Estadual

Guia do Gauchão 2023: como chegam os 11 adversários do Brasil

Na véspera da rodada de abertura, DP resume a preparação das equipes e projeta o campeonato

Foto: Max Peixoto - FGF - Rubro-Negro estreia às 16h deste domingo, contra o Aimoré

Por Fernando Rascado e Gustavo Pereira
[email protected]

O Gauchão 2023 começa neste sábado (21), com o duelo do atual campeão, Grêmio, diante do Caxias, no estádio Centenário, às 16h30min. No embalo da proximidade do torneio, o Diário Popular preparou um material especial sobre os 11 adversários do Brasil.

As edições impressas do Jornal, desde segunda-feira, trouxeram, pouco a pouco, conteúdos a respeito das equipes. Vale lembrar que o regulamento é o mesmo do ano passado: após 11 rodadas, avançam às semifinais os quatro melhores e caem os dois últimos.

Confira.

Aimoré

Rival do Xavante na estreia, o Aimoré entra no Gauchão 2023 para evitar o rebaixamento. O discurso é claro e, inclusive, explicitado pelo treinador Edinho Rosa. Na temporada passada, o Índio Capilé terminou em oitavo lugar e garantiu vaga na Série D deste ano. Porém, há incerteza relativa à participação do clube na competição nacional a partir de abril.

Há um mês, o Diário Popular trouxe reportagem sobre a preparação da equipe de São Leopoldo. O cenário não era positivo. Agora, sob a ótica da mesma fonte, o repórter Natan Dalprá, da Rádio Índio Capilé, nota-se melhora por conta do desempenho e também dos testes da pré-temporada.

Por enquanto, incertezas

Tanto com relação ao segundo semestre quanto sobre a performance do time no Estadual, dúvidas rondam a comunidade do clube da região metropolitana. O técnico Edinho Rosa permaneceu para o Gauchão após a boa campanha na Série D, quando o Aimoré foi eliminado já nos mata-matas para a Portuguesa (RJ). Em seguida, o time caiu nas quartas de final da Copa Tarciso Flecha Negra para o futuro campeão, São Luiz.

A continuidade do comandante não é a única. Nomes como os jovens zagueiros titulares, Guilherme Lacerda (22 anos) e Vinicius Milani (21), o lateral-esquerdo Higor (27) e os volantes Mardley (27) e Paulinho Dias (34) também ficam no estádio Cristo Rei para o começo de 2023.

"O time teve alguns avanços. Melhorou no jogo-treino contra o Avenida. Contra o Criciúma, se defendeu na maior parte do treino, e no último, contra o Caxias, houve uma melhora global", fala Dalprá a respeito dos testes finais da preparação (veja mais abaixo).

Mudança tática nas últimas semanas

A entrada do volante colombiano Mateo Velasco, 20 anos, emprestado pelo Grêmio, pode ser um dos trunfos de Edinho Rosa para agregar competitividade ao Índio Capilé. O treinador admite que pretender ter um forte sistema defensivo e apostar em contragolpes, jogando "por uma bola".

A formatação do meio, com o ingresso de Velasco, ganha mais robustez. Assim, ele joga ao lado de Fábio e Mardley. O centroavante é um conhecido dos rubro-negros: Wesley Pacheco, que passou pelo Brasil sem empolgar a torcida no início de 2020.

Pré-temporada

Depois de perder para o Sindicato dos Atletas (2 a 0) e São José (2 a 1) em dezembro, o time de São Leopoldo melhorou os placares. Mesmo perdendo para o Avenida (1 a 0), em partida que Natan Dalprá considera equilibrada, o Índio Capilé empatou com Criciúma, sem gols, e Caxias, por 2 a 2.


Avenida
Vice-campeão do acesso em 2022
Estádio dos Eucaliptos
Treinador: Márcio Nunes

O Avenida está de volta à elite depois de três temporadas na Divisão de Acesso. O Periquito confirmou o retorno à primeira prateleira estadual após passar pelo Passo Fundo, na semifinal da Segundona do ano passado. O clube terminou a competição como vice-campeão, ao perder a final para o Esportivo.

O objetivo para o Gauchão deste ano é permanecer na primeira divisão e se possível conquistar um vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. A estreia será neste domingo, fora de casa, contra o Novo Hamburgo, às 16h. O duelo diante do Xavante acontecerá na 9ª rodada, no Bento Freitas, ainda sem data definida.

