Série A 2023

Grêmio vence o Fluminense e termina o Brasileirão como vice-campeão

Em sua despedida pelo Tricolor, Suárez marcou dois gols em vitória por 3 a 2 em pleno Maracanã

Foto: Lucas Uebel - AI GFPA - Craque uruguaio encerrou a passagem pelo time gaúcho com 29 gols, 17 assistências em 54 jogos

A 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro não poderia ter sido melhor para o Grêmio. A vitória por 3 a 2 contra o Fluminense, na noite desta quarta-feira (6), garantiu o Tricolor como vice-campeão com 68 pontos, além de confirmar a vaga na Copa Libertadores diretamente na fase de grupos.

Para coroar a temporada no time gaúcho, Luis Suárez se despediu marcando dois gols. Em 2023, o uruguaio fez 29, além de 17 assistências em 54 partidas. Foi o ano que Luisito mais vezes entrou em campo na carreira. Jhon Arias e John Kennedy descontaram pelo time carioca.

Reação com golaço de Suárez

O cenário do Maracanã era de festa por parte da torcida do Fluminense. O Tricolor Carioca entrou em campo pela última vez antes do Mundial e Fernando Diniz escalou a equipe com a força máxima. 

Quando o jogo começou, o Grêmio criava as principais chances, mas foi o time da casa que saiu na frente. Aos 31 minutos, a bola bateu no braço de Rodrigo Ely: pênalti. Jhon Arias bateu no canto direito de Caíque, que pulou para o outro lado: 1 a 0.

Mesmo perdendo, o time gaúcho seguia melhor em campo e em dois minutos virou o marcador. Aos 43, Suárez saiu livre, em velocidade, e só precisou driblar o goleiro Fábio e tocar para o gol vazio: golaço no Maracanã. Dois minutos depois, após bola mal afastada pela defesa carioca, Galdino aproveitou a sobra e mandou um chute firme no canto direito de Fábio: 2 a 1.

Despedida com segundo gol

Sem nenhum objetivo no campeonato, o Fluminense voltou para o segundo tempo com uma postura ainda mais ofensiva. O time de Renato soube aproveitar os espaços e em um contra-ataque, Ferreira sofreu pênalti de Guga.

Mesmo sem ser o cobrador oficial da equipe, Suarez pediu para bater. O uruguaio cobrou com extrema categoria, com uma cavadinha no meio do gol, enquanto Fábio pulou para o lado esquerdo: 3 a 1.

Na reta final, o time carioca partiu pra cima em busca da reação. Após perder ótimas chances, John Kennedy recebeu de Lima na intermediária, deixou dois marcadores para trás e chutou no canto de Caíque, descontando o marcador.

Nos últimos minutos, Suárez foi substituído e deixou o campo pela última vez como jogador do Grêmio sendo muito aplaudido pelo torcedor gremista presente no Maracanã.

Com dez minutos de acréscimo, o time de Renato Portaluppi precisou segurar a pressão do Fluminense e garantiu a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores e o vice-campeonato brasileiro. O segundo lugar no Brasileirão renderá um prêmio de R$ 45,4 milhões para os cofres gremistas. 

Resultados da 38ª rodada (última)

Goiás 1 x 0 América
Fluminense 2 x 3 Grêmio
Internacional 3 x 1 Botafogo
São Paulo 1 x 0 Flamengo
Bahia 4 x 1 Atlético Mineiro
Santos 1 x 2 Fortaleza
Cuiabá 3 x 0 Athletico
Coritiba 0 x 2 Corinthians
Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras
Vasco 2 x 1 RB Bragantino  

Ficha técnica

Fluminense (2): Fábio; Guga (Yony González), Nino (Thiago Santos), Felipe Melo (John Kennedy), Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli, Ganso (Lima); Keno, Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Grêmio (3): Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Villasanti (Cristaldo), Pepê (Ronald) e Felipe; Galdino (Natã), Ferreira (Cuiabano) e Luis Suárez (João Pedro Galvão). Técnico: Renato Gaúcho.

Gols: Suárez, aos 43' 1T e aos 18' 2T e Galdino, aos 45' do 1T (G); Arias, aos 31' 1T e John Kennedy, aos 35' 2T (F).

Cartões amarelos: André, Nino e John Kennedy (F); Rodrigo Ely, Reinaldo, Kannemann e Suárez (G).

Árbitro: Raphael Claus.

Local: Maracanã.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com título recente e novo treinador, São Luiz quer vaga na Série D via Gauchão Anterior

Com título recente e novo treinador, São Luiz quer vaga na Série D via Gauchão

Inter bate Botafogo por 3 a 1 e encerra ano com quarta vitória consecutiva Próximo

Inter bate Botafogo por 3 a 1 e encerra ano com quarta vitória consecutiva

Deixe seu comentário