Gauchão 2023

Nos pênaltis, Caxias elimina o Inter e encara o Grêmio na final do Campeonato Gaúcho

Colorado abusa dos gols perdidos e fica fora da decisão do Estadual pelo segundo ano seguido

Foto: Vitor Soccol - Caxias - Eron marcou o gol de empate do Grená

Pelo segundo ano seguido um time do interior está na final do Campeonato Gaúcho. Neste domingo (26) o Caxias eliminou o Inter nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal. O adversário do Grená será o Grêmio, que eliminou o Ypiranga no sábado.

As datas da final ainda não foram oficializadas pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), mas devem acontecer nos dias 1º e 8 de abril. 

Domínio e castigo no fim 

Precisando da vitória para classificar sem a necessidade das cobranças de pênaltis, o time de Mano Menezes partiu com tudo para o ataque. Logo aos dois minutos, Maurício, de fora da área, soltou uma bomba e o goleiro Bruno Ferreira desviou para escanteio. Logo depois, o Colorado pressionou a saída de bola do Caxias. Bustos cruzou, na sobra, De Pena finalizou de fora da área e a bola passou perto da trave. 

A blitz do Inter seguiu forte, sem deixar o Caxias jogar. Em poucos minutos, Thauan Lara e Maurício exigiram grandes defesas do goleiro do Caxias. A pressão surtiu efeito aos 19 minutos. Luiz Adriano achou Maurício, livre, que abriu o placar no Beira-Rio. 

Com a vantagem, o Inter diminuiu o ritmo frenético, mas seguia dominando as ações, criando algumas outras boas chances. Porém sem ampliar, o time de Mano Menezes sofreu um duro golpe aos 47 minutos. Jean Dias cruzou na medida para Eron, livre, apenas cabecear para o fundo do gol: 1 a 1. 

Drama até o apito final 

Com o placar no agregado empatado novamente, o Inter voltou para o segundo tempo pressionando. Aos seis minutos, Wanderson disparou em velocidade e soltou uma bomba. A bola passou pelo goleiro Bruno Ferreira e explodiu no travessão. Aos 25 minutos o time da casa chegou a marcar o segundo, mas o impedimento foi assinalado. Pedro Henrique finalizou cruzado. Na pequena área, Luiz Adriano escorou para o gol, mas em posição irregular. 

O cenário do confronto ganhou mais contornos dramáticos aos 31 minutos. De Pena errou o tempo de bola e atingiu Wesley. O uruguaio recebeu o segundo cartão amarelo e acabou sendo expulso. Mesmo com um homem a menos o Inter seguia pressionando com apoio da torcida que não parou de incentivar. 

Aos 44 minutos, o Colorado perdeu uma chance incrível. Pedro Henrique ganhou da marcação e invadiu a área sozinho. O atacante passou para Estevão, que finalizou na saída do goleiro Bruno Ferreira, que defendeu com o pé. 

O Caxias ainda teve uma excelente chance de vencer no tempo normal. Em contra-ataque, Wesley Pomba invadiu a área, mas adiantou a bola e não conseguiu a finalização ao ser bloqueado por Mercado. 

No último pênalti 

Nas cobranças ambos os times iniciaram acertando as quatro primeiras séries. Na quinta cobrança, Estevão chutou e Bruno Ferreira defendeu. Logo após uma confusão entre os times, o árbitro Rafael Klein expulsou Matheus Dias do Inter e Guedes pelo lado Grená. Na última cobrança, Welsey converteu e colocou o Caxias na final do Campeonato Gaúcho. 

Durante a comemoração iniciou uma confusão generalizada, envolvendo os jogadores e torcedores.

Ficha técnica 

Internacional (1): Keiller; Bustos, Vitão, Mercado e Thauan Lara; Baralhas (Matheus Dias), Carlos de Pena, Mauricio (Estevão), Alan Patrick e Wanderson (Pedro Henrique); Luiz Adriano (Alemão). Técnico: Mano Menezes. 

Caxias (1): Bruno; Marcelo Ferreira, Dirceu, Fernando Fonseca e Dudu Mandai; Marlon (Moacir), Guedes, Diego Rosa (Pedro Cuiabá), Peninha (Wesley) e Jean Dias; Eron (Macão). Técnico: Thiago Carvalho. 

Gols: Maurício, aos 19' 1T (I) e Eron, aos 47' 1T (C). 

Cartões amarelos: Mercado, De Pena, Maurício, Alan Patrick e Alemão (I); Bruno, Marcelo Ferreira, Dudu Mandai e Pedro Cuiabá 

Cartões vermelhos: De Pena, Matheus Dias (I); Guedes (C). 

Árbitro: Rafael Klein. 

Local: Beira-Rio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas disputa jogo-treino contra o Monsoon no Parque Lobão Anterior

Pelotas disputa jogo-treino contra o Monsoon no Parque Lobão

Sem público no Bento Freitas, Brasil fará jogo-treino contra o Bagé nesta terça Próximo

Sem público no Bento Freitas, Brasil fará jogo-treino contra o Bagé nesta terça

Deixe seu comentário