Esporte da mente

Pelotas será sede do Campeonato Gaúcho de Xadrez

Competição acontecerá nos ritmos Clássico e Rápido entre os dias 12 e 15 no Parque Tecnológico

Foto: Divulgação - Cidade receberá o evento pela primeira vez desde 1999

No ano em que a Federação Gaúcha de Xadrez (FGX) completa 80 anos, Pelotas foi a cidade escolhida para sediar o Campeonato Gaúcho de Xadrez de 2023. A competição será disputada nos ritmos clássico e rápido e acontecerá entre os dias 12 e 15 de outubro no Pelotas Parque Tecnológico (PPT). O Estadual será aberto a todas as idades, independente do nível técnico. 

Será a quarta vez que a cidade receberá o Estadual Absoluto. A primeira oportunidade foi em 1964 e foi vencido por Henrique da Costa Mecking, o Mequinho, nome histórico do esporte brasileiro. Em 1976, Roberto Luiz Magalhães Lemos foi o campeão. Ambos os jogadores representaram Pelotas. Em 1999 foi a terceira e última vez até então. 

O atual presidente da FGX, general Waldir Rabuske, explica que a escolha por Pelotas é pelo fato da cidade ter enorme tradição no xadrez gaúcho, chegando a rivalizar com Porto Alegre. 

O professor e organizador das competições na cidade, Agustin Jardel, destaca a importância de uma competição deste peso acontecer em Pelotas. 

“É um evento muito importante para Pelotas. Consagra a cidade como uma das principais no meio enxadrístico do Estado. Pelotas vem crescendo anualmente com eventos grandes que estão ficando tradicionais como na Fenadoce, Shopping Pelotas e o Aberto Escolar. Trazer um Campeonato Gaúcho de Xadrez clássico é muito importante para valorizar ainda mais e saber da força que Pelotas está tendo no cenário gaúcho”, diz. 

Nesta edição, o campeão absoluto e os campeões das categorias sub-18, 16, 14, 12 e 10 receberão o Troféu de “Campeão 80 anos da FGX”. 

No ritmo clássico, a programação indica jogos durante todos os dias do evento. Enquanto no ritmo rápido os jogos acontecerão somente no dia 14, que irá premiar o campeão com o troféu de 80 anos da FGX e diversas categorias adultas e escolares. 

Ambos os Torneios servirão para cálculo de rating FIDE e CBX e também somarão pontos para o Circuito Pelotense de Xadrez 2023. 

Inscrições e maiores informações estão disponíveis no site bit.ly/gaucho-xadrez.

Presença de campeões

Bicampeão gaúcho, em 2013 e 2017, o pelotense Mestre Nacional Anderson Donay participará da edição deste ano com objetivo de ser um dos 100 melhores jogadores do País. “A expectativa é a melhor possível. Tentar ganhar o máximo de jogos e poder subir no ranking. A minha meta para o xadrez é entrar no top 100 do Brasil, hoje estou em 165°”, afirmou o enxadrista. 

Donay também valoriza a realização do Estadual na cidade. “Acho muito bom. Pelotas é de longe a cidade do interior gaúcho com mais tradição no xadrez. Vários campeões nacionais, estaduais e jogadores fortes já moraram aqui”, completou. 

Outro nome inscrito é o Mestre Fide Allan Gattass. Ele foi campeão gaúcho em 2007, na época representando Pelotas. Hoje residindo em Guaíba, o enxadrista estará na cidade em busca do bicampeonato. 

“A expectativa é de um torneio competitivo, o Rio Grande do Sul tem excelentes jogadores, e as partidas certamente serão de um nível alto de dificuldade. Quem se tornar campeão gaúcho este ano, certamente terá encontrado os melhores lances no tabuleiro. Será com certeza muito bom caso obtenha o título jogando em Pelotas, cidade onde morei muitos anos”, disse o MF.

Programação 

Xadrez clássico - Entre os dias 12 e 15. 

Xadrez rápido - Dia 14.

Local: Pelotas Parque Tecnológico. 

Inscrições e informações: bit.ly/gaucho-xadrez.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Leco é o novo técnico do Farroupilha Anterior

Leco é o novo técnico do Farroupilha

Com estreia de técnico, Farroupilha enfrenta o Riograndense no Bento Freitas Próximo

Com estreia de técnico, Farroupilha enfrenta o Riograndense no Bento Freitas

Deixe seu comentário