Alemão recebeu de Jean Roberto e saiu na cara do gol, mas Vitor fez grande defesa após chute rasteiro do lateral-esquerdo.

A igualdade de jogadores em campo poderia ter ajudado o Riograndense a ampliar a vantagem no marcador, mas Josemar salvou o Tricolor. Aos 15 minutos, Juninho apareceu livre na área e bateu para excelente intervenção do goleiro do Fantasma. Logo em seguida, a equipe da casa foi castigada quando Wendell Pelezinho cruzou da esquerda e Jean Roberto emendou voleio de primeira para empatar: 1 a 1.

A igualdade no placar foi um divisor de águas da partida, e a equipe pelotense melhorou. Precisando dos três pontos, o técnico Leco decidiu ir para o tudo ou nada aos 30 minutos. Ele colocou o centroavante Lincoln no lugar do volante Ariel. Assim, Jean Roberto e Andrei passaram a ser os meias. Pouco a pouco, o Guri Teimoso foi encontrando mais espaços em contra-ataques. Leco trocou o lateral Igor Alemão pelo zagueiro Macedo.

De pênalti, Zinho (foto) garantiu o triunfo do Guri aos 56 minutos da etapa final. Foto: Matheus Samá - Especial - DP

Pênalti, um capítulo à parte

Aos 45, Lincoln desperdiçou a oportunidade de ouro para o Fantasma ao sair sozinho e bater em cima do goleiro Vitor. O Riogradense tentou uma pressão final e conseguiu um pênalti no último giro do cronômetro. Em disputa de Ballester com Jean Roberto, o árbitro apontou para a marca da cal. A decisão gerou uma confusão generalizada.

Jogadores do Farroupilha reclamaram. Membros de comissões técnicas invadiram o campo e João Vitor, do Guri Teimoso, e Digão, do Tricolor, foram expulsos. O relógio apontava 56 minutos quando Zinho deslocou Josemar e fez a festa da torcida no Colosso do Trevo: 2 a 1. “Eliminado”, gritava a torcida do Riograndense para o Tricolor, que agora carrega quase nenhuma esperança de avançar de fase.

Primeiro tempo

8’: Andrei invade a área e tenta driblar o goleiro, mas sai com bola e tudo.
9’: Zinho toca para Guilherme Scott que, sozinho de cara para o goleiro, fura em bola. Na sequência, Japa solta uma bomba de longe e Josemar espalma.
11’: GOL DO RIOGRANDENSE. Juninho recebe lançamento na área, ajeita e chuta cruzado, no ângulo, sem chances para Josemar. Golaço: 1 a 0.
25’: Quase um golaço. De pé em pé, desde o campo de defesa, Riograndense envolve a defesa do Farrapo. De canhota, Zinho finaliza para fora, perto da trave esquerda.
27’: Christian recebe livre na área e Vitor salva o Guri Teimoso.
28’: Wendell Pelezinho é acionado por Jean Roberto na área e Vitor, de novo, evita o gol do Fantasma.
36’: Digão cruza e, ajudado pelo vento, quase encobre Vitor. O goleiro dá um tapa para escanteio.
39’: Christian arrisca de fora da área, rasteiro, e Vitor defende em dois tempos.
48’: Cartão vermelho para Japa. Árbitro mostra amarelo para o volante do Riograndense. Minutos depois, enquanto jogador do Farroupilha que sofreu falta seguia caído, Tiago Lucas Rodrigues muda a decisão e expulsa o camisa 5 do Guri Teimoso.
52’: Da entrada da área, Leo arrisca para fora.

Segundo tempo

2’: Igor Alemão domina na área e chuta forte, rasteiro. Vitor faz grande defesa.
5’: Cartão vermelho para Ilson Galo. Minutos depois de receber um amarelo, zagueiro do Farroupilha se choca no alto com Zinho e é expulso.
15’: Juninho entra livre na área e para em um milagre de Josemar. Na sequência, Zinho bate para fora.
17’: GOL DO FARROUPILHA. Wendell Pelezinho cruza da esquerda e Jean Roberto acerta um voleio para empatar o jogo. Mais um golaço: 1 a 1.
23’: Endryl domina na área, de costas para o gol, e tenta o passe para Jean Roberto, mas a defesa afasta.
26’: João Vitor cabeceia em falta e Josemar defende firme.
28’: Igor Alemão chuta forte de fora da área, com desvio, e manda por cima.
36’: Mesmo desequilibrado e de perna esquerda, Micael arrisca de longe e a bola passa perto do travessão.
45’: Wendell Pelezinho acha Lincoln. Sozinho na cara do goleiro, o centroavante chuta em cima de Vitor e perde a chance da vitória.
56’: GOL DO RIOGRANDENSE. Após pênalti de Jean Roberto em Ballester e muita confusão, com expulsões de João Vitor e Digão, Zinho converte a cobrança ao deslocar Josemar e garante a vitória do Guri: 2 a 1.

Terceirona Gaúcha
4ª rodada

Grupo D
Sábado

Riograndense 2 x 1 Farroupilha

Domingo
15h
| São Paulo x Rio Grande

Ficha técnica

Riograndense (2): Vitor; Micael, Pedro, João Vitor e Andriel (Ballester – intervalo); Japa, Tody; Guilherme Scott (Neni – 38’ 2T), William (Lucas Morgado – intervalo) e Juninho (Nicolas Peres – 30’ 2T); Zinho. Técnico: Cristiano Dias.

Farroupilha (1): Josemar; Digão, Ilson Galo, Bruno Tocantins e Igor Alemão (Macedo – 38’ 2T); Ariel (Lincoln – 30’ 2T), Christian; Leo (Endryl – 11’ 2T), Wendell Pelezinho e Andrei; Jean Roberto. Técnico: Leco.

Gols: Juninho, aos 11’ 1T, e Zinho, aos 56’ 2T (R); Jean Roberto, aos 17’ 2T (F).

Cartões amarelos: Andriel e Japa (R); Ilson Galo (F).

Cartões vermelhos: Japa e João Vitor (R); Ilson Galo e Digão (F).

Árbitro: Tiago Lucas Rodrigues.

Local: estádio Torquato Pontes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Riograndense 2 x 1 Farroupilha: veja como foi Anterior

Riograndense 2 x 1 Farroupilha: veja como foi

Partida de ex-atletas na Boca do Lobo celebra aniversário do Pelotas; veja fotos Próximo

Partida de ex-atletas na Boca do Lobo celebra aniversário do Pelotas; veja fotos

Deixe seu comentário