Base mantida

Depois de conquistar o acesso, o Avenida encerrou a temporada sem disputar a Copa Tarciso Flecha Negra. Com isso o grupo foi desfeito, mas muitos retornaram para a disputa do Gauchão. Entre eles estão dois nomes que atuaram pelo Pelotas na Copinha: o zagueiro Micael e o volante Jhonata Lima. Além da dupla, Rodrigo, Lucas Lopes, Jessé, Rafael Carrilho, Alexandre e Jeferson retornaram. O técnico também segue o mesmo. Márcio Nunes irá para a segunda temporada comandando o Periquito.

Com boa parte da base mantida de 2022, o Nida fez contratações pontuais para fortalecer o grupo. Entre as principais novidades aparecem o goleiro Rodolfo, ex-Figueirense, o meia Guilherme Garré, ex-ABC, que marcou o gol do acesso da equipe de Natal para a Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado, e os atacantes João Pedro, ex-Pelotas, e Carlos Henrique, conhecido como El Tanque, ex-Paraná.

Guilherme Garré, 29 anos, deve ser a referência técnica dentro de campo da equipe no campeonato. Além do ABC, o jogador tem passagens por Santo André, Remo e Figueirense, entre as principais equipes.

Fama de ioiô

Em 2023 o Avenida quer acabar com a incômoda fama de ser um clube “ioiô”. Nos últimos 15 anos foram cinco acessos e quatro rebaixamentos. O clube subiu em 2008, 2011, 2014, 2017 e 2022 e caiu em 2010, 2012, 2015 e 2019. Em duas ocasiões a queda aconteceu logo na temporada seguinte ao acesso.

Para o repórter da Rádio Gazeta de Santa Cruz do Sul, Adriano Muller, a expectativa para este ano é positiva pelas contratações. “O campeonato do Avenida é não cair e beliscar uma vaga em competição nacional”. Sobre a fama de ioiô, o jornalista acredita que o clube está mais forte do que em edições anteriores. “Nesse ano está diferente. O trabalho está mais profissional, com um diretor executivo, acho que vai dar certo”, diz.

Pré-temporada

A pré-temporada do Avenida iniciou no dia 1º de dezembro. Durante a fase preparatória foram cinco testes. No total foram três vitórias - 3 a 0 contra o Selecionado de Santa Cruz e Cachoeira do Sul e 1 a 0 sobre Aimoré e Juventude -, além de dois empates - 0 a 0 com o Grêmio Sub-20 e 1 a 1 diante do Brasil, no Bento Freitas.



Caxias
5º lugar em 2022
Estádio Centenário
Treinador: Thiago Carvalho

O Caxias entra no Campeonato Gaúcho 2023 com o objetivo de disputar uma vaga na semifinal, algo que o clube não conseguiu no ano passado. Em 2022, o Grená até começou bem a competição, mas perdeu fôlego na reta final e terminou em quinto, um ponto atrás do Xavante. Uma campanha entre os primeiros também garantiria ao clube uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024 caso não consiga o acesso para a Série C nesta temporada.

Na edição de 2023, o Caxias estreia em casa contra o Grêmio, no sábado, às 16h30min. O duelo diante do Brasil será na quarta rodada, no Bento Freitas, mas ainda sem data definida.

Grupo reformulado

Depois de mais uma eliminação traumática nas quartas de final da Série D, ano passado, o Caxias entrou em um processo de reformulação para a nova temporada. O técnico Thiago Carvalho permaneceu no cargo e jogadores como Bustamante, Marcelo e André, goleiro titular em 2022, mas que deve ser reserva no Gauchão, também seguiram no clube.

Para a disputa do Estadual neste ano foram mais de 20 contratações. Entre os principais nomes estão o goleiro Bruno Ferreira, o zagueiro Fernando, ex-Brasil, o lateral-esquerdo Dudu Mandai, o volante Vini Guedes, o meia Diego Rosa e os atacantes Marcão, Wesley e Jean Dias.

O atacante paraguaio Bustamante, que passou pelo Pelotas em 2021, é uma dos principais figuras da equipe grená. O jogador está machucado e pode ficar de fora da estreia, mas deve retornar em breve. Ele já trabalha com bola. Bustamante é um extrema de 27 anos que joga pelos dois lados do ataque. O paraguaio chegou ao Caxias ainda na Série D do ano passado.

Um time-base do Caxias pode ter Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Fernando e Dudu Mandai; Moacir, Marciel e Peninha; Bustamante, Jean Dias e Eron.

