Remo

Terceiro no Pré-Olímpico, barco de Piedro Tuchtenhagen não consegue vaga nos Jogos de Paris

Parceria do pelotense com o santamariense Evaldo Becker fica atrás das embarcações do Chile e da Argentina no Rio de Janeiro

Foto: Satiro Sodré - COB - Dupla cumpriu o trajeto de dois quilômetros na lagoa Rodrigo de Freitas, neste sábado, em 6min56s46

Foi por pouco, mas Piedro Tuchtenhagen não conseguiu vaga nos Jogos de Paris via Pré-Olímpico. Em barco duplo ao lado do santamariense Evaldo Becker, o pelotense de 22 anos ficou na terceira posição na final da categoria double skiff peso leve. A prova aconteceu na manhã deste sábado (16), na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

A dupla gaúcha finalizou o percurso de dois quilômetros em 6min56s46, atrás das embarcações do Chile (6min53s51) e da Argentina (6min54s94). Neste Pré-Olímpico, o Brasil poderia conquistar no máximo duas vagas para o maior evento esportivo do mundo. Elas ficaram com Lucas Verthein e Beatriz Cardoso, ambos em barcos individuais nas categorias single skiff masculina e feminina.

Piedro e Evaldo acabaram de fora das Olimpíadas, assim como a parceria formada por Isabelle Falck e Manu Abreu. Em maio acontecerá o Mundial de Remo em Lucerna, na Suíça, que será o último meio de classificação para Paris. Porém, a Confederação Brasileira de Remo (CBR) não deve enviar representantes. Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre 26 de julho e 11 de agosto.

Tempo de descanso

Para o coordenador técnico do Remar para o Futuro - projeto em que Piedro foi formado -, Oguenet Tissot, a necessidade de disputar a regata de repescagem, na sexta-feira, prejudicou o pelotense e seu parceiro de barco. Na primeira eliminatória, quinta-feira, a dupla ficou pouco mais de um segundo atrás da embarcação argentina, que foi direto para a final. O mesmo aconteceu com o barco chileno, líder da outra eliminatória inicial. Ou seja, os dois primeiros colocados da regata decisiva não remaram no dia anterior.

“Fizeram uma boa prova, a raia estava bem pesada. Os tempos do Lucas e da Bia [Beatriz Cardoso] foram altos. Quem é da categoria peso leve, caso deles, sente mais o vento contra. Uma prova de dois mil metros tem uma grande demanda fisiológica. Os atletas chegam muito esgotados. O tempo de recuperação de uma prova para outra faz toda a diferença”, analisou Oguener ao Diário Popular.

Classificação
Final A do Pré-Olímpico de remo
Categoria double skiff peso leve
Percurso de dois quilômetros

1º) Chile (Cesar Abaroa / Eber Sanhueza)
6min53s51

2º) Argentina (Alejandro Colomino / Pedro Jose Dickson)
6min54s94

3º) Brasil (Piedro Tuchtenhagen / Evaldo Becker)
6min56s46

4º) Venezuela (Andre Mora / Luis Mota)
6min59s55

5º) Uruguai (Felipe Kluver / Franco Liuzzi)
7min15s41

6º) Peru (Andres Sandoval / Sandro Bozzo)
7min24s11


Sul-Americano Júnior

A lagoa Rodrigo de Freitas segue concentrando nos próximos dias os principais remadores do continente. O Sul-Americano começa na semana que vem, com quatro atletas formadas no Remar para o Futuro. A única que ainda integra o projeto é Brenda Madruga, 17 anos. Ela competirá no double skiff na categoria júnior e, conforme perspectiva do coordenador do programa, tem boas chances de conquistar uma medalha.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com regulamento mantido e cotas reajustadas, Brasil conhece adversários na Série D Anterior

Com regulamento mantido e cotas reajustadas, Brasil conhece adversários na Série D

Projeto que beneficia jovens da rede pública de Pelotas com aulas de futebol é lançado Próximo

Projeto que beneficia jovens da rede pública de Pelotas com aulas de futebol é lançado

Deixe seu comentário