Gauchão 2024

No Beira-Rio, Brasil é derrotado pelo Internacional por 3 a 1

Xavante sofre três gols no primeiro tempo e desconta com Marcinho na etapa final; resultados paralelos ajudam e a equipe permanece no G-4 do Gauchão

Foto: Tiago Winter - Especial - Yander foi a surpresa na escalação, iniciando no lugar de Tinga

Depois de quatro jogos invicto, o Grêmio Esportivo Brasil voltou a ser derrotado no Campeonato Gaúcho. Na noite desta quarta-feira (14), atuando no Beira-Rio, o Xavante não conseguiu suportar a pressão do Internacional, principalmente no primeiro tempo, e foi derrotado por 3 a 1, pela oitava rodada da fase classificatória do Estadual. Biteco contra, Enner Valencia e Lucas Alario definiram o resultado ainda nos primeiros 45 minutos. Marcinho descontou.

O resultado prejudicou o saldo de gols do Rubro-Negro, que entrou em campo com dois positivos e saiu zerado. O Brasil é o quarto com dez pontos e na próxima rodada recebe o São José, às 16h de domingo.

Gauchão
8ª rodada

Terça-feira
São Luiz 1 x 1 Juventude

Quarta-feira
Ypiranga 0 x 0 Grêmio
Santa Cruz 1 x 1 Avenida
Inter 3 x 1 Brasil
Guarany 2 x 0 Novo Hamburgo

Quinta-feira
20h | Caxias x São José


Tinga vai para o banco

Fabiano Daitx escalou o Brasil com apenas uma mudança em relação ao time que enfrentou o Guarany no fim de semana. Yander ganhou a vaga de Tinga. A ideia era reforçar a marcação no meio-campo para diminuir os espaços do Inter. O camisa 10 xavante foi titular nas últimas seis rodadas e tem uma característica mais ofensiva. Tinga é o principal nome em jogadas de bola parada da equipe.

Desvantagem inalcançável

Como esperado, o Brasil começou sendo pressionado pelo Inter. Mesmo tendo uma das melhores defesas da competição, a equipe de Fabiano Daitx não conseguiu segurar o ataque adversário e saiu perdendo logo na primeira chance criada pelo Colorado.

Aos sete minutos, Bustos invadiu a área sozinho pela direita e cruzou rasteiro para Enner Valencia. Antes da bola chegar no atacante, Biteco se atrapalhou todo e, ao tentar afastar, mandou para as próprias redes.

Sem conseguir reagir, o Brasil não demorou para sofrer o segundo gol e se complicar de vez na partida. Aos 17, Alan Patrick cruzou da direita e Enner Valencia só completou para as redes, livre, na pequena área.

Mauricio, marcado por Anderson Recife na foto, entrou no segundo tempo após voltar da seleção olímpica brasileira. Foto: Tiago Winter - Especial DP


Dois gols atrás, a partida seguia ataque contra defesa, mas o Inter diminuiu a intensidade. Mesmo assim, o Rubro-Negro sofreu o terceiro aos 37 minutos. Wanderson ajeitou para Lucas Alario chegar batendo no contrapé de Gabriel Oliveira, com a perna direita. Foi o primeiro gol do argentino com a camisa do Inter.

Logo depois do terceiro, Robinho Santos sentiu um problema muscular e precisou deixar a partida. Daitx optou por colocar o lateral-esquerdo Matheus Marques no lugar, adiantando Jefinho para jogar mais adiantado na esquerda.

A primeira finalização do Brasil aconteceu somente aos 43 minutos e mesmo assim sem nenhum perigo ao gol do Inter. Após caneta de Jefinho em Bruno Henrique, o lateral cruzou para JP Bardales, que mandou por cima.

O Xavante ainda perdeu Bruno Reis para o jogo do fim de semana. O zagueiro recebeu o terceiro cartão amarelo e não enfrenta o São José.

