Divisão de Acesso 2023

Leocir Dall’Astra concede a primeira entrevista coletiva da pré-temporada do Pelotas

Ao lado do diretor de futebol Marcelo Chamega, treinador diz ter recusado propostas melhores e afirma que, investimento à parte, Lobo é o principal clube da Divisão de Acesso

Foto: Lucas Canez - ECP - Técnico e diretor representaram o departamento de futebol na sala de imprensa áureo-cerúlea

Leocir Dall’Astra quis continuar o trabalho no Pelotas. Nesta quinta (9), durante a primeira coletiva de imprensa da pré-temporada 2023, o treinador voltou a enfatizar a recusa de duas propostas financeiramente melhores para liderar o projeto que buscará recolocar o Lobo entre os principais clubes do Estado. O investimento é menor – segundo o próprio técnico, metade do da temporada passada – mas, ainda conforme ele, a responsabilidade de representar o Áureo-Cerúleo faz valer a pena.

“Eu acordo cedo. Vivo isso aqui. Não tenho outra coisa para fazer a não ser o Pelotas. Se eu tivesse na minha cidade, estaria jogando tênis todo dia, feliz. Mas pode ter certeza de que estou mais feliz aqui, dando o sangue, dando a vida. Fora de casa, não tenho a comodidade que tenho na minha cidade, onde vivo bem. Mas estou feliz pelo trabalho, pela saúde de estar trabalhando”, comentou.

> Com oito jogadores, Pelotas inicia pré-temporada na Boca do Lobo.

Ao lado do diretor de futebol, Marcelo Chamega, Dall’Astra bateu várias vezes na tecla da vontade pessoal de permanecer. “Tive duas propostas que financeiramente não dá nem para comparar. Times de menos tradição e camisa que o Pelotas. Eu vou completar 60 anos esse ano. Não posso estar me aventurando de trabalhar em equipes que não vão dar condição estrutural. E o Pelotas dá essa condição de estrutura, de camisa, de divulgação do seu trabalho. São três pilares que considero importantes, principalmente na minha idade”, complementou.

Responsabilidade junto ao torcedor

Ao relembrar o apoio que ter diz recebido da torcida mesmo após a eliminação para o Passo Fundo na Copa Tarciso Flecha Negra, Leocir afirmou considerar o Lobo a grande força da Série A2 do Gauchão – questão econômica à parte.

“Eu gosto do anseio do torcedor. A carga aqui é muito mais pesada que em qualquer outra equipe. Adoro esse tipo de desafio. Sempre fui movido por desafios grandes. Talvez, de todas as equipes da Divisão de Acesso, o Pelotas seja a que mais carente esteja”, disse.

> Clube anuncia o retorno do lateral-esquerdo Xaro.

Em seguida, a respeito do mesmo assunto, complementou: “Não estou trabalhando em qualquer clube. Tirando o investimento, estou no melhor clube da Divisão de Acesso. Ou entre os 15, 20 melhores times do Estado. Tenho que estar feliz, e vai dar certo”.

Caras conhecidas: Xaro e Escobar

Xaro, 36 anos, e Escobar, 34, chamam atenção na lista ainda curta dos atletas anunciados pelo Pelotas. Afinal, são velhos conhecidos do torcedor. Juntos, no já distante 2008, ajudaram o Áureo-Cerúleo a conquistar a Copa Lupi Martins. Questionado a respeito do potencial impacto de ambos dentro do vestiário, o técnico os tratou como “referências”.

“Quem vem de fora não sabe a grandiosidade que tem o Pelotas. Então esses jogadores mais experientes eu sei o quanto vão ajudar ali dentro de campo. Já demonstraram que têm qualidade. Mas eles vão demonstrar para quem vem de fora o quão importante é a conquista. Eles vivenciaram isso”, falou o comandante.

