Xavante

Maioria do elenco do Brasil tem só mais um mês de contrato

Direção e comissão técnica se reunirão para debater próximos passos e renovações; por enquanto, apenas três titulares possuem vínculo além do dia 15 de abril

Foto: Tiago Winter - Especial - Plantel se reapresenta nesta quarta e abre período de preparação para jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil

Após o fim da participação do Brasil no Gauchão, o foco do clube passa a estar fora das quatro linhas. E há uma série de pendências a resolver, já que a maioria do atual elenco tem contrato com o Xavante apenas até o meio de abril. Direção e comissão técnica trabalharão, a partir de agora, nos próximos movimentos para desenhar o plantel de olho não apenas na terceira fase da Copa do Brasil, mas também na Série D do Brasileirão.

Segundo o gerente de futebol do Rubro-Negro, Luis Fernando Hannecker, são poucos os atletas cujo vínculo se encerra apenas ao fim da quarta divisão nacional. Entre eles aparecem três pilares da equipe de Rogério Zimmermann: os zagueiros João Marcus e Rafael Dumas e o volante Amaral. Ao falar com a reportagem, o dirigente lembrou ainda dos goleiros Marcelo Dal Soler e Davi, dos zagueiros Cézar Henrique e Tony Lucas e dos volantes Afonso e Thiago Henrique, além do atacante Victor Jesus.

A Série D começa somente em 7 de maio, ou seja, há tempo para reconfigurar o grupo caso necessário. Porém, o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra adversário indefinido, acontecerá na semana do dia 26 de abril, quando grande parte dos componentes do elenco não terá mais contrato _ se não for assinado nenhum acordo de renovação até lá, evidentemente.

Agora, um novo trabalho

Hannecker relaciona a baixa quantidade de atletas com vínculos maiores aos recentes arranhões da credibilidade do Xavante no mercado. "Lá no começo não foi fácil contratar esses jogadores. Não era segredo que existia uma desconfiança muito grande em relação a se o Brasil iria ou não honrar com seus compromissos financeiros. Então alguns jogadores não quiseram estender o contrato. Alguns têm contrato até o final da Série D, e agora é um novo trabalho. A gente vai ter que conversar com alguns atletas", fala.

O primeiro passo é uma reunião entre comissão técnica e direção para alinhavar os planos. "É complicada a situação. […] Não é uma conversa única, são várias frentes", complementa Luis Fernando, que ressalta também a possibilidade do surgimento de propostas mais vantajosas financeiramente para atletas de destaque no Gauchão.

Efeito das classificações nacionais

Perguntado sobre o impacto das cotas da Copa do Brasil na capacidade de investimento em futebol, o dirigente fala em movimentos organizados. As classificações sobre Cordino e Ponte Preta valeram, juntas, um total de R$ 3 milhões com os quais o presidente Evânio Tavares afirmava não contar no orçamento da temporada. Deste montante, cerca de metade (R$ 1,5 milhão) fica bloqueada judicialmente.

"Depende da forma de avaliar tudo isso. Assim como entrou um valor, alguns jogadores se valorizam no mercado também. Talvez a gente perca financeiramente em relação a outro clube, de outra série, por exemplo. E também quando alguém é devedor e recebe uma grana, o que acontece? Todo mundo volta a cobrar", sustenta.

"Claro que a gente já tem algo alinhavado, planejado, mas para executar precisa ouvir o presidente, a direção de futebol, a comissão técnica", complementa o gerente de futebol.

Alguns casos

O lateral-esquerdo Rennan Siqueira, por exemplo, afirmou em entrevista ao DP, em novembro, que seu contrato foi inicialmente assinado com validade só para o Gauchão, mas contendo uma cláusula de renovação até o fim da temporada. Ele é um dos nomes de confiança de Rogério Zimmermann e começou todas as partidas deste ano entre os titulares.

O volante Guilherme Nunes renovou contrato com o Santos antes de ser emprestado ao Brasil. Conforme apurou a reportagem, os demais titulares da equipe que vinha atuando desde a vitória sobre o Cordino, no Maranhão, também precisam ampliar seus vínculos: Marcelo Pitol, Luís Gustavo, Luiz Felipe, Patrick, Márcio Jonatan e Da Silva. As tratativas devem começar já nesta semana.

Reapresentação

Após quatro dias de folga desde a derrota para o Juventude, os atletas do Xavantes se reapresentam nesta quarta (15) no Bento Freitas. A segunda fase da Copa do Brasil continua na terça e segue até quinta-feira. Então, o Rubro-Negro conhecerá seus 16 possíveis rivais na terceira etapa da competição. O sorteio dos jogos ainda não tem data, mas deve ocorrer na semana que vem ou na seguinte.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas anuncia retorno de Germano e mais dois reforços Anterior

Pelotas anuncia retorno de Germano e mais dois reforços

Xaro fala sobre o retorno: “Feliz de estar na minha segunda casa” Próximo

Xaro fala sobre o retorno: “Feliz de estar na minha segunda casa”

Deixe seu comentário