Contratação

Gaúcho com experiência na Europa, Duda Haas projeta Série A-2 pelo Pelotas

Lateral do Lobo passou pelas bases de Grêmio e Juventude, já disputou a Divisão de Acesso e defendeu clubes da Finlândia, Espanha e Bulgária

Foto: Luiz Erbes - Jogador foi até as quartas de final em 2021 com o Veranópolis

Eduardo Haas Gehlen é, no futebol, Duda Haas. Nascido em Montenegro, região metropolitana de Porto Alegre, o lateral-direito anunciado na última semana pelo Pelotas já construiu um extenso currículo mesmo antes de completar 30 anos - faz aniversário em abril. A carreira do jogador começou no Rio Grande do Sul e foi rompendo fronteiras até chegar à Europa. Recentemente, ele retornou ao país e ao estado de origem.

Agora, o objetivo de Duda é recolocar o Lobo na elite estadual via Divisão de Acesso. “Acredito que é um campeonato onde ser competitivo ao extremo deva ser a primeira característica da equipe para ter sucesso. Depois se busca outras qualidades e valências, que serão importantes também”, diz o mais recente contratado do Áureo-Cerúleo ao Diário Popular.

A única experiência de Duda na Série A-2 do Gauchão foi em 2021, pelo Veranópolis. O time da Serra perdeu nas quartas de final para o Avenida e não subiu. “Apesar de não ter jogado mais a competição de lá para cá, venho acompanhando e vejo o crescimento tanto na organização quanto no planejamento e competitividade dentro dos clubes. É difícil chegar ao acesso. A fase de grupos e os mata-matas são campeonatos distintos”, avalia.

Em 2021, Duda (de vermelho, na marcação) defendeu clube da quarta divisão espanhola. Foto: Arquivo pessoal


Rodagem

Duda Haas passou pelas bases de Vasco, Grêmio, Coritiba e Juventude. Foi no Alviverde de Caxias do Sul que se profissionalizou. Teve status de titular durante o Gauchão e a Série C do Brasileirão em 2015. Em seguida, perdeu espaço. Rodou por Inter de Lages (SC), Portuguesa (SP), Grêmio Anápolis (GO), Operário (MS) e Maringá (PR). O atleta chegou a vestir a camisa do Dunav, da Bulgária, mas a passagem acabou sendo “relâmpago”.

Em 2019, a indicação de um amigo o levou a um destino igualmente fora do padrão: o futebol da Finlândia. No AC Kaajani, da segunda divisão do país nórdico, Duda Haas fez 24 jogos, marcou um gol e deu sete assistências. Fundado em 2006, o clube foi dissolvido em 2020 após rebaixamento. O lateral ainda defendeu o OTP, outra equipe finlandesa pela qual fez um gol e distribuiu quatro assistências.

“Acredito que a parte tática e cultural foi o que mais absorvi das experiências”, conta Duda, que também atuou pelo Almagro CF, da quarta divisão da Espanha, em 2021, antes de desembarcar em Veranópolis. De volta ao Brasil, o lateral ainda jogou por Bahia de Feira e CRAC (GO). O clube goiano foi seu último, na temporada passada.

Características e negociação

Destro, o jogador afirma ser lateral-direito de origem mas diz poder desempenhar a função de lateral-esquerdo. Além disso, se coloca à disposição para cumprir o papel de terceiro zagueiro pela direita em um esquema de três defensores e dois alas, por exemplo. Pelo CRAC, no ano passado, Duda disputou o Campeonato Goiano e a Série D do Brasileirão.

Perguntado a respeito da chegada à Boca do Lobo, o mais recente contratado cita o trabalho do setor de análise de desempenho. “A negociação foi rápida, o Filipi [Cruz, executivo de futebol] entrou em contato comigo, através do analista do clube [Vinícius Nascente], que havia me encontrado. Me apresentou o projeto do clube, com os pés no chão, buscando voltar à primeira divisão do Gauchão e consolidar o clube”.

Duda Haas deve se apresentar no início de março em Pelotas para começar os trabalhos. A abertura da Divisão de Acesso acontece no fim de semana dos dias 14 e 15 de abril. O Lobo do técnico Paulo Porto está no grupo B ao lado de Aimoré, Monsoon, Futebol com Vida, Lajeadense, São Gabriel, Inter-SM e Bagé. A tabela de jogos ainda não foi divulgada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

De família

Duda é irmão de Isa Haas, 23 anos, zagueira das Gurias Coloradas, o time feminino do Internacional.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após oito rodadas, Xavante lidera disputa por vagas na Série D de 2025 Anterior

Após oito rodadas, Xavante lidera disputa por vagas na Série D de 2025

Vitória do São José sobre o Caxias mantém o Brasil no G-4 Próximo

Vitória do São José sobre o Caxias mantém o Brasil no G-4

Deixe seu comentário