Inter administra e Marcinho desconta

O Brasil voltou para o segundo tempo com uma mudança. Jhonas entrou no lugar de JP Bardales. A partida seguiu no mesmo ritmo do primeiro tempo, com o Inter pressionando, tentando ampliar o marcador e o Brasil buscando encontrar um contra-ataque para diminuir o placar.

O Xavante ainda perdeu Jeferson Lopes para o jogo de domingo. O volante recebeu cartão amarelo por reclamação, mesmo estando no banco de reservas. O Inter criou boas chances de marcar o quarto com Alario. Após cruzamento, Gabriel Oliveira saiu mal, mas conseguiu tocar na bola. O camisa 31 aproveitou o rebote, mas mandou de cabeça por cima, mesmo sem goleiro. Também de cabeça, Wanderson assustou, mas Gabriel conseguiu defender. Aos 21, Renê cruzou da esquerda e Valencia mandou de cabeça, a bola passou raspando a trave esquerda.

Com Eduardo Coudet suspenso, Lucho González comandou o Inter contra o Brasil. Com o jogo definido, ele começou a mexer no time na metade da etapa final. Entraram Rômulo, Hyoran e Maurício nos lugares de Bruno Henrique, Wanderson e Lucas Alario. Fabiano Daitx respondeu com Danilo e Adriel nos lugares de Biteco e Zé Pedro, que também estava pendurado.

Com três gols, Marcinho é o artilheiro rubro-negro na temporada. Foto: Tiago Winter - Especial DP


Com o jogo em um ritmo menor, o Brasil quase descontou aos 25 minutos. Yander cruzou na área, após um desvio, Marcinho cabeceou e Anthoni fez a defesa. Foi a melhor chance do Xavante na partida até então.

Chegando mais no ataque, o Brasil ainda descontou o placar aos 40 minutos. Vini Charopem driblou Renê e chutou cruzado, forte. No rebote de Anthoni, Marcinho esticou a perna na pequena área para diminuir para 3 a 1. Foi o terceiro gol de Marcinho no Gauchão, o artilheiro rubro-negro.

O gol empolgou o Xavante, que ainda perdeu a chance do segundo logo depois. Charopem avançou pela direita e chutou forte. Anthoni espalmou e a bola sobrou para Jefinho, que mandou para fora no rebote. Gabriel Oliveira ainda fez boa defesa em finalização de Alan Patrick nos acréscimos.

Ficha técnica

Internacional (3): Anthoni; Bustos (Lucca – 32’ 2T), Mercado, Vitão, Renê; Aránguiz (Gabriel - 44’ 2T), Bruno Henrique (Rômulo - 22’ 2T), Wanderson  (Hyoran - 22’ 2T), Alan Patrick;  Lucas Alario (Maurício - 22’ 2T), Enner Valencia. Técnico: Lucho González.

Brasil (1): Gabriel Oliveira; Gabriel Biteco (Danilo – 24’ 2T), Zé Pedro (Adriel – 24’ 2T), Bruno Reis, Jefinho; Maicky, Anderson Recife, Marcinho; Yander (Vini Charopem - 38’ 2T), JP Bardales (Jhonas - intervalo), Robinho (Matheus Marques - 39’ 1T). Técnico: Fabiano Daitx

Gols: Biteco contra, aos 8’ 1T, Enner Valencia, aos 17’ 1T, e Lucas Alario, aos 37’ 1T (I); Marcinho, aos 40’ 2T (B).

Cartões amarelos: Bruno Henrique (I); Bruno Reis, Jeferson Lopes e Jhonas (B).

Árbitro: Jonathan Pinheiro.

Local: Beira-Rio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aposentado dos gramados, Itaqui relembra passagem pela dupla Bra-Pel Anterior

Aposentado dos gramados, Itaqui relembra passagem pela dupla Bra-Pel

Brasil mantém ingressos promocionais por R$ 20 para receber o São José Próximo

Brasil mantém ingressos promocionais por R$ 20 para receber o São José

Deixe seu comentário