Nas águas

Remador pelotense Piedro Tuchtenhagen vai a final nos Jogos Pan-Americanos

Em barco ao lado de paulista, atleta formado no Remar para o Futuro registra segunda melhor marca do dia e disputará medalha nesta quarta, no Chile

Foto: William Lucas - COB - Percurso de dois mil metros na Gran Laguna de San Pedro de La Paz, em Concepción, foi finalizado pela dupla em 6min34s14 em uma das semifinais. Piedro está ao fundo na imagem

O pelotense Piedro Tuchtenhagen, 21 anos, se classificou nesta terça-feira (24) a uma das finais do remo nos Jogos Pan-Americanos 2023, realizados no Chile. Em barco ao lado do paulista Tomás Levy, o atleta formado no projeto Remar para o Futuro e atualmente no Grêmio Náutico União (GNU), de Porto Alegre, fez o segundo melhor tempo do dia na classe double skiff. A prova valendo medalha está marcada para as 9h10min (de Brasília) desta quarta.

O percurso de dois mil metros na Gran Laguna de San Pedro de La Paz, em Concepción, cidade a 600 quilômetros da capital Santiago, sede do Pan, foi finalizado pela dupla em 6min34s14 em uma das semifinais. Antes, na primeira eliminatória, Piedro e Tomás garantiram lugar direto na penúltima fase da categoria. “Tem grandes chances de medalha. Estamos na torcida agora”, projeta o coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot.

Na prova decisiva por lugares no pódio do maior evento esportivo das Américas, o pelotense e o colega estarão na raia 4. Os adversários são duplas em barcos que representam Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Cuba e Chile. Esta edição dos Jogos Pan-Americanos não tem transmissão por televisão aberta nem fechada, apenas via internet. Pelo YouTube, o Canal do Time Brasil e a Cazé TV veiculam as disputas.

Shaiane fica em quinto

Outra representante de Pelotas no Pan-Americano e igualmente formada no Remar para o Futuro, Shaiane Ucker, 20 anos, disputou na manhã desta terça a prova final do Quatro Sem – barcos com quatro componentes cada.

Com 6min52s95, as brasileiras terminaram em quinto lugar o percurso de dois mil metros. As chilenas, donas da casa, sagraram-se campeãs. Atleta do Flamengo, que tem parceria com o Remar, Shaiane esteve ao lado de Dyane dos Santos, Maria Clara Lewenkopf e Milena Viana.

Fim do jejum?

O Brasil não conquista uma medalha de ouro no remo nos Jogos Pan-Americanos desde a edição de 1987. Principal nome do País na modalidade e representante brasileiro em uma das finais na Olimpíada de Tóquio, o carioca Lucas Verthein é outro atleta com chance de finalizar esse tabu. Ele vai disputar nesta quarta a final do single skiff, barco com apenas um remador, após ter feito o melhor tempo da categoria (7min04s07).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novo presidente xavante promete divulgação de balancetes: “Já estamos trabalhando nisso” Anterior

Novo presidente xavante promete divulgação de balancetes: “Já estamos trabalhando nisso”

“Eu esperava mais do nosso time”, afirma presidente do São Paulo Próximo

“Eu esperava mais do nosso time”, afirma presidente do São Paulo

Deixe seu comentário