Para o narrador da Rádio Gaúcha Serra, Eduardo Costa, o Grená é um mistério por ter montado uma equipe praticamente do zero. “Os dois times chegam bastante reformulados. O Caxias manteve o técnico Thiago Carvalho e teve um tempo maior de preparação que o rival Juventude por exemplo”, disse o jornalista ao DP.

Fator local

Sempre forte jogando em seus domínios, o Caxias aposta nos duelos no estádio Centenário para conquistar pontos importantes. Na edição do Gauchão de 2022, o Grená atuou apenas cinco vezes em casa, com três vitórias, um empate e uma derrota, para o Inter. Já em 2023 serão seis jogos como mandante, incluindo o clássico Ca-Ju, na 10ª rodada.

Pré-temporada

Com o fim da temporada ainda em agosto, o Caxias teve bastante tempo para se organizar para 2023. A pré-temporada começou no dia 21 de novembro. O Grená optou por não disputar amistosos e sim apenas jogos-treinos. No total foram quatro duelos. Vitórias por 4 a 1 contra o Siapergs, 4 a 0 contra o sub-20 do Grêmio, 2 a 1 contra o Esportivo e um empate em 2 a 2 contra o Aimoré.



Esportivo
Campeão do acesso em 2022
Estádio Montanha dos Vinhedos
Treinador: Carlos Moraes

Promovido em 2019 e rebaixado em 2021, o Esportivo voltou a subir de divisão no ano passado, como campeão da Segundona. Nitidamente, o objetivo principal neste Gauchão é fugir do estigma de time “ioiô”. Portanto, o clube de Bento Gonçalves entra na competição para escapar da queda e, caso tenha sucesso, beliscar uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D da próxima temporada.

O Alviazul da Serra estreia no Estadual às 19h de domingo, quando recebe o São José, na tradicional Montanha dos Vinhedos. O time do técnico Carlos Moraes recebe o Xavante na terceira rodada, no dia 29 deste mês. Herdando a tabela do Guarany de Bagé, que caiu em 2022, o Tivo fará, inclusive, três dos primeiros quatro jogos como mandante.

Parte da base mantida

O Esportivo encerrou a última temporada após a garantia da vaga na elite, sem disputar a Copa Tarciso Flecha Negra. E conseguiu manter 12 jogadores do elenco responsável pelo acesso. Além deles, o comandante também continua: com a renovação anunciada em agosto, Carlos Moraes liderou o processo de contratações para complementar o plantel.

Segundo o jornalista Kévin Sganzerla, do Portal NB, de Bento Gonçalves, a falta de manutenção da base é avaliada como um dos grandes motivos para o rebaixamento em 2021. Ao buscar novos atletas, a direção alviazul apostou bastante no mercado do interior paulista.

O experiente centroavante Flávio Torres, 36 anos, que já vestiu a camisa do Esportivo e estava no Floresta (CE) em 2022, comandará o ataque. Além dele, o Alviazul tem no elenco alguns conhecidos do torcedor do Pelotas. Referência técnica do time da última Copinha, o meia Cris Magno foi contratado pelo Tivo, assim como o volante Hippólito. O goleiro Rafael Copetti, outro ex-Lobo, deve ser titular.

Lesões atrapalham preparação

A pré-temporada do Esportivo é considerada positiva por Sganzerla. Porém, problemas físicos preocupam. O lateral-esquerdo Magal, por exemplo, sofreu lesão e não deve se recuperar a tempo para disputar o Estadual. O reserva imediato, Roger, está em fase final de reabilitação de lesão e, por enquanto, nenhuma outra peça foi contratada para exercer a função.

“Outros jogadores contratados acabaram não conseguindo participar muito dos testes preparatórios, justamente por desconforto muscular ou alguma lesão não muito grave que acabou atrapalhando um pouquinho essa preparação”, avalia Kévin.

O penúltimo jogo-treino, diante do Hercílio Luz (SC), fez o treinador Carlos Moraes dizer publicamente que o desempenho preocupava para o Gauchão.

Pré-temporada

O Tivo fez cinco testes durante a preparação: duas derrotas, dois empates e uma vitória. A equipe da Serra foi superada, além do Hercílio (3 a 0), pelo Caxias, por 2 a 1. O único triunfo teve como adversário um combinado da região, em jogo-treino em que Flávio Torres marcou três vezes.



Grêmio
Campeão em 2022
Arena
Treinador: Renato Portaluppi

Vindo de cinco títulos do Campeonato Gaúcho consecutivos, o Grêmio busca manter a hegemonia no futebol do Rio Grande do Sul. Sem estar em competições continentais no ano, o Tricolor poderá focar na busca pelo hexacampeonato, algo que o clube conquistou pela última vez em 1990. Em 2022, o Imortal levantou a taça do Estadual pela 41ª vez na história, mesmo estando na Série B do Campeonato Brasileiro, eliminando o Inter na semifinal e o Ypiranga na decisão.

Na edição de 2023, o Tricolor estreia contra o Caxias, fora de casa, no domingo, às 16h30min. O confronto contra o Brasil será logo na segunda rodada, na Arena, no dia 25, às 21h30min.

Clube passa por reformulação

Mesmo com o título do Gauchão em 2022, a temporada do Grêmio foi abaixo do esperado dentro de campo. Com um elenco limitado tecnicamente, o time conquistou o acesso para a Série A, mas sem apresentar um bom futebol. Para a nova temporada, o Tricolor iniciou um grande processo de renovação, incluindo a mudança de presidente. Saiu Romildo Bolzan e assumiu Alberto Guerra.

O técnico Renato Portaluppi renovou o contrato e nomes importantes permaneceram como Geromel, Kannemann, Villasanti e Bitello. A grande mudança foi o número de contratações e as várias saídas de jogadores que não corresponderam no ano passado ou estavam emprestados. Deixaram o clube nomes como Janderson, Edilson, Rodrigo Ferreira, Nicolas, Elkeson, Biel, entre outros.

Já os reforços devem mudar o patamar da equipe no ano que o Grêmio retorna para a primeira divisão nacional. O Tricolor já anunciou as chegadas de Pepê, Reinaldo, Everton Galdino, Bruno Uvini, Gustavinho, Carballo, Cristaldo, Luis Suárez e Fábio. O lateral-direito João Pedro está em Porto Alegre e deve ser anunciado nos próximos dias.

Todos os setores passaram por mudanças, com exceção dos goleiros. Brenno deve ser o titular neste primeiro momento. Um time base do Grêmio deve ter Brenno, Fábio, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Carballo, Cristaldo e Ferreirinha; Suárez.

Não é segredo de ninguém que o atacante Luis Suárez será a grande atração da competição. O craque uruguaio foi apresentado com uma grande festa na Arena para mais de 30 mil torcedores. A chegada do atacante já rendeu quase 10 mil sócios novos para o Tricolor, fora as vendas de camisetas e produtos. A presença de Suárez nos jogos pelo interior também será uma atração a parte e uma forma das equipes capitalizarem com vendas de ingressos.

Pré-temporada

Com a Copa do Mundo sendo realizada no fim do ano, os clubes encerraram a temporada mais cedo do que o normal. Com isso, a pré-temporada iniciou em dezembro. O Grêmio iniciará o Gauchão com a força máxima. Em 2022 por exemplo, o Tricolor atuou nas primeiras duas rodadas com o time de transição.

Durante a preparação, a equipe de Renato Portaluppi disputou dois jogos-treinos. Vitórias contra o Concórdia-SC por 2 a 1 e 4 a 0 contra o Novo Hamburgo.



Internacional
3º lugar em 2022
Estádio Beira-Rio
Treinador: Mano Menezes

O Internacional é o maior campeão Gauchão com 45 títulos, porém não vence desde 2016. Mesmo estando na Copa Libertadores deste ano, voltar a vencer o Estadual é um dos objetivos do clube para 2023. No ano passado, o Colorado entrou como favorito na competição já que o Grêmio vinha de um rebaixamento. Dentro de campo o Inter não conseguiu mostrar um bom futebol e classificou para a semifinal apenas em terceiro, atrás de Ypiranga e Grêmio. Na semifinal o time vermelho caiu para o seu maior rival após perder em casa por 3 a 0 e vencer na Arena por 1 a 0.

Na edição de 2023, o Internacional estreia contra o Juventude, no Beira-Rio, no sábado, às 19h. O confronto contra o Brasil será na sétima rodada, no Bento Freitas, ainda sem data e horário definidos.

Inter mantém a base

Se o Gauchão não foi bom para o Inter, a partir do começo do Campeonato Brasileiro as coisas melhoraram no lado vermelho de Porto Alegre. Com a chegada de Mano Menezes e de vários reforços, o Colorado cresceu em desempenho e fez um grande campeonato, terminando como vice-campeão, atrás apenas do Palmeiras. O saldo foi a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores e a chance de iniciar 2023 com o time quase pronto.

Mano Menezes continua no comando técnico. O treinador poderá colocar em campo praticamente o mesmo time que terminou 2022. Até o momento o único reforço anunciado foi do lateral-direito Mário Fernandes. O goleiro John já está em Porto Alegre e deve ser oficializado nos próximos dias. Se poucos nomes chegaram no Beira-Rio, vários deixaram o clube pela falta de produção em campo e também para liberar espaço na folha salarial. Saíram atém o momento Roberto, Gustavo Maia, Liziero, Weverton, Kaique, Braian Romero, Edenilson e Taison. Daniel, David e Mikael estão com o futuro incerto.

Um negócio muito comemorado foi a contratação do atacante Wanderson em definitivo. Um dos destaques em 2022, o jogador custou cerca de R$ 24,6 milhões, sendo a segunda maior compra da história do Inter. Ele participou de 32 partidas, 27 delas como titular. Marcou sete gols e deu três assistências. O próximo objetivo da direção colorada é conseguir contratar o zagueiro Vitão, outro destaque do ano passado, que tem contrato até o meio do ano e pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Apesar da base mantida, a ideia da direção é contratar mais três ou quatro jogadores para qualificar o elenco. As maiores carências são volante, meio-campista e um centroavante. Um time base do Inter deve ter Keiller: Mário Fernandes, Mercado, Vitão e Renê; Johnny e Carlos de Pena; Mauricio, Alan Patrick e Wanderson; Alemão.

Pré-temporada

Assim como o Grêmio, a pré-temporada do Inter iniciou mais cedo em função da Copa do Mundo. Com isso, o Colorado também iniciará o Gauchão com força máxima. O time vermelho disputou dois jogos-treinos. Empate em 0 a 0 com o Barra-SC e venceu o São José por 2 a 0.


Juventude
10º lugar em 2022
Estádio Alfredo Jaconi
Treinador: Celso Roth

O ano de 2022 foi um dos piores da história do Juventude. O Jaconero foi rebaixado no Campeonato Brasileiro da Série A como lanterna, com apenas 22 pontos. No Gauchão a história quase foi a mesma. O time da Serra escapou da queda apenas na última rodada, com uma combinação de resultados porque, em campo, o time perdeu no Bento Freitas para o Brasil. No fim, o Alviverde terminou em 10º, dois pontos acima do União Frederiquense, o primeiro time rebaixado. O objetivo deste ano é chegar até a semifinal.

Na edição 2023, o Juventude estreia contra o Internacional, em Porto Alegre, neste sábado, às 19h. O duelo diante do Xavante será novamente na última rodada, mas desta vez no estádio Alfredo Jaconi, ainda sem data definida.

Nova realidade

Sem mais os valores da Série A, o Juventude precisou entrar novamente na realidade da Série B do Campeonato Brasileiro, ou seja, menos dinheiro e equipe com menor investimento. O técnico Celso Roth segue no comando. Ele assumiu na reta final da Série A, quando o Jaconero já não tinha mais chances de fugir do rebaixamento.

O elenco que terminou 2022 foi praticamente desfeito. Saíram nomes importantes como Chico Kim, Capixaba, Rodrigo Soares, William Matheus, Rafael Forster, Paulo Miranda, Vitor Mendes, Isidro Pitta, Guilherme Paredes e Ricardo Bueno. Entre os jogadores que permaneceram estão o goleiro Pegolari, o lateral-esquerdo Dudu, os volantes Jean Irmer e Jadson e o meia Rafinha como os principais destaques.

Já os reforços foram muitos. Cerca de 20 novos nomes desembarcaram no estádio Alfredo Jaconi. Entre os mais conhecidos estão o goleiro Tiago Couto, os laterais Alan Ruschel e Guilherme Guedes, os meias Vitinho e Fernando Boldrin e os atacantes Echaporã, Daniel Cruz e Vini Paulista.

Um time-base do Juventude para disputar o Gauchão pode ter Pegorari; Daniel Guedes, Gerardo Gordillo, Fernando Carvalho e Alan Ruschel; Jean Irmer, Émerson Santos, Jadson e Vitinho; Vini Paulista e Samuel Granada.

Entre os principais nomes está o volante Jadson. O jogador renovou o contrato e irá para a sua terceira temporada em Caxias do Sul. No ano passado disputou 47 jogos e nesta temporada de reconstrução será uma das lideranças do elenco e titular na equipe de Celso Roth.

Para Eduardo Costa, hoje é difícil de prever o desempenho do Jaconero neste começo de 2023. “O Juventude é uma incógnita com o Celso Roth. É um time praticamente novo e com um treinador que não trabalhava há seis anos”.

Pré-temporada

Com a Copa do Mundo no fim do ano, o calendário nacional terminou mais cedo. Com isso o Juventude começou a pré-temporada no dia 12 de dezembro. Durante a preparação foram três jogos-treinos ao total, com vitória contra o Siapergs por 1 a 0, empate em 2 a 2 com o São José e derrota para o Avenida por 1 a 0.


Novo Hamburgo
7º lugar em 2022
Estádio do Vale
Treinador: Gabardo Júnior

Repetir o feito de 2017, quando se sagrou campeão gaúcho, é algo fora da realidade para o Novo Hamburgo. Mas mesmo em outro nível, o objetivo não muda: surpreender. Na temporada passada o Anilado ficou a um ponto do Brasil, que avançou às semifinais, e revelou o atacante Alemão. O segundo semestre, porém, foi de decepção com a queda nas oitavas de final da Copa Tarciso Flecha Negra.

Como consequência do sétimo lugar em 2022, o clube conquistou vaga na Série D deste ano. O renovado grupo do Noia, cujo presidente agora é Jerônimo Freitas, ex-coordenador de base, estreará no Gauchão diante do recém-promovido Avenida, no Estádio do Vale, às 16h de domingo. Vai enfrentar o Xavante na sexta rodada, também como mandante.

Técnico estava no interior de Minas

Após a eliminação para o rival Aimoré na última Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a direção do Novo Hamburgo escolheu Gabardo Júnior, 40 anos, como novo treinador. O profissional começou a carreira nas categorias de base do Grêmio e teve experiências, mais tarde, nos times principais de Operário (MS), Vitória da Conquista (BA) e Boa Esporte (MG), onde estava desde 2020.

Em contato com a reportagem do DP, o repórter da Rádio Only, Luis Fernando Fracasso, explica que o plantel é uma mistura de jogadores experientes e veteranos. O goleiro Lucas Maticoli, o lateral-direito Itaqui - com passagem pelo Pelotas - e o atacante Lucas Gaúcho são apontados por ele como pilares da equipe que se forma.

Revelado na base do São Paulo, Lucas Gaúcho, 31 anos, deve começar o Estadual como titular do comando do ataque. Antes de chegar ao Anilado, o jogador estava na quarta divisão espanhola, atuando pelo Atlético Sanluqueño. Ao longo da carreira, defendeu clubes de vários países, como Kuwait, Lituânia e Tailândia, por exemplo. Lucas marcou o gol do Noia no amistoso contra o Brasil, em 30 de dezembro, que terminou em 1 a 1.

Quem passou pela Baixada

O lateral-esquerdo Breno Lorran, que defendeu o Brasil durante a Série B de 2017, o volante Luiz Meneses, contratado por Jerson Testoni na temporada passada, e o atacante Wellissol, de rápida passagem entre 2020 e 2021, são os ex-jogadores rubro-negros no plantel do Novo Hamburgo.

Pré-temporada

Em seis testes, o Novo Hamburgo acumulou três empates, duas derrotas e uma vitória. Dois dos amistosos o torcedor do Xavante acompanhou de perto: além do 1 a 1, o Rubro-Negro bateu o Noia por 1 a 0, no último dia 4. A equipe de Gabardo Júnior conseguiu superar somente o Atlético Catarinense, por 2 a 0. Diante do Grêmio, sofreu 4 a 0 em Porto Alegre.


São José
6º lugar em 2022
Estádio Francisco Noveletto
Treinador: Thiago Gomes

Um dos representantes do Rio Grande do Sul nas três principais divisões nacionais, o São José vem de uma temporada mediana. Em 2022, passou longe de qualquer risco de queda no Gauchão e na Série C do Brasileirão. Porém, não avançou de fase em nenhum dos campeonatos. Agora, sob comando do técnico Thiago Gomes e contando com várias caras conhecidas do torcedor do Xavante, o Zequinha busca repetir campanhas seguras e, quem sabe, dar um passo adiante.

A estreia do time do Passo D’Areia será diante do Esportivo, às 19h de domingo, em Bento Gonçalves. A equipe da Zona Norte da capital jogará seis das 11 partidas no gramado sintético do Passo D’Areia. Uma delas, aliás, contra o Brasil, na quinta rodada do Estadual, em 4 ou 5 de fevereiro. A direção anunciou pacote de ingressos para os seis compromissos em casa por R$ 90.

Trabalho iniciado há quatro meses

Thiago Gomes foi anunciado no começo de setembro, um mês depois de encerrar a passagem de dez jogos como treinador do Xavante na Série C. Desde então, o técnico passou a montar o elenco que defenderá as cores do clube na elite pela 24ª edição consecutiva do Gauchão.

