Cenário

Sem dinheiro, presidente resume momento do São Paulo: “Horroroso”

Com recentes participações no Campeonato Gaúcho e na Série D, Leão do Parque disputará neste ano a Terceirona ao lado dos rivais locais e do Farroupilha

Foto: @ceos.studios - Gramado do tradicional estádio rubro-verde não está em boas condições

Rebaixado na Divisão de Acesso do ano passado, o São Paulo de Rio Grande precisará encarar em 2023 a realidade da Terceirona Gaúcha. O tradicional clube rio-grandino vive hoje situação muito diferente dos últimos anos, quando venceu o Grêmio em três oportunidades e disputou duas vezes a Série D do Campeonato Brasileiro, em 2016 e 2017. 

Justamente dez anos atrás, o São Paulo venceu o Brasil nas cobranças de pênaltis, em um estádio Aldo Dapuzzo lotado, e garantiu o acesso para o Gauchão de 2014. Na elite estadual foram cinco participações seguidas até o rebaixamento para a Série A-2 em 2018. Na maioria dos anos com boas campanhas, que renderam até mesmo vaga em competição nacional. 

Em 2022 veio o “fundo do poço”. Com apenas duas vitórias em 14 jogos, o Rubro-Verde terminou em último no grupo B e caiu para a Terceirona. O clube não entra em campo com o time profissional desde 12 de junho do ano passado. 

Presente desanimador 

A Terceirona deste ano começa no dia 21 de setembro. Enquanto isso a equipe rio-grandina faz a pré-temporada com um time sub-20, que recentemente disputou a Série A-2 do Estadual da categoria. Alguns reforços mais veteranos devem chegar ainda até o início da competição. 

O Diário Popular conversou com o presidente Paulo Roberto Costa e sem meias palavras resumiu de forma dura a realidade do São Paulo. 

“Horroroso, horrível. Falta dinheiro direto, não tem dinheiro pra nada”, desabafou. “Vai ter alguns profissionais que estamos estudando, negociando, envolve salários, envolve uma série de coisas, estamos negociando”, completou o presidente sobre a montagem do elenco. 

O técnico da equipe será Fábio Trindade. Ele comandou o time sub-20 na campanha do Estadual na A-2, onde o Leão do Parque foi eliminado nas quartas de final. 

Falta de apoio 

Outra lamentação do presidente do São Paulo é sobre a falta de apoio, mas diz entender o torcedor pelo momento que o clube está passado. “Patrocínio é zero. A gente tem uns cem sócios pagantes. É muito pouco pra um clube como o São Paulo. Uma terceira divisão é muito complicada. Não pode cobrar muito do torcedor. Que contrapartida que tu dá para o teu sócio jogando uma Terceirona?”, questionou. 

Paulo Costa explica também sobre as dificuldades de conseguir patrocínios. “Tu chega pra qualquer pessoa e recebe um não, que esse ano está ruim, que não tem dinheiro pra patrocinar, a resposta sempre é não. As pessoas não querem nem ouvir o que tu tem pra oferecer”, justificou o mandatário. 

Presença da torcida

Entre as 16 equipes da Terceirona, o São Paulo é quem tem a maior torcida. Entre as ótimas campanhas no Estadual, o Aldo Dapuzzo sempre recebeu ótimos públicos. Agora em uma situação bem diferente, o presidente rubro-verde espera que a torcida abrace o clube e compareça principalmente pela atração dos clássicos. “O torcedor vamos ver como vai reagir no primeiro jogo, que é um clássico contra o Riograndense. A gente espera que tenha [torcida], que eles provem que são torcedores. Só o jogo vai dizer. […] Estamos jogando dois campeonatos em um. O campeonato citadino e a segunda divisão [Terceirona]. Acredito que o torcedor tem que vir. Dois clássicos direto contra Riograndense e Rio Grande, mais o segundo turno. No nosso campo vão ter dois clássicos. Acredito que o torcedor tem que fazer sua parte”, finalizou.

Regulamento

A Terceirona deste ano será disputada por quatro grupos de quatro times. Todos se enfrentem dentro da chave em turno e returno. Os dois primeiros avançam para as quartas de final. Os dois finalistas garantem acesso para a Série A-2 de 2024.

O São Paulo está no grupo D ao lado do Farroupilha e dos rivais Rio Grande e Riograndense.

Tabela do São Paulo

Grupo D

1ª rodada (21/09)
15h | São Paulo x Riograndense

2ª rodada (27/09)
15h | Farroupilha x São Paulo

3ª rodada (04/10)
15h | Rio Grande x São Paulo

4ª rodada (11/10)
15h | São Paulo x Rio Grande

5ª rodada (19/10)
15h | São Paulo x Farroupilha

6ª rodada (25/10)
15h | Riograndense x São Paulo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas enfrenta o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale Anterior

Pelotas enfrenta o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale

Igor Bosel e Elias Ceará são apresentados na Boca do Lobo Próximo

Igor Bosel e Elias Ceará são apresentados na Boca do Lobo

Deixe seu comentário