Conversa

Rogério Zimmermann avalia pré-temporada xavante

Técnico destaca primeira atividade em jogo-treino, mas diz ainda estar preocupado com atual cenário do clube

(Foto: Italo Santos - GEB) - Treinador concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira

Por Fernando Rascado

[email protected]

No dia 25 de novembro, ainda com apenas dez dias de pré-temporada, o técnico Rogério Zimmermann concedeu coletiva e afirmou que “todos os times estavam mais adiantados que o Brasil” naquele momento. Agora faltando um mês para iniciar o Campeonato Gaúcho, o treinador foi novamente questionado sobre a evolução do clube durante a preparação para o Estadual. 

“Obviamente passados alguns dias da minha fala, o Brasil em relação a ele mesmo melhorou um pouco. […] Ainda está longe do ideal e eu considero a situação preocupante. Estamos muito preocupados com todo o contexto. Não quer dizer que não estamos otimistas, eu sou otimista. A partir do momento que venho para cá é porque eu penso que as coisas vão dar certo”, disse o técnico xavante em nova entrevista, realizada nesta quarta-feira (21) no Bento Freitas. Zimmermann completa considerando que a reconstrução do clube passa por fazer um Estadual seguro e de preferência garantir calendário para 2024. 

Sobre o jogo-treino da terça-feira, contra o Grêmio Sub-20, Rogério elogiou a movimentação, mas deixou claro que se trata de apenas um teste, sem contar equipe titular ou reserva. “Não teve nada de time titular, eu simplesmente peguei os oito jogadores que se apresentaram no dia 15 de novembro e botei mais três. Na terça colocamos os jogadores por ordem de chegada, só por isso, não teve nada de titular, reserva”. 

RZ também comemorou o fato de ninguém ter se machucado. O único jogador que não atuou foi o meia Luiz Felipe, que está com dores musculares e foi preservado da atividade. 

Como primeiro teste da pré-temporada, Zimmermann preferiu focar apenas em acompanhar a movimentação contra o Grêmio, disse não ter passado nenhuma orientação, deixando os jogadores livres em campo. Ele também ressaltou a vantagem de enfrentar um adversário do que ficar apenas treinando. “Faz parte do processo, chega uma hora que algumas situações você não consegue aproximar o que vai acontecer no jogo. 

Você leva um gol, mesmo sendo amistoso você está simulando uma partida. Como a equipe vai reagir, que tipo de movimento vai fazer, se vai ter tranquilidade para empatar e virar. No treino entre nós fica mais distante de uma partida oficial, além da questão do entrosamento”, avaliou. 

O próximo teste do Brasil será dia 30, contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale. O horário ainda não foi confirmado. 

Contratações 

Outro tópico recorrente nas entrevistas do Brasil na atual pré-temporada envolve reforços. Rogério ainda não conta com o elenco fechado e elogia os jogadores do grupo por terem assumido o compromisso mesmo com o clube em uma situação difícil. “As contratações não são aleatórias, por isso às vezes demoram. Não é fácil contratar, ainda mais na atual situação do Brasil. Não é uma questão só de achar nomes, mas também que entre na realidade financeira do clube, por isso valorizo muito quem está aqui. Eles sabem que é um clube que daqui a pouco vira e passa ser um clube bom de jogar”. 

Atualmente o Xavante conta com 21 jogadores no plantel. 

Márcio Jonatan

Na entrevista desta quarta, o único atleta que Rogério abordou individualmente foi o atacante Márcio Jonatan. Questionado sobre as críticas que o jogador recebeu quando anunciado, Zimmermann disse estar surpreso e respondeu de forma irônica. 

“Eu não sabia disso. O Márcio Jonatan tem dois acessos nacionais pelo Brasil, tem acesso pelo São José com gol dele. Tu contrata um jogador que tem três acessos nacionais, me surpreendeu. Na verdade eu queria o Messi, mas por ter sido campeão acho que valorizou. Me surpreendeu essa. Tu traz um jogador no seu clube. Tem que respeitar um cara desses. Quem eu tenho que trazer, um rebaixado? Nada contra, opinião é para ser dada, preciso respeitar”, disse. 

O técnico confirmou que pode usar o jogador aberto, no meio ao lado de um centroavante ou até mesmo como um camisa nove.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil vence o Grêmio Sub-20 no primeiro teste da pré-temporada Anterior

Brasil vence o Grêmio Sub-20 no primeiro teste da pré-temporada

Roger Bauer assume como gerente de futebol do Pelotas Próximo

Roger Bauer assume como gerente de futebol do Pelotas

Deixe seu comentário