Divisão de Acesso 2023

Pelotas vence o Santa Cruz por 1 a 0 e garante a classificação para as quartas de final da Série A-2

Tony Junior marcou o gol da vaga, no começo do segundo tempo. Lobo enfrentará o Monsoon na próxima fase

Foto: Italo Santos - Especial - Atacante áureo-cerúleo fez a Boca do Lobo explodir

O primeiro objetivo foi conquistado. Na tarde deste domingo (16), o Pelotas fez sua parte e venceu o Santa Cruz por 1 a 0, pela 14ª e última rodada da fase classificatória do grupo B da Divisão de Acesso, garantindo a vaga nas quartas de final em quarto lugar. Tony Junior fez o gol da classificação, aos cinco minutos da etapa final. 

Na próxima fase, o Áureo-Cerúleo enfrentará o Monsoon, primeiro colocado da chave A. O primeiro jogo será na Boca do Lobo e a volta deve acontecer na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O Monsoon não tem liberação para receber público no estádio do Lami. Quem avançar enfrenta Guarany de Bagé ou União Frederiquense na semifinal.

O grupo B terminou com a liderança do Santa Cruz com 26 pontos, seguido do Guarany de Bagé com 24. O Lajeadense terminou com 20 pontos, o mesmo número do Pelotas, mas ficou em terceiro no número de gols marcados. Bagé, São Gabriel, Inter-SM e Guarani-VA ficaram pelo caminho. O último também caiu para a Terceirona do ano que vem. 

Antes de abrir as quartas de final, o Pelotas tem compromisso pelo Troféu Rei Pelé. Nesta quarta-feira, às 15h, enfrenta o São Borja, fora de casa, pela quinta rodada do grupo C. 

Germano começa no ataque

Wiliam Campos surpreendeu na escalação da equipe. Ele optou por colocar Jacone ao lado de Escobar como volante, liberando Germano para ser atacante pelo lado. O experiente jogador começou a partida pela esquerda, mas logo inverteu com Tony Junior, voltando para o lado direito no fim do primeiro tempo.

Thalles foi o centroavante, com Robério sendo uma opção no banco de reservas.  

Dificuldades na criação

Precisando dos três pontos, o Pelotas pressionou o Santa Cruz durante os 45 minutos iniciais, mas de fato criou poucas chances de gol no primeiro tempo. Tony Junior e Vitor Júnior eram os mais participativos no ataque.

O Lobo também ameaçava o Galo em faltas perto da área. Em uma das cobranças, Vitor Júnior colocou na área, e Rogério mandou de cabeça para fora. Já Tony Junior teve boa chance em chute da entrada da área, mas a bola desviou na zaga e foi para escanteio.

No entanto a melhor chance só surgiu aos 41 minutos. Tony Junior cruzou rasteiro, a bola passou por Thalles, mas não por Germano, que chegou chutando de primeira e a bola passou muito perto do gol de Copetti, que ficou parado olhando.

Já o Santa Cruz não ameaçou o goleiro Jacsson em nenhum momento no primeiro tempo. Defensivamente o time áureo-Cerúleo marcou bem, principalmente com Jacone, um dos destaques da etapa inicial.

Tony Junior classifica o Lobo 

A bola demorou para rolar na etapa final. O lateral-esquerdo Taygor, do Santa Cruz, foi levado para o hospital de ambulância com fratura no nariz. O jogador foi atingido ainda no primeiro tempo, mas seguiu no jogo até o intervalo. Diego Rocha entrou no lugar.

O Lobo também mudou. Roger Bastos entrou no lugar de Jacone. A substituição impactou taticamente na equipe de Wiliam Campos. Germano voltou para sua posição original e Roger Bastos passou a fazer a extrema esquerda.

Antes que o drama tomasse conta da Boca do Lobo, Tony Junior fez a festa da torcida áureo-cerúlea. Aos cinco minutos, Vitor Júnior cruzou da esquerda. A bola ficou com Roger Bastos, que marcado, ajeitou para Tony Junior mandar uma bomba, sem chances para Copetti: 1 a 0 e muita festa nas arquibancadas.

