Inclusão
Futsal Down da Apadpel fecha parceria com o Paulista
Próximo de completar um ano, projeto passará a ter treinos realizados no ginásio do Rubro-Negro durante as manhãs de sábado
Foto: Carlos Queiroz - DP - No início deste mês, equipe realizou amistoso contra a Ponte Preta S21 Futsal, que tem o melhor jogador do mundo na categoria
Este sábado (23) marca o começo de uma nova fase para o time de futsal da Associação de Pais de Pessoas com Síndrome de Down de Pelotas (Apadpel). A partir de agora, os treinos realizados uma vez por semana terão como palco o ginásio do Paulista Futebol Clube - às 10h15min para os menores e às 11h para os maiores.
"Estamos muito felizes com tudo que vem acontecendo conosco. O projeto está completando apenas um ano e já temos uma evolução fantástica. Tenho uma identificação muito grande com o Paulista e voltar ao clube com o nosso projeto será bom demais", comemora André Müller, um dos coordenadores da iniciativa ao lado de Cátia Vieira.
Nesta semana, a dupla que representa a entidade foi recebida pelo diretor de futebol do Rubro-Negro da Zona Norte, José Felipe Borges, o Chinês, que ofereceu o espaço para a equipe. "Acompanhamos esse projeto fantástico e estamos colocando a estrutura do clube à disposição porque entendemos que temos muito a contribuir e aprender com essas pessoas maravilhosas", justifica o dirigente.
O projeto
Em outubro do ano passado, o ginásio Coliseu foi o palco da inauguração das atividades do projeto. Com a Apadpel custeando o aluguel da quadra, a entidade foi a primeira do Estado a criar um time de futsal para pessoas com Síndrome de Down. O ex-jogador e treinador profissional Geverton Duarte assumiu o cargo de professor após passagem de Juliano Carrion.
"Recebemos algumas respostas negativas, mas jamais desanimamos. A nossa causa sempre precisou de muita luta e dessa vez não foi diferente. No entanto, nessa caminhada encontramos pessoas abençoadas que nos ajudam a materializar sonhos a cada dia", conta Cátia.
Desde então vários eventos foram realizados, como a participação no Legends Game Brasil, com os ex-jogadores Falcão e D'Alessandro; jogo inclusivo com a equipe de base do Chupeta Futsal; amistoso com atletas de Porto Alegre e Região Metropolitana; e a partida contra a Ponte Preta S21 Futsal, que é atual campeã da Copa do Brasil e tem o melhor jogador de futsal Down do mundo, eleito duas vezes - Renato Gregório. O DP publicou matéria em 4 de setembro.
O projeto é aberto para qualquer pessoa com Síndrome de Down. Para participar, basta ser associado à Apadpel e ter disposição para os treinamentos. O time de futsal Down da Apadpel recebe atletas a partir dos dez anos de idade, masculino e feminino.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário