Gauchão 2024

Hora da estreia: Xavante recebe o Novo Hamburgo

Cinco meses depois de sua última partida oficial, Brasil abre campanha no Estadual às 19h deste sábado, no Bento Freitas

Foto: Jô Folha - DP - Pré-temporada rubro-negra começou em 21 de novembro e é a maior entre os 12 clubes do campeonato

Nova direção, nova comissão técnica, novos jogadores. Muita coisa é nova no Brasil que estreia no Campeonato Gaúcho 2024. Às 19h deste sábado (20), o Xavante recebe o Novo Hamburgo no Bento Freitas e abre sua 11ª campanha consecutiva na elite estadual. Se há alguns anos o Rubro-Negro era a terceira força do Rio Grande do Sul, agora o cenário mudou e o clube tem uma das menores folhas salariais da competição.

Dos 26 atletas do atual elenco, apenas Rafael Dumas já vestiu a camisa vermelha e preta em partidas oficiais. Lesionado, o zagueiro não deve ficar à disposição. Em recuperação de fratura no punho sofrida no início da pré-temporada, o atacante Nycollas Queiroz também não joga. A principal dúvida é o também atacante Vini Charopem, afastado de alguns treinos recentes por problema muscular. Recuperado de problema muscular, Tinga terá condição de participar de pelo menos uma parte do confronto, como titular ou saindo do banco.

> Nova sala de imprensa da Baixada é inaugurada com homenagem a Sérgio Cabral.

Brasil e Novo Hamburgo se enfrentaram três vezes no ano passado. Cada time venceu uma vez e houve um empate. Se em 2023 o duelo pelo Gauchão aconteceu no Estádio do Vale, desta vez a vantagem do mando é xavante. A direção anunciou ingressos promocionais por R$ 20 até a noite de sexta. Bilhetes seguem à venda no site, na Central de Sócios da Baixada e em lojas Hercílio (leia mais nas redes sociais do clube).

O jogo será transmitido com imagens em duas plataformas: o YouTube do portal GZH e o site ge.globo/rs. Online, o Jornal acompanha a partida em tempo real via diariopopular.com.br.

Gauchão
Primeira rodada

Sábado
16h30min
| Caxias x Grêmio
19h | Brasil x Novo Hamburgo
Santa Cruz x Juventude
São José x São Luiz

Domingo
16h
| Internacional x Avenida (sem público)
19h | Guarany x Ypiranga

(Após 11 rodadas, avançam às quartas de final os oito primeiros colocados; dois caem).

Com dúvidas relacionadas a Tinga e Vini Charopem, jovens Jhonas (E) e Maurício (D) podem aparecer no time. Fotos: Gustavo Pereira - DP


Dúvidas na equipe

Fabiano Daitx não deu pistas sobre a escalação titular. A única interrogação na projeção de equipe parece mesmo estar em uma das pontas e consequentemente na posição mais adiantada do ataque, por dentro. Se Charopem realmente não atuar, os jovens Jhonas e Maurício brigariam por um lugar entre os 11. A dupla apareceria até mesmo junta no time caso Tinga (leia abaixo) inicie como opção para entrar depois do intervalo.

Sem um centroavante típico no elenco, o sistema ofensivo xavante será de mobilidade. Matheus Guimarães e JP Bardales podem jogar pelos lados ou por dentro. Recuperado de incômodo muscular, Tinga estará relacionados, porém a dúvida é se como titular ou reserva. Na lateral-esquerda, o último contratado, Jefinho, pode ganhar a vaga de Matheus Marques.

Em coletiva na sexta-feira, o treinador citou o Rubro-Negro entre seis times - não mencionados - que espera ver no mesmo patamar durante o Gauchão. E tenta tirar o peso do primeiro compromisso. “São 11 decisões. A gente sabe que dentro de casa o Brasil tem que ser forte, que a estreia é importante. Mas não é o último jogo nem o mais importante. É uma vitória daquelas que a gente precisa. Ganhou esse, vai ter que ganhar na quarta [contra o Avenida, fora de casa, às 20h]. Se não ganhar esse, vai ter que ganhar na quarta”, diz.

> Elenco do Brasil é o mais jovem do Estadual.

Comentários da imprensa

Marcelo Prestes, da Rádio Universidade

O Gauchão 2024 para o Brasil é um enorme ponto de interrogação. Dúvidas e incertezas sobre o que vai acontecer é o sentimento nas rodas de conversas e debates esportivos que falam do Xavante. O que eu espero? Que seja uma competição tranquila e de superação dentro de campo, pois o Brasil não terá vida fácil. Seja pelas dificuldades fora de campo ou pelas limitações de um grupo que começou do zero. Que toda essa desconfiança (justa) se transforme em motivação para esse grupo de atletas. A maioria está recebendo a grande chance da carreira de fazer parte de um clube que tem tradição, história e principalmente torcida. Que no apito inicial, às 19h de sábado, eles sejam um time de guerreiros como canta a torcida e façam dessa oportunidade uma Copa do Mundo e que no fim de tudo as interrogações se tornem um belo ponto final”.

José Tonini, da Rádio Dez FM

Embora os dois meses de preparação do Xavante para este Gauchão, acredito que a luta será para permanência. Essa visão é por conta das dificuldades administrativas que o clube enfrentou ao longo dos últimos meses, que culminaram com a negativa de diversos atletas prospectados pela nova direção. Por isso a formatação de um grupo jovem com muitos atletas ainda desconhecidos. Mas cabe agora a Fabiano Daitx mobilizar as peças que possui e extrair o melhor deste grupo. Se der liga, o Brasil pode até lutar por uma vaga entre os oito classificados”.

Sérgio Pierobom, da Rádio Tupanci

O Brasil tem um elenco desconhecido na sua maioria, mas é jovem e isso pode favorecer a equipe. Jogadores com ótimo preparo físico e um treinador que conhece o futebol gaúcho, tem alternativas de esquema tático e faz boa leitura de jogo. O sistema defensivo e o meio-campo estão relativamente bem. O ataque deixa a desejar com poucas jogadas ofensivas e pouca criatividade. Tirando as duplas Gre-Nal e Ca-Ju, não vejo nenhum adversário acima da média, o que pode ser um fator positivo para o Rubro-Negro. A única certeza é o torcedor xavante que sempre faz a diferença. No mais são dúvidas, apreensões e incertezas”.

Prováveis escalações

Brasil: Gabriel Oliveira; Danilo, Zé Pedro, Bruno Reis, Jefinho; Anderson Recife, Jeferson Lopes, Tinga (ou Maurício); JP Bardales, Matheus Guimarães e Maurício (ou Jhonas ou Tinga). Técnico: Fabiano Daitx.

Novo Hamburgo: Lucas Maticoli; Anílson, Santiago, Thiago (ou Marcão), Raí; Fraga, Patrick, Garré; De Paula, Erick Bahia e Édipo. Técnico: Edinho Rosa.

Horário: 19h deste sábado.
Transmissão: ge.globo/rs e YouTube de GZH.
Tempo real: diariopopular.com.br.
Árbitro: Daniel Nobre Bins.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inaugurada, nova sala de imprensa do Bento Freitas homenageia Sérgio Cabral Anterior

Inaugurada, nova sala de imprensa do Bento Freitas homenageia Sérgio Cabral

Guia do Gauchão #6: Novo Hamburgo investe em sequência no comando técnico Próximo

Guia do Gauchão #6: Novo Hamburgo investe em sequência no comando técnico

Deixe seu comentário