Bola oval

Rugby feminino: cinco atletas formadas em Pelotas são vice-campeãs brasileiras

Na categoria sub-19, elas representaram a seleção do Centro-Oeste no último fim de semana, em Taubaté (SP)

Foto: Arquivo pessoal - Kimberly e Ketlin (nas pontas) estão no Melina Rugby, de Cuiabá

Cinco meninas formadas no projeto Vem Ser Rugby, de Pelotas, foram vice-campeãs brasileiras sub-19 da modalidade neste fim de semana. Stefanie Mota, Jamily Furtado e Thalia Monteiro, do Antiquia, clube da cidade, e Kimberly Oliveira e Ketlyn Cardoso, atualmente no Melina Rugby, de Cuiabá (MT), integraram a seleção do Centro-Oeste na Copa Cultura Inglesa. 

A competição tem abrangência nacional, com organização da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e patrocínio da empresa que dá nome ao torneio. A edição desta temporada aconteceu em Taubaté (SP), contando ainda com a participação de outras oito meninas do Vem Ser no time do Rio Grande do Sul na categoria sub-17 – a equipe gaúcha, reforçada por três atletas da Bahia, terminou em sexto lugar de sete participantes. 

Ana Luiza Araújo, Ariane Amaral, Alanna Costa, Emily Ribeiro, Natiele Matias, Larissa Campos, Samily Furtado e Thaisa Machado representaram o RS, sob comando da treinadora Amanda Silva e da auxiliar Ciana Goicoechea, ambas também pelotenses. Na equipe sub-19 do Centro-Oeste, Camila Muller, outra integrante do Vem Ser Rugby, atuou como auxiliar.

Bolsa Atleta

Competição considerada referência nacional no rugby de base, a Copa Cultura Inglesa não só reúne as principais atletas do Brasil. As três equipes que sobem ao pódio de suas respectivas categorias garantem o recebimento do Bolsa Atleta, custeado pelo governo federal. O benefício ajuda no treinamento diário e na preparação da temporada – novamente o Vem Ser, devido aos resultados da competição, assegurou valores. 

“Foi uma construção de pelo menos cinco anos de desenvolvimento e neste final de ano tivemos uma grande conquista. É por isso que acreditamos que o trabalho de longo prazo é tão importante para a formação da atleta e a longevidade no esporte”, avalia Camila Muller ao DP sobre o desempenho das jovens do Vem Ser Rugby no interior paulista.

O rugby

Praticado desde meados do século XIX, o rugby tem origem na Inglaterra. O objetivo é levar a bola oval até a linha de fundo do campo rival, encostando-a no chão para concretizar o try (pontuação máxima), que vale cinco pontos, antes de tentar o ponto extra por meio de um chute no gol, cujo formato lembra a letra H. 

São permitidos passes apenas para o lado ou para trás, e a defesa busca derrubar o adversário segurando o jogador que possui a bola – o que se chama de tackle. No sevens, jogam sete atletas em cada time e os dois tempos duram sete minutos. No rugby XV, são 15 jogadores e cada metade da partida demora 40 minutos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil inicia semana que terá primeira viagem da pré-temporada Anterior

Brasil inicia semana que terá primeira viagem da pré-temporada

Ariel Lanzini é o novo auxiliar técnico do Pelotas Próximo

Ariel Lanzini é o novo auxiliar técnico do Pelotas

Deixe seu comentário