Xavante de olho

No segundo ano consecutivo no Gauchão, Avenida aposta em elenco reformulado

Buscando se consolidar na elite estadual, Periquito monta grupo experiente e com apenas cinco remanescentes do Estadual de 2023

Foto: Pâmela Gomes - Avenida - Pré-temporada do time de Santa Cruz do Sul iniciou no dia 1º de dezembro; confronto diante do Brasil acontecerá na segunda rodada, no estádio dos Eucaliptos

Com fama de ioiô após acumular rebaixamentos apenas um ano depois de conquistar o acesso, o Avenida quer se tornar uma equipe frequente na elite estadual. Esta será a segunda participação seguida do Periquito no Gauchão e mais uma vez o primeiro objetivo é não cair para depois pensar em classificação às quartas e final e brigar por vagas em competições nacionais.

Márcio Nunes segue no comando técnico do Nida, mas o grupo de jogadores passou por uma grande reformulação. Até o momento, 22 nomes foram confirmados, com apenas cinco remanescentes do Campeonato Gaúcho deste ano: o zagueiro Dadalt, o lateral-esquerdo César Nunes, o volante Jhonata Lima, o meia Alexandre e o atacante Carlos Henrique, artilheiro do Avenida na temporada com cinco gols.

Assessor especial da presidência, Guilherme Eich demonstra confiança com as chances do Alviverde no Gauchão 2024. Ele destaca a importância de começar bem nas primeiras rodadas para não brigar contra o rebaixamento, como a equipe fez em 2023.

O dirigente espera sair com pelo menos um ponto da estreia e na segunda rodada vencer o Brasil, em Santa Cruz do Sul. “Na primeira rodada é um grande desafio contra o Internacional, em Porto Alegre, mas por que não sonhar em voltar de lá com um ponto? Depois pensar no segundo confronto que é contra o representante pelotense, o Brasil, pra gente quem sabe arrancar bem na competição e tentar sofrer o menos possível”, projeta Eich.

No Estadual deste ano, o Avenida começou bem a competição, conquistando oito pontos em cinco rodadas, incluindo um empate contra o Inter como mandante. Já na metade final da primeira fase, o Periquito somou apenas dois pontos nas últimas seis rodadas, entre eles o empate por 1 a 1 com o Xavante, no Bento Freitas.

A queda de rendimento fez o time de Santa Cruz do Sul terminar em 9º com dez pontos, quatro acima do Esportivo, o primeiro rebaixado. O resultado, junto com o acesso do Caxias para a Série C do Campeonato Brasileiro, abriu uma vaga na Série D de 2024, que será do Avenida.

Grupo experiente

A média de idade do atual elenco do clube é de 29,3 anos entre os 22 jogadores confirmados até o momento.

Número igual ao do rival Santa Cruz, que está de volta ao Gauchão depois de 11 anos. Em termos de comparação, no momento a média de idade do elenco xavante é de cerca de 24 anos.

O grupo do Periquito possui nomes conhecidos do futebol pelotense. O volante Jhonata Lima atuou pelo Lobo na Copinha do ano passado. Enquanto Chicão, de 38 anos, foi uma espécie de 12º jogador no time de Rogério Zimmermann neste ano no Bento Freitas.

O meia Alexandre, de 39 anos, está de volta para mais uma temporada no clube no qual é ídolo. Entre os 22 jogadores, 11 possuem 30 anos ou mais, ou seja, 50% de todo o grupo.

“A expectativa é bastante grande. Fomos felizes até o momento dentro do que a gente traçou de termos de formação de elenco. Claro que sempre dentro das possibilidades do que é viável para o clube”, disse o assessor do presidente sobre a montagem do elenco.

O dirigente diz que ainda buscam um zagueiro para fechar o grupo. O Avenida iniciou a pré-temporada na sexta-feira.

Elenco

Goleiros
Ruan Carneiro, 33
Lúcio, 33

Laterais-direitos
Celsinho, 35
Rodrigo Negueba, 24

Laterais-esquerdos
César Nunes, 24
Alan Cardoso, 25

Zagueiros
Rafael Goiano, 33
Dadalt, 27
Patrick, 31

Volantes
Chicão, 38
Bruno Camilo, 25
Lucas Lucena, 27
Jhonata Lima, 31

Meias
Alexandre, 39
Jean Carlo, 30
Carlos Alberto, 28

Atacantes
Maikon Aquino, 30
Felipe Cruz, 23
Bruninho, 28
Elias Carioca, 23
Carlos Henrique, 28
Hélio Paraíba, 31

Datas de início de pré-temporada

Brasil: 21 de novembro

Novo Hamburgo: 27 de novembro

Ypiranga: 27 de novembro

Avenida: 1º de dezembro

São Luiz: 1º de dezembro

Santa Cruz: 1º de dezembro

São José: 4 de dezembro

Caxias: 4 de dezembro

Guarany: 11 de dezembro

Grêmio e Inter: ainda disputam a Série A

Juventude: encerrou a Série B no dia 25 de novembro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Presidente fala em jogadores “cascudos” para completar elenco do Brasil Anterior

Presidente fala em jogadores “cascudos” para completar elenco do Brasil

Jiu-jitsu: Gabriel Brod encerra ano com quatro títulos e foca no Mundial Próximo

Jiu-jitsu: Gabriel Brod encerra ano com quatro títulos e foca no Mundial

Deixe seu comentário