Brasileirão 2023

Grêmio perde para o Cruzeiro por 1 a 0

Tricolor é dominado em Belo Horizonte e conhece primeira derrota na competição

Foto: Lucas Uebel - AI GFPA - Imortal segue com três pontos no Campeonato Brasileiro

O Grêmio conheceu a primeira derrota no Campeonato Brasileiro. Neste sábado (22), o Tricolor perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0, em Belo Horizonte, pela segunda rodada da competição. O gol solitário foi marcado por Bruno Rodrigues, na etapa final.

O resultado mantém o Imortal com três pontos e aguarda os jogos restantes do domingo e da segunda-feira para saber em que posição ficará no Brasileirão. A próxima partida da equipe de Renato Portaluppi será no domingo, dia 30, às 18h30min, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. Antes, o Grêmio enfrenta o ABC, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, na quinta-feira, às 21h30min, na Arena. O Tricolor venceu na ida por 2 a 0.

Grando salva o Grêmio

Antes da bola rolar, a escalação do Grêmio foi divulgada com uma surpresa. O goleiro Adriel apareceu no banco de reservas e Gabriel Grando como titular. A direção explicou que Adriel foi punido por indisciplina, além de ter sido multado.  

Em seu primeiro jogo na temporada, Gabriel Grando brilhou e evitou que o Tricolor fosse para o vestiário com uma derrota. O primeiro tempo praticamente todo foi de domínio do Cruzeiro, que contou com o estádio Independência lotado como um forte aliado. O Grêmio praticamente só se defendeu, mas quase abriu o placar em um chute espetacular de Suárez logo no primeiro minuto. Sem ângulo e longe do gol, o craque uruguaio arriscou a finalização, a bola foi no ângulo, mas Rafael espalmou para escanteio.

A partir daí só deu Cruzeiro. Gilberto e Richard, ambos de cabeça, levaram perigo. A pressão só foi aumentando. Aos 28 minutos, Bruno Rodrigues finalizou de fora da aérea e Grando fez uma grande defesa. Seis minutos depois Bruno novamente fez Grando realizar um verdadeiro milagre no Horto. William ganhou de Nathan na direita e cruzou para o camisa 9, que chutou forte e o goleiro gremista espalmou para escanteio no reflexo.

No último lance do primeiro tempo, Mateus Vital arriscou de longe a bola passou muito perto.

Pressão surte feito

Mesmo sendo dominado, o Grêmio retornou da mesma forma para o segundo tempo, com Bitello sendo um volante ao lado de Lucas Silva. 

O Cruzeiro seguiu bem superior. Logo aos dois minutos, Ramiro cruzou da direita e a bola ficou com Richard, que bateu para mais uma grande defesa do goleiro gremista. Gilberto ainda perdeu uma ótima chance, ao receber livre na marca do pênalti, mas o chute saiu muito alto. 

A pressão cruzeirense surtiu efeito aos 18 minutos. Em escanteio cobrado, Bruno Rodrigues bateu de primeira. A bola quicou e encobriu Grando: 1 a 0. 

O gol mudou a dinâmica da partida. O Grêmio passou a buscar mais o ataque enquanto o Cruzeiro recuou as linhas. 

Aos poucos, a equipe de Renato começou a levar perigo. Ainda entraram André Henrique, Galdino, Zinho e Gustavinho. Na melhor chance de pelo menos garantir o empate, aos 29 minutos, Cristaldo acionou Suárez, que chutou para defesa de Rafael. No rebote, o argentino recebeu de frente para gol vazio, mas o chute saiu mascado e Rafael conseguiu defender. Bitello ainda acertou um belo chute, que Rafael espalmou para escanteio. Lucas Oliveira ainda foi expulso no final do jogo após receber o segundo cartão amarelo.

No apito final, a torcida do Cruzeiro fez uma grande festa com os jogadores. Foi a primeira vitória da equipe mineira depois de ficar três temporadas seguidas na Série B.

Ficha técnica

Cruzeiro (1): Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard (Neto Moura), Ramiro (Filipe Machado) e Mateus Vital (Wallisson); Nikão (Rafael Bilú), Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Pepa. 

Grêmio (0): Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Everton Galdino), Bitello e Cristaldo (Gustavinho); Nathan (Zinho), Vina (André) e Suárez. Técnico: Renato Gaúcho. 

Gol: Bruno Rodrigues 18' 2T. 

Cartões amarelos: Ramiro, Gilberto, Richard, Lucas Oliveira e Marlon (C); Suárez e Kannemann (G). 

Cartão vermelho: Lucas Oliveira (C). 

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza. 

Local: Independência.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotense conquista a medalha de ouro no Sul-Americano de Remo Sub-23 Anterior

Pelotense conquista a medalha de ouro no Sul-Americano de Remo Sub-23

Com gol no último minuto, Inter vence o Flamengo de virada no Beira-Rio por 2 a 1 Próximo

Com gol no último minuto, Inter vence o Flamengo de virada no Beira-Rio por 2 a 1

Deixe seu comentário