Série D 2023

Hora da verdade: Brasil decide vaga contra o Patrocinense

Atuando no interior de Minas Gerais, Xavante precisa vencer o CAP, às 11h deste domingo, para seguir sonhando com o acesso e não ter a temporada encerrada

Foto: Jô Folha - DP - Com salários atrasados, elenco rubro-negro não concedeu entrevista desde o jogo passado; para classificar, Márcio Jonatan (foto) é uma das apostas ofensivas

Em meio a um ambiente tenso em função dos salários atrasados e protestos dos jogadores, o Brasil se prepara para mais uma decisão pela Série D do Campeonato Brasileiro. Duas semanas atrás, a temporada e o sonho do acesso xavante poderiam ter sido encerrados ainda na primeira fase, mas a equipe de Rogério Zimmermann venceu o Concórdia e, com ajuda de resultados paralelos, garantiu uma vaga na segunda etapa da competição nacional. 

Desta vez o cenário é diferente. O Rubro-Negro depende apenas de si, mas o duelo será fora de casa. Às 11h deste domingo, o Brasil enfrenta o Patrocinensepelo jogo de volta da segunda fase da Série D. A partida do Bento Freitas terminou empatada em 0 a 0. 

Como gol como visitante não é critério de desempate, qualquer novo empate levaria a decisão para os pênaltis. Quem vencer por qualquer placar avança às oitavas de final.  

O classificado enfrentará a Portuguesa (RJ), que neste sábado eliminou o Operário (MT) ao golear em casa por 4 a 0. 

Único meia do elenco, Beléa não viaja 

Guilherme Beléa está fora do jogo deste domingo. O meia não viajou com a delegação para Patrocínio por motivos desconhecidos. Não havia confirmação, até o fechamento desta edição, se algum outro atleta também ficou de fora.

Sem Beléa, Rogério terá que fazer improvisações. Uma possibilidade é colocar Lailson de volante e adiantar Denis Germano, função que o jogador já desempenhou na temporada. Branquinho e Rafael Souza também são possibilidades. 

Já sobre os problemas financeiros, o vice de futebol Ricardo Fonseca confirmou que ainda falta quitar 70% dos salários de junho do departamento de futebol e do elenco. Sem receber em dia, os jogadores decidiram não conceder entrevista. A lei do silêncio iniciou na ida, e nem mesmo Rogério Zimmermann concedeu entrevista coletiva. 

Artilheiro está de volta 

Desfalque no primeiro jogo, Mário Henrique retorna após cumprir suspensão. O lateral-esquerdo é o artilheiro do Xavante na competição com cinco gols e o principal cobrador de pênalti da equipe. 

Quem também volta é o atacante Wellington. O extrema também cumpriu suspensão no primeiro jogo. A expectativa é que ele retorne ao time titular. Wellington iniciou nas últimas três rodadas da primeira fase. 

Já Tony e Amaral são dúvidas. O lateral deixou o jogo de ida no intervalo, enquanto o volante sequer atuou. Como o Brasil não divulga boletim médico e nem a lista de relacionados, não se sabe a situação da dupla e nem se viajaram rumo a Patrocínio. Thiago Henrique e Chicão seriam os prováveis substitutos. 

O Brasil chegou a Patrocínio na tarde desta sexta-feira. O Rubro-Negro ainda faria dois treinos na cidade mineira. 

Em caso de eliminação, será o último jogo de Zimmermann nesta sua quinta passagem pelo clube, que iniciou em outubro do ano passado. RZ retorna ao banco de reservas após cumprir suspensão domingo passado. Ele está a cinco jogos de passar Paulo de Souza Lobo, o Galego, como o treinador com mais partidas pelo Brasil. Rogério já afirmou que não seguirá como treinador da equipe após o fim desta Série D. 

Patrocinense aposta no fator local 

O adversário do Brasil ainda não perdeu jogando no estádio Pedro Alves do Nascimento nesta Série D. Em sete jogos na fase de grupos, foram cinco vitórias e dois empates, sofrendo apenas um gol. 

Contra o Brasil, o CAP terá um forte apoio vindo das arquibancadas. São esperados até quatro mil torcedores, número acima da média da equipe. A imprensa local relata que na cidade a mobilização é grande para o jogo. 

O Patrocinense pode chegar pela primeira vez na história às oitavas de final da competição nacional, em sua terceira participação. 

O fator climático também pode pesar contra o Xavante. O jogo será disputado às 11h e a previsão aponta tempo seco e calor na hora do confronto. Desde a temporada passada o Brasil não disputa uma partida neste horário. 

Em relação ao time mineiro, a expectativa é que o técnico Vitor Bill repita a mesma escalação do primeiro jogo 

Segunda fase | Jogos de volta 

Sábado (5)
15h | Hercílio Luz (SC) x Ferroviária (SP) [1x1]
Athletic Club (MG) x Brasiliense (DF) [2x0]
15h30min | Ceilândia (DF) x Vitória (ES) [0x1]
16h | Portuguesa (RJ) x Operário (MT) [0x1]
17h | Ferroviário (CE) x Princesa do Solimões (AM) [1x1]
Bahia de Feira (BA) x Potiguar (RN) [1x0] 

Domingo (6)
11h | Patrocinense (MG) x Brasil [0x0]
15h | Atlético (CE) x Águia de Marabá (PA) [1x1]
Caxias x Inter de Limeira (SP) [1x0]
16h | Nacional (AM) x Parnahyba (PI) [0x2]
Sousa (PB) x Falcon (SE) [1x1]
Nacional de Patos (PB) x ASA (AL)[0x1]
Tuna Luso (PA) x Maranhão [3x2]
Anápolis (GO) x Democrata-GV (MG)[0x0]
18h | Retrô (PE) x Pacajus (CE) [2x1]
19h | Maringá (PR) x Camboriú [0x0] 

*O vencedor de Brasil x Patrocinense encara, nas oitavas de final, quem avançar entre Operário (MT) e Portuguesa (RJ).

Cenário do Xavante 

Para o Brasil classificar - Vencer por qualquer placar 

Para ir para os pênaltis - Empatar por qualquer placar 

Para ser eliminado - Perder por qualquer placar

Prováveis escalações

Patrocinense: Cairo; Ronaldo, Matheus, Dante, João Gabriel, Anderson Recife, Marinho, Gui Campana, Gleisinho e Willian Mococa; Léo Santos. Técnico: Vítor Bill.

Brasil: Marcelo Pitol; Tony (ou Thiago Henrique), João Marcus, Rafael Dumas e Mário Henrique; Chicão, Denis Germano, Wellington, Lailson (ou Rafael Souza) e Márcio Jonatan; Rafael Costa. Técnico: Rogério
Zimmermann. 

Horário: 11h deste domingo. 

Transmissão: apenas rádios. 

Tempo real: diariopopular.com.br. 

Árbitro: Thiago de Mattos (SP). 

Local: Pedro Alves do Nascimento.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jogo do Pelotas contra o São Borja é adiado Anterior

Jogo do Pelotas contra o São Borja é adiado

Portuguesa (RJ) será adversária de Brasil ou Patrocinense nas oitavas de final Próximo

Portuguesa (RJ) será adversária de Brasil ou Patrocinense nas oitavas de final

Deixe seu comentário