Longe de casa

Futsal: ABF inicia viagem nesta sexta para disputar a Taça Brasil

Atual campeão da Série Ouro, Rubro-Negro de São Lourenço do Sul representará o Estado em competição nacional

Foto: Carlos Queiroz - DP - Atual campeão da Série Ouro, Rubro-Negro de São Lourenço do Sul representará o Estado em competição nacional

A Associação Brasil Futsal (ABF) inicia nesta sexta-feira (24) a viagem rumo a Manaus (AM) para disputar, pelo segundo ano seguido, a Taça Brasil, uma das principais competições do esporte no calendário nacional. Desta vez, a equipe representará o Rio Grande do Sul como atual campeã estadual da Série Ouro. Ano passado, o Rubro-Negro herdou a vaga após desistências. 

Outra diferença em relação à última temporada está nos adversários. Em 2022, a ABF disputou a Divisão Especial, enfrentando algumas das principais potências do futsal brasileiro como Magnus, Joinville e Praia Clube. 

Com as esperadas derrotas, o Rio Grande do Sul caiu para a “primeira divisão”. Na edição deste ano, a ABF chega entre as favoritas para retornar à elite nacional. 

O time de São Lourenço do Sul está no grupo A ao lado do Brasília, integrante da Liga Nacional e considerado o principal adversário dos lourencianos na primeira fase. Grêmio Amazônia (AM), Ansef (GO) e Balsas (MA) completam a chave. Os participantes se enfrentam dentro do grupo em turno único e os dois melhores avançam para a semifinal. Os dois finalistas garantem a vaga para o seu Estado na Divisão Especial de 2024. 

“Estamos indo como campeão estadual desta vez. [...] A equipe está mais consolidada. Agora é mais fácil falar porque a gente vem de um título na Série Ouro. Ganhamos dos favoritos. Evidentemente mostrou a consolidação do trabalho, mas ao mesmo tempo a gente tem mais responsabilidade. Vamos como campeão do Rio Grande do Sul e vamos buscar o acesso de volta”, disse o ala Rafinha, em visita ao Diário Popular, sobre a participação da ABF na Taça Brasil. 

Embarque 

Com a estreia agendada para domingo, às 15h30min, diante do Brasília, a ABF inicia a longa viagem até Manaus ainda nesta sexta. Às 22h30min, a delegação deixa São Lourenço do Sul rumo a Porto Alegre, de ônibus. Às 5h30min de sábado, a equipe embarca em voo com escala em Campinas, para depois completar a viagem até a capital do Amazonas. A chegada ao Norte do Brasil está marcada para as 11h deste sábado. 

A ideia da direção é dar tempo de descanso aos atletas e também a chance de reconhecimento da quadra, que possui medidas bem diferentes de onde a equipe costuma atuar. Em São Lourenço do Sul a quadra mede 32 x 16 metros, mas no momento está passando por reformas para aumentar o tamanho para 36 x 18 metros. 

A Taça Brasil deste ano acontecerá na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, com a quadra medindo 40 x 20 metros. O ginásio em Manaus fica dentro da Vila Olímpica, mesmo local de hospedagem da ABF, facilitando a logística da equipe durante a competição. 

“A gente vai pra essa viagem com uma estrutura ideal pra competir em alto nível. [...] A ABF está proporcionando pra gente chegar lá com condições. A gente almeja chegar lá e recuperar esse acesso que perdemos no ano passado. Sabemos que estamos mais experientes, mas sabemos também que chegamos com uma forma diferente que fomos ano passado. Hoje a gente chega como um dos favoritos. Ano passado a gente chegava pra jogar contra os favoritos. Esse ano a responsabilidade é muito maior”, afirmou o ala Maurício Peres, também na visita de integrantes da equipe ao DP. 

A ABF conta com o apoio da Prefeitura de São Lourenço do Sul e tem projeto aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte do governo do Estado. 

Sacrifícios para conciliar 

O pivô da ABF, Natã Clei, diz que hoje grande parte do elenco da equipe é semiprofissional. Os atletas precisam dividir as atenções de treinos, jogos e viagens com os seus trabalhos. “Não vivemos 100% disso, porém pra poder disputar em alto nível tu precisa se dedicar obviamente muito mais e tu tem que acabar dividindo tua rotina. Nós treinamos três vezes por semana, mas aqui [em Pelotas] nós somos obrigados a treinar diariamente, em turno inverso, porque se não fica impossível tu conseguir competir de igual pra igual e almejar coisas maiores”, afirmou. 

Peres explica que hoje apenas três jogadores da ABF vivem como profissionais. Eles moram na casa dos atletas em São Lourenço do Sul e se dedicam exclusivamente ao time. Nos casos de Rafinha, Natã Clei e Peres, por exemplo, eles saem por volta das 20h de Pelotas três vezes por semana, treinam, jantam e voltam para casa. Chegam, normalmente, à 1h. Alguns precisam acordar cedo no dia seguinte para trabalhar. 

“O futsal ele vem pela paixão. Porque a gente treina à noite pra todo mundo concluir sua jornada de trabalho. Os nossos jogos normalmente são nos fins de semana por causa disso. Quando se coloca no dia da semana não se consegue ir com todo grupo. A gente dá um jeito, quem quer dá um jeito. Às vezes é um treino ao meia-dia na hora do almoço pra complementar, uma academia e à noite é três vezes por semana”, conta o experiente ala do Rubro-Negro. 

Além dos três jogadores, o diretor da ABF, Fabiano Coutinho, esteve no DP, e destacou a estrutura oferecida e a vontade dos atletas em fazer parte do projeto. “A gente está bem confiante de ir lá [Manaus] e conseguir trazer esse título para o Rio Grande do Sul”, completou o dirigente. 

Transmissão 

Todos os jogos serão transmitidos no canal da Confederação Brasileira de Futebol de Salão no YouTube. Os direitos de transmissão são de exclusividade da NSports TV.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rai Duarte aguarda agendamento para passar por cirurgia considerada urgente Anterior

Rai Duarte aguarda agendamento para passar por cirurgia considerada urgente

Léo diz ter vontade de permanecer no Lobo, mas pede foco no Grêmio Sub-20 Próximo

Léo diz ter vontade de permanecer no Lobo, mas pede foco no Grêmio Sub-20

Deixe seu comentário