Gauchão 2023

Grêmio faz 1 a 0 no Caxias e é campeão estadual

Tricolor marca com Suárez, de pênalti, e leva o título pela sexto ano consecutivo

Foto: Lucas Uebel - Grêmio - Uruguaio converteu penalidade máxima que ele mesmo sofreu, aos 20 minutos do segundo tempo

O Grêmio é campeão gaúcho pela 42ª vez, a sexta consecutiva. Durante a tarde deste sábado (8), na Arena, o Tricolor superou o Caxias por 1 a 0, no jogo de volta da decisão. O gol foi marcado por Luis Suárez, de pênalti, aos 20 minutos da etapa final. Como a partida de ida terminou empatada, o time do técnico Renato Portaluppi ergueu o caneco do Estadual.

Agora as atenções do clube da capital se voltam à terceira fase da Copa do Brasil. Na quinta (13), às 21h30min, o Grêmio encara o ABC, em Natal (RN). Em seguida, no outro domingo (16), às 18h30min, enfrenta o Santos pela rodada de abertura da Série A do Brasileirão, em duelo que marca o retorno da equipe à elite após o rebaixamento de 2021. Este confronto será em Caxias do Sul, no estádio Alfredo Jaconi, pois o clube de Porto Alegre cumpre punição por briga entre torcedores durante jogo da Série B do ano passado, contra o Cruzeiro.

Já o Caxias foca na Série D do Campeonato Brasileiro, que começa em 7 de maio. O Grená está no grupo A8, mesmo do Brasil, ao lado também de Aimoré, Novo Hamburgo, Hercílio Luz (SC), Camboriú (SC), Concórdia (SC) e São Joseense (PR). A estreia do time do técnico Thiago Carvalho terá os paranaenses como rivais.

Pênalti decide a final

A arbitragem de vídeo chamou Leandro Vuaden para conferir no monitor um lance em que Marcelo, ex-lateral do Pelotas, disputa bola com Suárez na área. A decisão foi de assinalar para a marca da cal: pênalti. Na cobrança, o camisa 9 foi bem. Bateu firme no canto direito de Bruno Ferreira, que até acertou o lado, mas não conseguiu alcançar: 1 a 0.

O Caxias chegou a ameaçar. Antes do gol, Peninha parou em defesa de Adriel. O jovem goleiro tricolor apareceu também depois da abertura do placar. Em desvio do zagueiro Dirceu após cobrança de falta, ele evitou o empate. No rebote, Marlon chutou para fora. Em seguida, a resposta gremista surgiu com o próprio Suárez, que viu Bruno Ferreira interferir para impedir o segundo gol.

Os dois treinadores mexeram em suas equipes na reta final do jogo. Em uma contragolpe nos acréscimos, Suárez cruzou rasteiro e Lucas Silva escorou para as redes. Porém, a arbitragem de vídeo encontrou falta na origem do lance. O Caxias foi para a pressão derradeira e o goleiro Bruno Ferreira chegou a cabecear uma bola na área tricolor. Teve confusão, com cartão vermelho para o atacante Vinicius Spaniol, outro ex-Lobo. E a festa, após leve sufoco, ficou mesmo na Arena.

Ficha técnica

Grêmio (1)
: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo (Diogo Barbosa); Villasanti, Carballo (Lucas Silva); Bitello (Gustavinho), Vina (Zinho) e Cristaldo (Bruno Uvini); Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Caxias (0): Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu (Adriel), Fernando e Dudu Mandai; Marlon (Marciel), Vini Guedes (Vinícius Spaniol) e Peninha (Marcão); Diego Rosa (Yago Taborda), Jean Dias e Eron. Técnico: Thiago Carvalho.

Gol: Suárez, aos 20' 2T.

Cartões amarelos: Vini Guedes, Marlon, Dirceu, Diego Rosa e Vinícius Spaniol (C).

Cartão vermelho: Vinícius Spaniol.

Árbitro: Leandro Vuaden.

Local: Arena do Grêmio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas encerra pré-temporada com empate por 0 a 0 diante do Novo Hamburgo Anterior

Pelotas encerra pré-temporada com empate por 0 a 0 diante do Novo Hamburgo

Martine e Kahena conquistam tradicional evento de vela na Espanha Próximo

Martine e Kahena conquistam tradicional evento de vela na Espanha

Deixe seu comentário