Divisão de Acesso 2023

Na Serra, Pelotas enfrenta o Monsoon por uma vaga na semifinal

Depois de vencer a partida de ida por 1 a 0, Lobo precisa de pelo menos um empate para avançar de fase. Torcida promete comparecer em grande número na Montanha dos Vinhedos

Foto: Carlos Queiroz - DP - Autor do gol da vitória no jogo da Boca do Lobo, Tony Junior (foto) vem sendo um dos destaques da equipe de Wiliam Campos

Em Bento Gonçalves, o Pelotas decide neste domingo (30), às 15h, contra o Monsoon, uma vaga na semifinal da Divisão de Acesso. O Lobo entrará em campo em vantagem após vencer na Boca do Lobo por 1 a 0, com gol de Tony Junior. O Áureo-Cerúleo precisa no mínimo de um empate nos 90 minutos para avançar de fase. 

Se o Pelotas perder por um gol, a decisão irá para os pênaltis. Gol como visitante não é critério de desempate. Em caso de classificação, o Lobo enfrentará quem avançar de Guarany de Bagé x União Frederiquense. O primeiro jogo em Frederico Westphalen terminou empatado em 1 a 1. O duelo da volta também acontece às 15h deste domingo. 

Torcida promete invadir Bento Gonçalves 

Pelo fato do Monsoon ser um clube novo, com pouca torcida e também por atuar em campo neutro, a expectativa é que a torcida do Pelotas compareça em grande número na Montanha dos Vinhedos. 

No mínimo oito ônibus já estavam confirmados até o fechamento desta edição do DP, além de torcedores de outras cidades que devem comparecer para apoiar o Pelotas rumo à semifinal. 

Escalação deve ser repetida 

Para o jogo da volta, o técnico Wiliam Campos não tem nenhum desfalque fora aqueles que já estavam fora, como o goleiro Pablo, o zagueiro Paulo Lucas e os atacantes Taiberson e Elias. Nenhum jogador está suspenso. A maior dúvida é se o treinador manterá Cristian no time ao lado de Escobar, liberando Germano para atuar como extrema pela esquerda. 

Contra o Santa Cruz, na última rodada da fase de grupos, Wiliam optou por escalar Jacone ao lado de Escobar, mas alterou o time no intervalo após uma fraca produção ofensiva da equipe, que naquele contexto precisava da vitória. 

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, Wiliam Campos valorizou a vantagem conquistada contra o Monsoon no jogo de ida. 

“É uma vantagem importante, pelo que foi feito no jogo, pelo volume, talvez criamos mais oportunidades pra ser um pouquinho melhor. A gente sabe que é um adversário muito difícil do outro lado. A gente viu isso aqui no domingo”, afirmou. 

A delegação deixou Pelotas rumo a Bento Gonçalves na sexta-feira. Pela primeira vez na temporada a equipe viajou 48 horas antes do jogo. Um treino ainda será realizado na Serra Gaúcha. 

“Temos evoluído como equipe” 

O treinador áureo-cerúleo destaca também a evolução do time desde sua chegada. Para Wiliam Campos, a equipe cresceu no momento certo da temporada. 

“Temos evoluído como equipe desde a minha chegada. Agora neste jogo a nossa equipe estava muito equilibrada, defensivamente mantendo, ofensivamente criando oportunidades importantes. A equipe entendeu o espírito da competição. A equipe competiu o tempo todo. […] A equipe também está conseguindo saber o momento certo de atacar, o momento certo de manter a posse, momento certo de verticalizar o jogo. Uma equipe que realmente entrou na competição e tem que ser desta forma”, disse o treinador. 

Sobre a presença da torcida na Montanha dos Vinhedos, Wiliam Campos pede que a torcida repita o que fez no primeiro jogo e apoie o time rumo à classificação. 

“Acredito que o nosso torcedor será maioria e tomara que o torcedor nosso vá mesmo e nos apoie. Ele [torcedor] vai ser importantíssimo como já foi no nosso jogo aqui, foi fundamental. A gente sabe que é dentro das quatro linhas, mas a gente precisa novamente ter um jogo de muita atenção”. 

Wiliam Campos projeta jogo de volta 

O técnico do Lobo ressalta na conversa com a imprensa que mesmo com a vantagem obtida nos primeiros 90 minutos, a sua equipe não pode entrar em campo pensando em segurar o placar. 

“Temos essa vantagem, mas não podemos sentar nela. A gente precisa jogar o jogo como tem que ser e usar nossa experiência. Em jogos assim que temos que mostrar essa experiência que tem na nossa equipe, respeitando muito o adversário”, falou. 

O gramado da Montanha dos Vinhedos, criticado pelo técnico do Juventude B durante a semana, pode ser um adversário que as duas equipes precisem superar durante os 90 minutos. O treinador do Lobo lamentou as condições do campo já que sua equipe tem por características jogar com bola no chão, mas diz que o Lobo precisa se adaptar e entender o jogo. 

“O gramado ruim é ruim para o futebol, para as duas equipes. Claro que para o time que precisa criar, propor o jogo naturalmente dificulta mais. Mas nós por sermos uma equipe que gosta de propor jogo, de construir desde trás, realmente acaba prejudicado jogar desta forma. Por isso muitas vezes a gente precisa nos adaptar a essa situação. Saber jogar o jogo”, avaliou. 

Monsoon deve escalar força máxima 

O adversário do Pelotas também deve ter força máxima à disposição do técnico Márcio Ebert. O Monsoon entrou em campo no meio de semana pelo Troféu Rei Pelé e foi derrotado pelo São José por 1 a 0. Na partida, Ebert escalou uma equipe reserva. Apenas o goleiro Gabriel e o lateral-esquerda Vidmar entraram em campo em relação ao time que começou atuando na Boca do Lobo, domingo passado. 

O Monsoon foi o melhor time da primeira fase entre os dois grupos com 32 pontos, mas perdeu cinco partidas das últimas seis que disputou entre a Divisão de Acesso e o Troféu Rei Pelé.

Situação do Lobo 

Para classificar
Pelotas vencer ou empatar 

Para ir para os pênaltis
Pelotas perder por um gol 

Para ser eliminado
Pelotas perder por dois gols ou mais

Divisão de Acesso 

Quartas de final - Jogos de volta 

Domingo, às 15h 

Monsoon x Pelotas (0 x 1)
Guarany de Bagé x União-FW (1 x 1)
Santa Cruz x Passo Fundo (0 x 1)
Brasil-FAR x Lajeadense (0 x 1)

Prováveis escalações

Monsoon: Gabriel; João Vitor, Cleiton, Jessé, Wagner e Vidmar; Marlon Bica, Makelele, Vitor e Tcharles; Alex. Técnico: Márcio Ebert

Pelotas: Jacsson; Léo, Rogério, Heverton e Xaro; Escobar, Cristian (ou Jacone), Germano, Vitor Júnior e Tony Junior; Thalles. Técnico: Wiliam Campos

Horário: 15h deste domingo. 

Transmissão: fgftv.com.br. 

Tempo real: diariopopular.com.br. 

Árbitro: Francisco Soares Dias. 

Local: Montanha dos Vinhedos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Contra o Patrocinense, Brasil abre mata-matas em busca do acesso Anterior

Contra o Patrocinense, Brasil abre mata-matas em busca do acesso

Brasil sofre gol no fim e perde para a França por 2 a 1 Próximo

Brasil sofre gol no fim e perde para a França por 2 a 1

Deixe seu comentário