Com a vantagem e classificação nas mãos, o Pelotas diminuiu o ritmo do jogo, mesmo assim seguiu soberano em campo, perdendo chances até mesmo de ampliar.

Primeiro, Xaro chutou colocado, a bola passou perto do ângulo de Copetti. Na sequência, Thalles recebeu livre, na cara do gol, mas o chute explodiu no goleiro do Santa Cruz.

Wiliam Campos colocou Jeder, João Marcos e Robério nos lugares de Xaro, Léo e Thalles.

A reta final foi de tensão. O Pelotas segurava o placar, enquanto a torcida cantava nas arquibancadas da Boca do Lobo “vamos subir Lobo”.

Sem correr riscos, o Pelotas segurou a vitória e a classificação até o apito final. Após o fim da partida, jogadores, comissão técnica e membros da direção fizeram a festa com a torcida, que compareceu em grande número na Boca do Lobo 

Lances do primeiro tempo

3’: Cris Magno cobra falta na área e Jacsson agarra firme.

14’: Tony Junior finaliza da entrada da área, a bola desvia a zaga e sai para escanteio.

15’: Após escanteio, a zaga do Santa Cruz afastas parcialmente, Vitor Júnior arrisca o chute e Copetti agarra firme.

23’: Vitor Júnior cobra falta na área, Rogério manda de cabeça  e a bola passa perto do gol de Copetti.

41': Tony Junior cruza rasteiro, a bola passa por Thalles, mas não por Germano, que chega chutando de primeira e a bola passa muito perto do gol de Copetti, que ficou parado olhando.

Lances do segundo tempo

5’: Gol do Pelotas! Vitor Júnior cruza pela esquerda, a bola sobra para Roger Bastos. Ele ajeita para Tony Junior que manda uma bomba, sem chances para Copetti: 1 a 0 e festa na Boca do Lobo.

17’: Hippólito arrisca de fora da área e Jacsson agarra firme.

24’: Xaro aproveita rebote e chuta colocado, a bola faz uma curva e quase entra no ângulo.

25’: Thalles sai livre, na cara do gol, mas o chute explode em Copetti.

Ficha técnica

Pelotas (1): Jacsson; Léo (João Marcos – 30’ 2T), Rogério, Heverton e  Xaro (Jeder – 40’ 2T); Jacone (Roger Bastos – intervalo), Escobar, Germano, Tony Junior (Cristian – 43’ 2T)  e Vitor Júnior; Thalles (Robério – 30’ 2T). Técnico: Wiliam Campos.

Santa Cruz (0): Copetti; Marcão (Vini Santos – 17’ 2T), Micael, Tairone, Taygor (Diego Rocha – intervalo), David, Hippólito (Kevlin – 30’ 2T), Uillian Correia, Cris Magno e Sapeka (Maurício – 30’ 2T); João Pedro. Técnico: Daniel Franco.

Gol: Tony Junior, aos 5’ 2T (P).

Cartões amarelos: Sapeca, Marcão e Hippólito (SC); Germano (P).

Árbitro: Anderson da Silveira Farias.

Local: Boca do Lobo.

Divisão de acesso - 14ª rodada (última)

Domingo

Grupo A 

Monsoon 3 x 0 Brasil-FAR

União-FW 3 x 1 Gaúcho

Passo Fundo 1 x 0 Glória

Veranópolis 1 x 0 Tupi

Grupo B

Pelotas 1 x 0 Santa Cruz

São Gabriel 1 x 2 Guarany de Bagé

Bagé 1 x 1 Lajeadense

Guarani-VA 1 x 2 Inter-SM

Confrontos das quartas de final

Monsoon x Pelotas
Guarany de Bagé x União Frederiquense

Santa Cruz x Passo Fundo
Brasil-FAR x Lajeadense

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas 1 x 0 Santa Cruz: veja como foi Anterior

Pelotas 1 x 0 Santa Cruz: veja como foi

Xavante não depende de suas próprias forças para avançar de fase na Série D Próximo

Xavante não depende de suas próprias forças para avançar de fase na Série D

Deixe seu comentário