Movimentações

Gauchão: conselho técnico é adiado e mais dois times abrem pré-temporada

Evento que seria nesta terça na sede da FGF passou para quarta; Novo Hamburgo e Ypiranga se juntam ao Brasil como únicos já em preparação

Foto: Angelo Pieretti - FGF - Conforme a entidade, a mudança da data do evento, que contará com a presença de representantes dos 12 clubes, aconteceu em função da convocação da CBF para uma reunião de trabalho

A temporada 2023 do futebol nacional ainda tem três rodadas pela frente com a reta decisiva da Série A do Brasileirão, mas o próximo ano já começa a ganhar mais espaço. No caso do Gauchão, esta semana trará definições detalhadas. Antes agendado para esta terça-feira (28), o conselho técnico da competição foi adiado para quarta. E agora, além do Brasil, outros dois times iniciaram a preparação: Novo Hamburgo e Ypiranga

Conforme a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a mudança da data do evento, que contará com a presença de representantes dos 12 clubes, aconteceu em função da convocação da CBF para uma reunião de trabalho. Nesta segunda, o presidente da entidade estadual, Luciano Hocsman, disse à Rádio Universidade que o campeonato deve começar em 27 de janeiro, uma semana depois da abertura do calendário oficial de 2024 no País. 

A CBF disponibilizou 16 datas para os estaduais na próxima temporada. No formato de 2023, por exemplo, a FGF usou 15 delas. Se o Gauchão começar no dia 27, sobrariam 14, já que a quarta-feira (24 de janeiro) também teria jogos. Isso exigiria alguma readequação de tabela ou de modo de disputa. Vale lembrar que a entidade debatia a possibilidade de aumentar para oito o número de equipes classificadas aos mata-matas, recriando as quartas de final.

Adversários vão começando

Nesta segunda, Novo Hamburgo e Ypiranga abriram seus trabalhos oficialmente para a competição. Comandado pelo técnico Edinho Rosa, que permanece após assumir durante o último Gauchão, o Anilado tem 19 jogadores anunciados até agora. A média de idade é de 24,8 anos, número pouco superior ao registrado por enquanto no elenco do Brasil (23,7). 

Entre os atletas já confirmados pelo Noia aparecem alguns remanescentes da temporada passada – goleiro Lucas Maticoli, o lateral-direito Barbieri, o volante Filipe Fraga, o meia Garré e os atacantes Dionathã e Édipo. O clube do Vale disputará também a Série D do Brasileirão em 2024. 

Já o Canarinho de Erechim tem no grupo 26 nomes com contrato assinado – média de 26,7 anos. O treinador é Jerson Testoni, conhecido dos xavantes pelo trabalho no Bento Freitas entre 2021 e 2022. Como auxiliar técnico, outra cara conhecida: o ex-zagueiro Cirilo. O volante Karl, que vestiu rubro-negro no ano passado, foi contratado. 

No elenco ainda aparecem, por exemplo, mais atletas ex-Brasil. O zagueiro Fernando, o lateral-esquerdo Henrique Ávila e o meia Mossoró também passaram pela Baixada. O atacante Vinicius Fabião esteve na base do clube. Com Copa do Brasil e Série C no calendário, o Ypiranga quer voltar a ficar entre os quatro melhores do Gauchão.

Datas de início de pré-temporada

Brasil: 21 de novembro
Novo Hamburgo: 27 de novembro
Ypiranga: 27 de novembro
Avenida: 30 de novembro
São Luiz: 1º de dezembro
Santa Cruz: 2 de dezembro
São José: 4 de dezembro
Caxias: 4 de dezembro
Guarany: 11 de dezembro
Grêmio e Inter: ainda disputam a Série A
Juventude: encerrou a Série B com acesso no sábado

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Técnico do time sub-19, Ilson Galo é apresentado no Nicolau Fico Anterior

Técnico do time sub-19, Ilson Galo é apresentado no Nicolau Fico

Xavante: Nycollas Queiroz passa por cirurgia e pode ficar fora do Campeonato Gaúcho Próximo

Xavante: Nycollas Queiroz passa por cirurgia e pode ficar fora do Campeonato Gaúcho

Deixe seu comentário