Correndo atrás

Jovem Atleta recebe convite para torneio na Argentina e busca recursos

Projeto social do bairro Getúlio Vargas, em Pelotas, estima custo de R$ 13 mil com transporte para ir ao país vizinho em julho

Foto: Richard Juliel - PJA - Programa já atendeu 1,5 mil garotos desde a criação, em 2008

Desde 2008, o Jovem Atleta usa o futebol como principal meio de inserção social de crianças e adolescentes de seis a 17 anos. Além de fomentar a prática do esporte, o projeto no bairro Getúlio Vargas exige bom desempenho escolar e busca garantir que os beneficiados se mantenham afastados das drogas e das ruas. Agora, um dos objetivos é encontrar recursos para disputar um torneio de base em Colón, província de Buenos Aires, na Argentina. 

O custo total estimado para o deslocamento de mais de mil quilômetros – cerca de 14 horas de viagem – é de R$ 13 mil junto a uma empresa de fretamento, segundo o coordenador do programa, Carlos Oliveira. O terceiro Encuentro Amistoso de Fútbol está marcado para os dias 21, 22 e 23 de julho, reunindo representantes de seis países: Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia, fora Brasil e Argentina. O Jovem Atleta projeta uma delegação de 30 atletas e dez responsáveis. 

“Será uma experiência única que ficará na memória deles para sempre, além do aprendizado que levarão desse evento para o resto da vida”, afirma o coordenador a respeito do impacto da participação na competição para a gurizada. Conforme Carlos Oliveira, o campeonato amistoso na categoria sub-17 contará com jogadores das bases de Boca Juniors, River Plate, Vélez e San Lorenzo, por exemplo.

O projeto

Taylor, 11 anos, é lateral-esquerdo. Murilo, 12, e João Pedro, também 11, jogam na zaga. Werick, 11, atua como atacante e sonha em vestir a camisa do Internacional. Murilo diz gostar dos treinos: “é a melhor escolinha que já frequentei”. Mesmo que estejam abaixo da idade limite para disputar o torneio na Argentina, eles são exemplos dos impactos do projeto na vida dos garotos – há 15 anos, mais de 1,5 mil já foram beneficiados nos campos do Getúlio Vargas. 

O coordenador do Jovem Atleta enfatiza que a sede do programa, próxima ao local dos treinamentos, também serve como ponto de oferecimento de lanche, apoio escolar e curso para as mães dos cadastrados. Ainda auxilia a comunidade do bairro com doações de roupas, calçados e alimentos e a entrega de refeições.

Fontes de renda 

Carlos Oliveira afirma já ter solicitado o transporte diretamente junto ao gabinete da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Até a publicação desta matéria, porém, a resposta ainda não havia sido dada. O Jovem Atleta tem parceria com o Pacto Pelotas Pela Paz. Em Colón, o governo da província de Buenos Aires assegura hospedagem e alimentação. 

Ao Diário Popular, entretanto, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pelotas emitiu a seguinte nota: “O coordenador do departamento de Esporte da Secretaria de Educação, Isaque da Luz, informou não haver nenhum pedido protocolado no departamento com relação a este projeto específico. Também, ressaltou que o caminho para o custeio de ações esportivas é o programa municipal Pró-Esporte, cujas inscrições encerraram na última sexta-feira”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com time alternativo, Pelotas estreia na Copinha contra o Novo Hamburgo Anterior

Com time alternativo, Pelotas estreia na Copinha contra o Novo Hamburgo

Pelotas 1 x 0 Novo Hamburgo: veja como foi Próximo

Pelotas 1 x 0 Novo Hamburgo: veja como foi

Deixe seu comentário