Esporte da mente

Pelotas sedia no fim de semana o Aberto de Xadrez Clássico

Competição é comemorativa ao aniversário de 211 anos da cidade e acontece sábado e domingo no Parque Tecnológico

Foto: Divulgação - Mais de 30 enxadristas já estão inscritos

Depois de muitos anos, Pelotas voltará a sediar torneios de xadrez no formato clássico, valendo rating FIDE e CBX. A primeira competição acontece já neste fim de semana, com jogos no sábado e domingo. O Aberto de Xadrez Clássico será comemorativo ao aniversário de 211 anos da cidade. Acontecerão ainda mais dois torneios clássicos em 2023 e há possibilidade de realização do Campeonato Gaúcho Clássico, em Pelotas. 

No sábado, o Aberto começa a partir das 9h, com abertura e congresso técnico, na sala multiuso 02 do Pelotas Parque Tecnológico. Serão três rodadas no primeiro dia, iniciando às 9h30min, 14h e 18h. Já no domingo a competição será finalizada com as ultimas duas partidas. A quarta rodada será às 9h30min e a última está programada para começar às 14h. 

Por ser xadrez clássico, cada jogador terá direito a 1h30min em relógios analógicos e 60min + 30seg em relógios digitais. O Aberto pelotense premiará diversas categorias (adulto e escolar) com troféus e medalhas. 

As inscrições realizadas de forma antecipada terão valores promocionais. O interessado deve acessar o site bit.ly/xadrez-em-Pelotas. Nesse portal está disponível o regulamento oficial da competição com mais informações importantes sobre o torneio. 

O Aberto de Xadrez Clássico está sendo organizado pela ChessPel (Xadrez em Pelotas) e Federação Gaúcha de Xadrez (FGX). Agustin Jardel Ribeiro será o árbitro principal. 

Nomes confirmados 

Até o fechamento desta edição do DP, 34 enxadristas já estavam inscritos. O Mestre Fide Allan Gattass está confirmado. Ele é considerado um dos jogadores mais promissores do Brasil e será o ranqueado número um do torneio. 

O pelotense Alexandro Sosa também está confirmado. O enxadrista é titulado como Mestre Nacional e será um dos candidatos ao título. Ao Diário Popular, ele explica as caraterísticas do xadrez clássico. “O xadrez em ritmo clássico é considerado o ritmo ‘nobre’ do esporte, no qual são disputados os torneios mais importantes do xadrez. 

Como os jogadores têm mais tempo para pensar, deixa menos espaço para situações imprevisíveis, pois os jogadores conseguem ‘ver’ mais longe. A qualidade das partidas é mais alta, valorizando o atleta que treina e estuda para os torneios”, afirma o enxadrista. 

Até mesmo um youtuber estará presente no evento. O porto-alegrense Everton Togni possui um canal no YouTube com o seu nome. No espaço, ele transmite as principais competições do Brasil, além de analisar partidas e jogar xadrez online.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novamente com gol nos acréscimos, Grêmio empata com o Bahia em 1 a 1 Anterior

Novamente com gol nos acréscimos, Grêmio empata com o Bahia em 1 a 1

Grêmio 1 x 0 Pelotas: veja como foi Próximo

Grêmio 1 x 0 Pelotas: veja como foi

Deixe seu comentário