Algumas figuras dispensam apresentação para quem acompanha o futebol do interior. Aos 33 anos, o experiente goleiro Fábio Rampi continua absoluto como titular. Será a nona temporada seguida do camisa 1 pelo Zequinha. No fim de 2022, ele participou da vitoriosa trajetória do São Luiz na Copa Tarciso Flecha Negra, por empréstimo, após o encerramento da Série C pelo time ao qual pertence.

Nomes como os zagueiros Tiago Pedra e Jadson, o lateral-esquerdo Marcelo, o volante Lissandro e o meia Sillas permanecem. O clube garimpou o lateral-direito Matheus Pivô, ex-Passo Fundo, e apostou no meia Rondinelly, ex-Grêmio e Palmeiras.

Ex-rubro-negros no meio e no ataque

Os extremas Netto e Matheuzinho, que passaram pelo Brasil entre 2020 e 2021, brigam por posição entre os titulares do Zeca. Artilheiro do Rubro-Negro na Série C do ano passado, quando trabalhou com Thiago Gomes, Thiago Santos começa o Gauchão como dono da camisa 9. Recentemente, o São José anunciou a chegada de Karl, volante titular e capitão do Xavante em boa parte de 2022.

“A gente sabe que o primeiro semestre é muito rápido, o Estadual rapidamente acaba. Se você não larga bem, briga contra o rebaixamento. Se larga bem, briga pela parte de cima da tabela. O foco total é fazer uma boa estreia no Gauchão e viver jogo a jogo”, diz o técnico ao DP, ressaltando que o grupo só se fechou em dezembro.

Pré-temporada

O São José foi o clube que mais realizou testes preparatórios para o Gauchão 2023: ao total, 13, com sete vitórias, quatro empates e duas derrotas. Um revés teve o Monsoon como adversário, e o outro o Internacional, no último sábado, no Beira-Rio. Contra o Brasil houve empate por 2 a 2 no estádio Francisco Noveletto, em 7 de janeiro.


São Luiz
9º em 2022
Estádio 19 de Outubro
Treinador: William Campos

Indo para o sexto Gauchão consecutivo, o São Luiz busca surpreender e garantir uma vaga entre os quatro classificados para a próxima fase. O clube de Ijuí vem de uma sequência de participações abaixo da média nos últimos três Estaduais. Depois de um quarto lugar em 2019, o Rubro terminou em penúltimo em 2020, mas não caiu em função da pandemia, que fez a FGF não rebaixar ninguém naquele ano. Em 2021, o São Luiz terminou em oitavo e ano passado ficou em nono.

Na edição deste ano a estreia será contra o Ypiranga, atual vice-campeão, no estádio 19 de Outubro, neste sábado, às 19h. O duelo diante do Xavante será apenas na 10ª rodada, no Bento Freitas, mas ainda sem data definida.

São Luiz encerrou 2022 com título 

O Alvirrubro de Ijuí chega para a disputa do Estadual vindo de uma conquista. O São Luiz foi campeão da Copa Tarciso Flecha Negra, em novembro, título que garantiu ao clube uma vaga na Copa do Brasil deste ano e a participação na Recopa Gaúcha, que perdeu para o Grêmio por 4 a 1, na terça, em jogo que marcou o começo da temporada do futebol no Rio Grande do Sul. Foi a primeira vez que o São Luiz levantou a taça da tradicional competição do segundo semestre.

Base mantida

Com o sucesso na campanha da Copinha, o time do técnico William Campos teve poucas baixas de um ano para o outro. Deixaram o São Luiz o goleiro Fábio, que estava emprestado pelo São José, e o volante Prill, que foi para o Esportivo, além de Igor Silva, ex-dupla Bra-Pel, João Felipe e Jhonatan Ribeiro.

Jogadores importantes como Mizael, Rafael Goiano, Diego Rocha, Marcio Goiano, Paulinho Santos, Felipe Guedes, Laion, Ygor Vinicius, Édipo e Ricardo Thalheimer permaneceram no 19 de Outubro para a temporada 2023.

Entre os nomes contratados estão Roballo, Gabriel Félix, Lucas Evangelista, Wesley, Lucas Sampaio, David, Moisés, Álvaro, William Amorim, Jarro, ex-dupla Bra-Pel, e Éderson. Das novidades, aliás, Éderson é o nome mais conhecido em termos de futebol nacional. O atacante de 33 anos tem passagens por grandes clubes como Vasco, Athletico e Fortaleza. Em 2022 estava atuando na Chapecoense, onde marcou um gol em 12 jogos.

