Boca do Lobo

Lanzini comenta período sem jogos: “Quase uma pré-temporada de novo”

Técnico interino do Pelotas cita trabalho de conceitos táticos como prioridade durante mês de paralisação da Série A-2

Foto: Aline Klug - Especial DP - Interino comandou o Áureo-Cerúleo em duas partidas depois da saída de Paulo Porto

Matéria atualizada às 19h33min desta quarta-feira (22).

Com a suspensão da Série A-2, maio se transformou, praticamente, em uma nova pré-temporada para os clubes. No caso do Pelotas, a definição é de Ariel Lanzini, técnico interino. Em entrevista concedida nesta quarta o Diário Popular, o profissional abordou os impactos do período sem jogos por conta da tragédia que assola o Rio Grande do Sul.

> FGF divulga nova tabela básica.

O elenco reiniciou os treinos há uma semana. Antes, Ariel passou dias em Porto Alegre. Enfrentou falta de água e luz, além da dificuldade para deixar a capital - “não é nada para quem perdeu casa, perdeu familiares”, resume o treinador. O lateral-esquerdo Adryel teve a moradia invadida pela água em Eldorado do Sul, mas ele e seus parentes passam bem. O jogador, inclusive, treina normalmente com o grupo em Pelotas.

“É conseguir trabalhar essas questões de foco, principalmente. É uma tragédia, então tem que ter a cabeça boa para, no momento do treinamento, ter a cabeça limpa para trabalhar. Cada pessoa reage de uma maneira. O Pelotas deu todo o suporte”, diz o técnico de 35 anos.

Divisão de Acesso retornará no fim de semana dos dias 1º e 2 de junho.

Influência da chuva

Desde a retomada, as atividades do grupo áureo-cerúleo acontecem na Boca do Lobo ou no Parque Lobão. A previsão de chuva até o fim da semana pode causar uma adaptação do planejamento, com algum treinamento deslocado para quadra sintética da cidade, por exemplo. Segundo Ariel, a realização de um último jogo-treino antes da partida contra o Futebol com Vida ainda é incerta.

“A pausa acabou melhorando um pouco o gramado, porque teve uma semana sem treinos. A gente está intercalando a Boca do Lobo e o CT. Não adianta ficar desgastando o estádio, a gente sabe que a gente vai precisar jogar. Gosto de ter uma equipe técnica, que bota a bola no chão para jogar, e para isso precisa de um campo de qualidade”, afirma o interino.

Modelo de jogo

Comandada por Paulo Porto, mas com a participação do então auxiliar Ariel Lanzini, a pré-temporada oficial do Pelotas para a Divisão de Acesso teve 40 dias. Entre o duelo diante do Aimoré, em 28 de abril, e o compromisso contra o Futebol com Vida, no início de junho, serão 34 ou 35 dias. Por isso, a inesperada pausa forçou uma mudança de rota da comissão técnica.

“A gente teria muitos jogos na bagagem. Hoje estamos com um planejamento diferente, fazendo uma intertemporada, quase uma pré-temporada de novo. [...] Estamos focando muito em questões conceituais de jogo, ofensivas e defensivas. É evoluir o modelo de jogo, evoluir fisicamente, porque a gente sabe que vai ter uma maratona muito grande. A utilização do elenco vai ser importantíssima”, comenta o comandante.

Última escalação

Os 11 titulares do Pelotas nos 2 a 0 sobre o Aimoré foram os mesmos da partida anterior, o triunfo pelo placar mínimo na casa do Bagé: Erivelton; Nicolas Ferri, Yuri, Heverton e Fernando Júnior; Ramires, Alysson Caucaia, Vitor Júnior; Marcelinho, Fauver Frank e Vitor Gonçalves.

Semanas atrás, quando houve a paralisação da Série A-2, o volante Christianno era o principal nome do elenco ainda indisponível, tratando uma lesão no pé.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Divisão de Acesso retornará no fim de semana dos dias 1º e 2 de junho Anterior

Divisão de Acesso retornará no fim de semana dos dias 1º e 2 de junho

Equipes gaúchas da Série D são a favor do retorno na próxima semana Próximo

Equipes gaúchas da Série D são a favor do retorno na próxima semana

Deixe seu comentário