Nas águas

Três pelotenses são convocados para Mundiais de Remo

Ana Júlia Ferreira e Brenda Madruga reeditarão dupla na categoria júnior, em Paris, e Piedro Tuchtenhagen vai à competição sub-23, na Bulgária. Todos são formados no Remar para o Futuro

Foto: Divulgação - CBR - Em um barco duplo, parceria das meninas tem o melhor índice da categoria no Brasil

Três atletas pelotenses formados no projeto Remar para o Futuro vão disputar diferentes Mundiais de Remo nas próximas semanas. Nesta quarta-feira (12), a Confederação Brasileira de Remo (CBR) anunciou as convocações de Ana Júlia Ferreira, 18 anos, e Brenda Madruga, 16, para a seleção júnior, sub-19. Antes, Piedro Tuchtenhagen havia sido chamado para representar o País na competição sub-23.

Do trio, apenas Piedro não está mais no programa pelotense, que opera nas instalações da Academia de Remo Tissot, às margens do Arroio Pelotas. Após passar pelo Flamengo, clube parceiro da iniciativa, ele agora veste as cores do Grêmio Náutico União (GNU), de Porto Alegre. Ana Júlia tem representado o Flamengo em competições nacionais, enquanto Brenda segue pelo Centro Português 1º de Dezembro.

Piedro viaja neste fim de semana para Plovdiv, na Bulgária, onde acontece o Mundial Sub-23. Ele competirá em um barco duplo (Double Skiff, peso leve), ao lado de um atleta do Rio de Janeiro. Já as meninas irão em 29 de julho para Paris, cidade que recebe o Mundial Júnior entre 2 e 6 de agosto como um evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2024.

Uma parceria forte

Brenda e Ana Júlia vivem grande momento nas disputas no Dois Sem Júnior, barco duplo e no qual são mais fortes. O coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot, conta da qualidade das jovens e lembra que já deveriam ter disputado uma competição internacional antes em 2023. No início de julho, foram campeãs brasileiras no Rio de Janeiro, por exemplo.

“Agora na Qualificação do Mundial, fizeram um tempo melhor, bateram o próprio recorde, e no Brasileiro bateram novamente o recorde pessoal. Não deixaram dúvida nenhuma e a Confederação está levando elas pro Mundial em Paris. É muito legal, depois desse início de temporada onde elas poderiam ter se desmotivado por não participar do Sul-Americano”, diz Oguener.

A lembrança tem a ver com a alegação de falta de verba da CBR, que, apesar do índice alcançado por Brenda e Ana Júlia nas qualificatórias para o Sul-Americano, realizado no Chile, não as convocou para o campeonato.

O projeto

Ligado à Prefeitura de Pelotas, o Remar para o Futuro tem na equipe técnica, além de Oguener Tissot, o coordenador geral Fabrício Boscolo, o professor de remo Paulo Daunis, a instrutora de remo Adriana Perez, o preparador físico Gabriel Moraes e a professora de yoga Verônica Diedrich.

Há também uma equipe multidisciplinar formada pelo fisioterapeuta Flaviano Moreira, pelos nutricionistas Larissa Braga e Matheus Wicth e pela dentista Bianca Santana. Os parceiros institucionais são Loja Momi Clout, Arroz Emoções, Freedom Veículos Elétricos e Motor Factory e Alltec Internet

As atividades diárias do projeto são na Academia de Remo Tissot, no Recanto de Portugal, no Centro Português.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas mantém promoção de ingressos para a decisão de domingo Anterior

Pelotas mantém promoção de ingressos para a decisão de domingo

Germano projeta o jogo do domingo: “É uma final” Próximo

Germano projeta o jogo do domingo: “É uma final”

Deixe seu comentário