Nas águas

Remo: pelotenses são convocados para os Jogos Pan-Americanos

Formados no projeto Remar para o Futuro, Shaiane Ucker e Piedro Tuchtenhagen representarão a seleção brasileira no maior evento esportivo do continente

Foto: Divulgação - CBR - Shaiane representa o Flamengo e mora no Rio de Janeiro

Os pelotenses Shaiane Ucker, 20 anos, e Piedro Tuchtenhagen, 21, foram convocados para a seleção brasileira de remo, que disputará os Jogos Pan-Americanos, entre outubro e novembro, em Santiago, no Chile. Formada no projeto Remar para o Futuro, a dupla está na lista de 17 atletas chamados após avaliações da Confederação Brasileira de Remo (CBR).

Hoje morando no Rio de Janeiro, já que defende o Flamengo nas competições oficiais, Shaiane vai participar das provas na categoria Quatro Sem Sênior, modalidade em que os barcos são compostos por quatro remadores, com um remo para cada. Atleta do Grêmio Náutico União (GNU), de Porto Alegre, Piedro disputará no Double Skiff Pesado, em barco ao lado de um companheiro.

"Eu conheci o remo pelo Remar para o Futuro e me apaixonei pelo esporte. Tenho certeza que a minha formação como atleta no Remar foi essencial para essa convocação. Estou muito animada e muito feliz por participar dos Jogos Pan-Americanos. As expectativas são altas, seguimos treinando muito para trazer uma medalha pra casa", conta Shaiane.

Já Piedro fala do sonho de ir a Paris em 2024: "O caminho para conquistar a vaga para os Jogos começou lá em 2016, quando eu realmente percebi que o remo era o esporte que eu queria para minha vida. Esse ano venho dando passos bem importantes para alcançar a vaga para o Jogos Olímpicos, um deles é a convocação para o Pan-Americano. Meu sonho é ir para as Olimpíadas e em breve espero ter a oportunidade de lutar por essa vaga e ser mais um atleta pelotense no maior evento esportivo do mundo".

Reflexo do trabalho

Shaiane e Piedro são da primeira turma da história do programa, iniciado em outubro de 2015. Ambos têm no currículo participações em Mundiais e títulos sul-americanos. Apesar da idade para disputarem categorias sub-23, já aparecem entre os adultos - algo que, sob a visão do coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot, é resultado de quase uma década de trabalho.

"São dois atletas que mostram aí que o processo de formação que a gente vem fazendo aqui em Pelotas é algo pro longo prazo. Muito se fala hoje nas metodologias e nas aplicações de protocolo com jovens, de muita especialização precoce que algumas modalidades e algumas metodologias acabam forçando. E a gente trabalha sempre prevendo que eles alcancem o mérito no longo prazo, pra carreiras adultas", sintetiza Tissot.

Espelhos para quem chega

O coordenador da iniciativa, que é ligada à Prefeitura de Pelotas, ressalta o fato de a dupla convocada para a seleção disputar campeonatos na categoria adulta mesmo com idade para seguir na sub-23. Recentemente, o Remar recebeu uma nova leva de integrantes, selecionados via processo seletivo junto às escolas da rede municipal. Em breve, haverá outros chamados para o projeto.

"Eles [Shaiane e Piedro] refletem muito do que a gente idealizou desde o início das atividades do projeto. A gente fica muito feliz com o sucesso deles no longo prazo. […] Estamos iniciando aí um grupo de dez jovens e na sequência devem entrar mais dez. A gente tem aí muitos espelhos, como o Piedro, como a Shaiane", complementa Oguener.

O banco de dados é atualizado periodicamente, e assim se garante a renovação da qualidade do projeto. "Eles vêm, experimentam, alguns gostam e ficam, outros saem. A gente está montando o grupo de trabalho pra próxima temporada", finaliza. Em agosto, vale lembrar, Ana Júlia Ferreira e Brenda Madruga, também formadas no Remar, ficaram em 13º lugar do Mundial Sub-23, em Paris.

Pan de Santiago

De 20 de outubro a 5 de novembro, o Pan-Americano 2023 será na capital chilena com a reunião de quase sete mil atletas de 41 países, entre 39 modalidades. Os Estados Unidos terminaram na primeira colocação do quadro de medalhas nas últimas sete edições dos Jogos. Em 2019, no Peru, o Brasil conquistou 171 lugares no pódio, recorde da delegação do país no Pan.

Na convocação do remo masculino, ao lado de Piedro Tuchtenhagen aparece, por exemplo, Lucas Verthein, principal nome brasileiro nesse esporte. O carioca de 25 anos chegou às semifinais do single skiff em Tóquio 2020, chegando próximo da prova que valia disputa por medalhas nas Olimpíadas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Taekwondo: QLNB encerra participação nos Jogos da Juventude Anterior

Taekwondo: QLNB encerra participação nos Jogos da Juventude

Pelotas inicia semana ainda sem adversário definido Próximo

Pelotas inicia semana ainda sem adversário definido

Deixe seu comentário