Sobre Xaro e Escobar, Chamega também se manifestou: “São dois jogadores identificados com o clube. Procuramos esse critério entre juventude e experiência. Vão nos ajudar dentro do vestiário junto com os mais novos. Quando passaram pelo Pelotas, foram importantes. Fizeram o melhor pelo clube. A avaliação que fizemos, de diretoria e comissão técnica, foi minuciosa. A gente analisou tudo, procurou informações dos atletas”.

Taiberson e Robério procuram retomada

“Uma nova oportunidade para mostrar o que eram no passado”, resume Chamega a respeito da dupla Taiberson e Robério. O ponta e o centroavante, de respectivamente 29 e 28 anos, iniciaram suas carreiras em clubes grandes (ambos passaram pelo Internacional) e depois não conseguiram se firmar na primeira prateleira.

Leocir Dall’Astra foi sincero ao comentar a chegada de Taiberson, que chegou a fazer gol pelo Colorado contra o Palmeiras na penúltima rodada do Brasileirão de 2014, por exemplo. Na temporada seguinte, marcou diante do Brasil, na Boca do Lobo, em jogo do Gauchão.

“É importante ter um jogador desse quilate. Ele [Taiberson] está em baixa. Só veio pra cá porque está em baixa. Isso todo mundo sabe. Por onde jogou. O mais importante de tudo é que não eu sou, não é o Chamega, que quer. Ele quer retomar. E falo de outro jogador: Robério. Passou em alto nível, e está aqui hoje. Não que o Pelotas seja baixo nível. Acho que eles vieram para o time certo”, disse.

Dall’Astra citou ainda que, em um trabalho que terá a participação de toda a comissão técnica, ambos serão tratados com cautela, principalmente no que envolve o aspecto físico, para chegarem aos mata-matas da Divisão de Acesso na melhor forma possível.

Formação do plantel

A intenção do Pelotas é ter quase todos os integrantes do elenco que disputará a Série A2 já disponíveis na Avenida ao fim da próxima semana. Dois goleiros ainda não foram anunciados mas, conforme Chamega, estão acertados – ainda disputam divisões estaduais de elite pelos clubes atuais.

Com relação ao estágio da formação do grupo, Leocir afirmou novamente a ideia de construir um time competitivo, apesar de mais barato do que boa parte dos rivais. A mescla de experiência e juventude voltou a ser mencionada – algo que vem se refletindo na prática nos primeiros anúncios de jogadores.

Ainda assim, o treinador não tira a responsabilidade do clube no cenário da Segundona. “O melhor investimento é ser assertivo. […] Não podemos ter um estádio como nós teremos, um torcedor como nós temos, uma imprensa como nós temos aqui em Pelotas, e não acontecer nada. O desafio é muito grande e a responsabilidade muito maior ainda”, sustentou.

Para completar o plantel, vários atletas mirados pelo departamento de futebol não acertarão por conta de dificuldades já citadas: além das finanças, o tempo excessivo – como o próprio Dall’Astra avalia – para a definição da nova diretoria. “Houve uma demora na eleição da presidência, na contratação do treinador, e os jogadores não esperam. Então eles migraram para outras equipes e, infelizmente, muitos que queríamos ter aqui não vamos ter”, lamentou.

Nesta quinta, o atacante Ruan, 21 anos, se somou aos zagueiros Paulo Lucas, Jeder e Jaconi, ao volante Escobar, ao meia Jandson e aos atacantes Taiberson, Luan e Robério nos treinos na Boca do Lobo.

Divisão de Acesso

A competição começa no fim de semana dos dias 15 e 16 abril. O Lobo integra o grupo B ao lado de Bagé, Guarany de Bagé, Santa Cruz, Lajeadense, Guarani de Venâncio Aires, Internacional de Santa Maria e São Gabriel. A tabela de jogos ainda não foi divulgada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jockey Club se prepara para o 85º GP Princesa do Sul Anterior

Jockey Club se prepara para o 85º GP Princesa do Sul

Pelotas terá três representantes no 85º GP Princesa do Sul Próximo

Pelotas terá três representantes no 85º GP Princesa do Sul

Deixe seu comentário