Artes marciais

Karatê: Taça Cidade de Pelotas acontece neste sábado

Competição terá a participação de 19 equipes de todo o Rio Grande do Sul

Foto: Rodrigo Chagas - Ascom - Atividades começam às 9h

Pelotas será a capital do karatê gaúcho neste sábado (16). Com a segunda edição da Taça Cidade de Pelotas, equipes e atletas de todo o Rio Grande do Sul estarão presentes após o destaque da edição de 2023. Com abertura oficial marcada para as 9h, o evento acontecerá no Ginásio Municipal Orocindo Azevedo Karosso, na rua Álvaro Chaves, 2.000, com entrada gratuita.

A organização do evento fica a cargo do sensei Ilton Marques, um dos mais experientes da modalidade no Rio Grande do Sul, com quase 50 anos de prática. De acordo com Ilton, a competição é um sucesso mais uma vez. “Estamos muito felizes em conseguir realizar mais um evento de qualidade em nossa cidade. Isso mostra a força do esporte e principalmente do karatê que temos aqui”, relata.

De vários lugares

Com 19 equipes inscritas, o evento contará com a participação de cerca de 130 atletas, dos seis aos 60 anos, divididos por sexo, faixa etária, graduação e peso. Também haverá as categorias para pessoas com deficiência, que tiveram isenção de inscrição, visando o incentivo à participação dos atletas. As maiores delegações vêm de Barra do Ribeiro e Guaíba, com a equipe União (23 atletas), e de Cruz Alta, com o Dojo Samurai (22 atletas).

O evento é oficializado pela Federação Gaúcha de Karatê (FGK), integrando o calendário da entidade. Apesar disso, com o objetivo de aproximar a comunidade da modalidade, diversas equipes de outras federações também foram convidadas e farão parte do campeonato. Quatro equipes pelotenses vão marcar presença: Shido-Kan, Kyokai, Hiryu-Kan e Ativa.

Relevância

De acordo com Fernando Marques, atleta pelotense de destaque em nível nacional e internacional e diretor técnico da Associação Shido-Kan, é muito importante que a cidade realize este tipo de evento. “O karatê pelotense e gaúcho só tem a crescer com eventos desse porte. Premiação de padrão internacional e diversas ações visando o bem-estar dos atletas agregam muito e geram crescimento da modalidade”, exalta.

A competição conta com apoio oficial da Prefeitura de Pelotas, via fomento ProEsporte, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed). Além disso, considerando a movimentação no cenário econômico da cidade, a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) também é parceira na realização do evento. O campeonato tem patrocínio da Zanshin Materiais Esportivos, Farmácias Associadas e Rabassa Corretora de Seguros.

Equipes confirmadas
1)
AABB (Porto Alegre)
2) GojuKai (Santana do Livramento)
3) SportsCenter (Bagé)
4) Askab (São Leopoldo)
5) Ativa (Pelotas)
6) Dojo Samurai (Cruz Alta)
7) Honshin-Kai (Porto Alegre)
8) Valentini Fight Team (Porto Alegre)
9) Kyokai (Pelotas)
10) UFRGS (Porto Alegre)
11) Hiryu-Kan (Pelotas)
12) Hachiman (Gravataí e Canoas)
13) Time Daneres (Cachoeirinha)
14) Shinjigenkan (Porto Alegre)
15) Shido-Kan (Pelotas)
16) União (Barra do Ribeiro e Guaíba)
17) Ikigai (Porto Alegre)
18) Tora (Porto Alegre)
19) Danketsu (Capão da Canoa)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil participa nesta sexta do conselho técnico da Série D Anterior

Brasil participa nesta sexta do conselho técnico da Série D

Piedro Tuchtenhagen disputa repescagem nesta sexta no Pré-Olímpico Próximo

Piedro Tuchtenhagen disputa repescagem nesta sexta no Pré-Olímpico

Deixe seu comentário