Escolha

Pelotense tenta disputar Copa do Mundo de Futsal pelo Azerbaijão

Aos 33 anos, Biel optou por representar o país europeu por falta de oportunidades na Seleção Brasileira

Foto: Nikita - Em primeira convocação, o fixo número 20 enfrentou o Cazaquistão em duas oportunidades

Pelotas é uma cidade conhecida por sua tradição no futsal. Vários jogadores foram revelados nas quadras da cidade e fizeram sucesso em clubes do Brasil e do mundo. Este também é o caso de Gabriel Nascimento Bastos, conhecido como Biel. Hoje com 33 anos, Biel joga no Doukas da Grécia e em outubro representou o Azerbaijão nas Eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal pela primeira vez. 

O jogador pelotense conta que um dos seus sonhos é disputar um Mundial e percebeu que não seria possível pelo Brasil. O fixo foi morar no Azerbaijão em 2017 e fez o passaporte para ter experiência de jogar campeonatos importantes e talvez a tão sonhada Copa do Mundo. “Foi uma escolha muito difícil, porém muitos anos jogando em alto nível no Brasil e não tive nem oportunidade na Seleção Brasileira. É muito difícil, a concorrência é gigante, grandes atletas”, avalia. 

“Pelo Brasil nunca nem chance tive. Tem muito atleta bom e vão quase sempre os mesmos. Não sou o melhor, mas tive fase boa e poderia ter sido chamado pelo menos pra um amistoso na Seleção Brasileira”, desabafa. 

No futsal é natural as seleções possuem vários jogadores de outros países. No próprio Azerbaijão, Biel jogou ao lado de seis brasileiros. Pelotas mesmo teve mais um nome atuando por outro país no futsal e com sucesso. Revelado no Clube Brilhante, Gustavo Paradeda fez história pela seleção da Rússia, sendo considerado o melhor goleiro do mundo em 2013. 

“Hoje em dia é mais comum atletas de futsal naturalizados em outros países: Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, Geórgia, Romênia, Itália, entre outros todos têm brasileiros jogando”, explica.

Em relação à adaptação a cultura e idioma, Biel considera não ter maiores dificuldades, mas no idioma consegue se virar falando russo, segunda língua mais falada do país, e inglês.

Jogos importantes em dezembro

Mesmo podendo atuar pelo Azerbaijão desde 2017, Biel foi convocado pela primeira vez somente em outubro deste ano. Ele explica que por estar jogando no Brasil ficava difícil ser chamado por questões de logística. Este ano voltou a jogar na Europa justamente com a intenção de ajudar o Azerbaijão nas Eliminatórias.

A primeira convocação aconteceu para dois jogos em outubro contra o Cazaquistão. Infelizmente para Biel, sua seleção perdeu as duas partidas. Em casa por 4 a 2 e fora por 3 a 2. Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos, a seleção azeri está em terceiro com três pontos. O Cazaquistão lidera com 12, seguido da Romênia com sete. A Holanda é a lanterna com um ponto apenas.

O campeão de cada grupo garante vaga na Copa do Mundo do ano que vem. Os segundos colocados disputam a repescagem.

Na próxima rodada o Azerbaijão recebe a Romênia, em casa, e visita a Holanda. Os jogos serão em dezembro e Biel aguarda ser convocado mais uma vez. A Copa do Mundo de Futsal será disputada entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro de 2024 no Uzbequistão.

Vida na Grécia

Depois de atuar pelo Esporte Futuro na Liga Nacional deste ano, Biel se transferiu para o Doukas da Grécia. Hoje, o pelotense disputa, além das competições locais, a Champions League de Futsal.

Até o momento foram três jogos e três derrotas, mas o jogador explica que sua equipe fez história ao passar de fase pela primeira vez e hoje estão enfrentando os principais times da Europa.

No dia 26 de outubro o Doukas perdeu para o Feldi Eboli por 4 a 3, que é simplesmente o atual campeão italiano. Já na Liga da Grécia o Doukas venceu os cinco jogos que disputou por enquanto.

Carreira  

Ainda nas categorias de base, Biel atuou em vários clubes de Pelotas. Jogou no Caixeral, Clube Brilhante e Paulista e trabalhou com nomes conhecidos da cidade como Marciano, seu pai, Leon Dode, Betinho Duarte e Paulo Lobo.

Como profissional jogou, além da Grécia e no Azerbaijão, no futsal russo. No Brasil atuou por times tradicionais como Copagril e ACBF.

Pelo time de Carlos Barbosa, rompeu o tendão de aquiles e precisou ficar vários meses afastado das quadras.

“Uma lesão complicadíssima, mas estamos sujeitos a isso, com certeza o pior momento da carreira”, disse Biel ao DP.

De volta às quadras, o fixo conquistou o título gaúcho com a ACBF no ano passado.

Futuro

Ainda sem uma data estipulada para se aposentar das quadras, Biel diz que pensa em seguir no meio do futsal após parar de jogar.

“Penso em jogar até quando meu corpo permitir. É uma vida difícil e o corpo sente muito o alto nível de competições durante a vida inteira. Planos pós-carreira tenho muitos. Continuar trabalhando no esporte, talvez em formação de atletas, treinador, e ter um negócio próprio. Já tenho uma empresa de suplementos de venda online”, afirmou.

Sobre o futsal pelotense, Biel destaca acompanhar o BR Futsal, equipe que tem amigos.

“Acompanho sim, vejo mais o BR Futsal. Tenho amigos de longa data no time, inclusive o treinador [Paulo Lobo] foi o meu técnico em Pelotas. O BR Futsal está disputando vaga para a semifinal da competição gaúcha. Seria muito bacana o apoio do torcedor pelotense nesse momento”, completou

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rugby Sevens: de olho na segunda etapa do Campeonato Gaúcho, Antiqua UFPel busca recursos Anterior

Rugby Sevens: de olho na segunda etapa do Campeonato Gaúcho, Antiqua UFPel busca recursos

Gauchão 2024 começará em 21 de janeiro, e Série D três meses depois Próximo

Gauchão 2024 começará em 21 de janeiro, e Série D três meses depois

Deixe seu comentário