O time do São Luiz que abriu a temporada na disputa da Recopa foi escalado por William Campos com Gabriel Félix; Mizael, Rafael Goiano, Diego Rocha e Márcio Goiano; David, Paulinho Santos e Laion; Ygor Vinícius, Éderson e Jarro.

Pré-temporada

Depois de encerrar 2022 com o título da Copinha, o São Luiz não teve muito tempo de férias e iniciou a pré-temporada no dia 7 de dezembro. Durante a preparação o Rubro realizou quatro testes: vitórias contra o time sub-20 da Chapecoense, por 3 a 1, e 2 a 0 sobre o Siapergs, além de dois empates com o Concórdia (SC) em 0 a 0, fora de casa, e 1 a 1, em Ijuí.


Ypiranga
Vice-campeão em 2022
Estádio Colosso da Lagoa
Treinador: Luizinho Vieira

Em 2022, o Ypiranga foi vice-campeão estadual sob comando de Luizinho Vieira e despertou atenção do País. O restante da temporada passada, porém, se desenrolou de forma frustrante, já que o clube do Colosso da Lagoa não conseguiu se classificar aos quadrangulares finais da Série C.

Agora, há motivos para acreditar em nova boa campanha. O treinador renovou contrato e 12 atletas continuam. O primeiro passo do Canarinho será neste sábado, às 19h, em visita ao São Luiz, no estádio 19 de Outubro, em Ijuí. E o Brasil, que no último ano foi adversário da equipe de Erechim em quatro ocasiões, duas delas pelas semifinais do torneio regional, desta vez fará a longa viagem até o Noroeste do Estado, na oitava rodada.

Expectativa por conta do ano passado

A reportagem do DP conversou com o jornalista Renan Santos, repórter da RBS TV em Erechim. Segundo ele, a projeção para 2023 é repetir – ou chegar perto – do feito no Gauchão passado. Outra meta do Ypiranga envolve a garantia de uma vaga na Copa do Brasil de 2024. Para tanto, seria necessário chegar às semifinais.

Entre os 12 jogadores remanescentes de 2022 aparece o lateral-direito Gedeílson. Após breve passagem pelo Criciúma, que disputou a Série B, o jogador de 30 anos retornou ao Colosso da Lagoa. Eleito o melhor da posição no último Estadual, ele veste a braçadeira de capitão e, além de ser um dos pilares do time, também tem muito prestígio com a torcida.

Contratado em meio à Série C, o meia João Pedro, revelado na base do Athletico Paranaense, assumiu a titularidade e voltará a figurar nos 11 iniciais de Luizinho. Aos 25 anos, ele deve ser a referência técnica do Canarinho e, conforme Renan, recebeu propostas de clubes da Série B, mas preferiu permanecer em Erechim.

Reforços conhecidos

Os extremas Leandro Córdova e Gui Azevedo, formados respectivamente por Internacional e Grêmio, e o centroavante Bruno Baio, mais um da base colorada, foram alguns dos 14 contratados para 2023. Outro jogador de frente, William Barbio, ex-Vasco, também chegou.

“É um time interessante e que tem potencial para classificar. Teve bom desempenho nos jogos-treino. Mesmo na derrota para a Chapecoense, a equipe fez boa partida”, avalia Renan. Nos testes realizados durante a pré-temporada (veja abaixo), o treinador do Ypiranga indicou que pode atuar sem um meia clássico centralizado, por exemplo.

Estima-se um time-base com Allan; Gedeílson, Islan, Ronald e Patric Calmon; Clayton, Ralph; João Pedro, Matheuzinho, William Barbio e Bruno Baio. O goleiro Caíque, 25 anos, revelado pelo Vitória (BA) e integrante de seleções brasileira de base, deve ganhar a vaga, mas ainda não está regularizado para a estreia deste sábado.

Pré-temporada

Foram três jogos-treino: vitórias sobre Concórdia (SC), por 3 a 2, e Azuriz (PR), por 1 a 0, e derrota para a Chapecoense, por 2 a 0.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com problema no tornozelo, Amaral é dúvida para enfrentar o Aimoré Anterior

Com problema no tornozelo, Amaral é dúvida para enfrentar o Aimoré

Atleta profissional, Chico Gomes promove clínica de padel em Pelotas Próximo

Atleta profissional, Chico Gomes promove clínica de padel em Pelotas

Deixe seu comentário