Série D 2024

Vini Charopem marca golaço e Brasil vence o Barra por 1 a 0

Em grande segundo tempo, Xavante ganha a primeira na competição nacional no reencontro com o torcedor no Bento Freitas

Foto: Volmer Perez - DP - Camisa 7 recebeu passe de Maurício e decidiu a partida em lance aos sete minutos da etapa final

Matéria atualizada às 22h57min desta quarta-feira (5).

Mais de cem dias depois, o Grêmio Esportivo Brasil se reencontrou com o torcedor no Bento Freitas em grande estilo. Com uma excelente atuação, principalmente no segundo tempo, o Xavante venceu o Barra (SC) por 1 a 0, nesta quarta, em partida atrasada da segunda rodada do grupo A8 da Série D. O gol foi marcado por Vini Charopem. Após ótimo passe de Maurício, o extrema driblou o goleiro Ewerton e mandou para as redes, definindo o marcador.

> Alessandro Telles explica entrada de Maurício e ajuste tático.

O resultado deixou o Rubro-Negro em sexto com quatro pontos, mas ainda devendo três partidas pelo tempo que as equipes gaúchas ficaram de fora em função das enchentes no Rio Grande do Sul. O Brasil está apenas dois pontos atrás do próprio Barra, atual vice-líder da chave, mas que já disputou seis jogos.

O Xavante volta à campo no domingo, às 16h, diante do Cascavel, em duelo da sétima rodada e mais uma vez na Baixada.


Telles cumpre o prometido

Antecipado pelo próprio treinador em entrevista coletiva na véspera do jogo, o Brasil teve um novo esquema tático sem a presença de Marcinho, expulso na rodada anterior. Alessandro Telles optou pelo 4-2-3-1. Lissandro e Araújo formaram a dupla de volantes, com Rafael Holstein deixando de ser o falso 9 para atuar como meia central. O centroavante Matheus Guimarães foi o escolhido para substituir o volante suspenso. Vini Charopem e Robinho seguiram fazendo as beiradas.

O Barra também alterou a plataforma em relação ao empate diante do Avenida. O técnico Rafael Piccinin tirou um dos três zagueiros e o centroavante Alex Henrique. O 4-4-2 com losango no meio-campo foi o esquema utilizado, com homens de velocidade na frente: Adilson Bahia e Marcelinho.

Sem o suspenso Marcinho, Matheus Guimarães começou como titular. Foto: Volmer Perez - DP


Sufoco inicial

A escolha do Barra por dois atacantes de velocidade trouxe dificuldades para o sistema defensivo do Brasil durante todo os primeiros 45 minutos, principalmente com o campo escorregadio pelo dia chuvoso em Pelotas.

Com menos de dez minutos de jogo, Adilson Bahia e Marcelinho já tinham levado perigo ao gol de Gabriel Oliveira em três situações. Na melhor oportunidade, Bruno Reis errou passe na saída de bola. Adilson Bahia recebeu e chutou forte. O goleiro do Brasil deu o rebote e na sequência a zaga conseguiu afastar antes de Matheus Carvalho mandar para o gol.

Enquanto o Xavante não conseguiu ter poder ofensivo. O meia Rafael Holstein e o centroavante Matheus Guimarães pouco apareceram. O time catarinense marcava a saída de bola deixando justamente a dupla Adriel e Bruno Reis com liberdade para tentar iniciar o ataque xavante.

Rubro-Negro volta a campo no domingo, às 16h, diante do Cascavel. Foto: Volmer Perez - DP


A melhor chance do Brasil aconteceu aos 13 minutos. Mário Henrique fez o cruzamento da esquerda. Na sequência, Robinho tabelou com Holstein e chutou para fora.

Na reta final do primeiro tempo o duelo ficou mais travado. O jogo perdeu ritmo com as várias paralisações para atendimento médico. Em uma delas o goleiro Gabriel Oliveira ficou cerca de três minutos sendo assistido pelo médico rubro-negro. Mesmo assim o Brasil seguiu sendo mais atacado. Aos 42, Juliano recebeu de Marcelinho e finalizou colocado. A bola quase foi no ângulo.

Alterações no intervalo

O Xavante voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Lesionado, o goleiro Gabriel Oliveira não retornou. Thierry entrou no lugar, fazendo sua primeira partida oficial na temporada. O meia Rafael Holstein também saiu. Maurício foi o escolhido. O Barra também precisou mexer por lesão. Um dos destaques do primeiro tempo, o extrema Adilson Bahia saiu para a entrada de Alex Henrique, que é centroavante.

Golaço garante os três pontos

O Brasil voltou diferente na etapa final. Se no primeiro tempo sofreu pressão e pouco ameaçou, o Xavante iniciou com uma postura mais ofensiva e precisou de 40 segundos para quase abrir o marcador. Maurício cruzou da esquerda, Charopem desviou na pequena área e o goleiro Ewerton defendeu. Aos seis, Samoel Pizzi arriscou de fora da área, rasteiro, e a bola passou perto da trave esquerda do goleiro do Barra.

A pressão do Rubro-Negro não demorou para render frutos. Aos sete, Maurício deu excelente passe rasteiro por dentro. Vini Charopem saiu na cara de Ewerton, driblou o goleiro e só tocou para o gol vazio: 1 a 0 e festa no Bento Freitas.

Charopem driblou o goleiro Ewerton e marcou. Foto: Volmer Perez - DP


Com a vantagem no placar, o Brasil diminui o ímpeto ofensivo e a partida ficou mais truncada. Não demorou e Telles colocou sangue novo com Adriano Klein no lugar de Vini Charopem, que deixou o campo muito aplaudido pelo golaço marcado.

Explorando os contra-ataques, o Brasil perdeu grande chance de ampliar. A defesa do Barra se atrapalhou na saída e Maurício rolou para Robinho. O extrema cruzou, a bola desviou e quase encobriu o goleiro, que afastou com um tapa.

A retal final foi do Brasil defendendo o resultado sem sofrer grande perigo do Barra e depois comemorar com os cerca de 1,5 mil torcedores presentes a primeira vitória na Série D.

Série D
Grupo A8
2ª rodada

5 de maio
Cascavel 1 x 2 Cianorte

Quarta-feira
Brasil 1 x 0 Barra

Sem data
Novo Hamburgo x Concórdia
Hercílio Luz x Avenida

Prováveis escalações

Brasil (1): Gabriel Oliveira (Thierry – intervalo); Samoel Pizzi, Adriel, Bruno Reis e Mário Henrique; Araújo, Lissandro, Rafael Holstein (Maurício – intervalo); Vini Charopem (Adriano Klein – 22’ 2T), Robinho (Eduardo Jesus – 46’ 2T) e Matheus Guimarães. Técnico: Alessandro Telles.

Barra (0): Ewerton; Muriel (Jacó – 34’ 2T), Vitão, Vavá e DG; Roldan, Murilo (Thiaguinho – 23’ 2T), Matheus Carvalho (Júlio César – 14’ 2T) e Juliano (Emerson Júnior – 34’ 2T); Marcelinho e Adilson Bahia (Alex Henrique – intervalo). Técnico: Rafael Piccinin.

Gol: Vini Charopem, aos 7’ 2T (B).

Cartões amarelos: Bruno Reis e Vini Charopem (BRA); Roldan e Vavá (BAR).

Árbitro: Eduardo Teixeira (TO).

Local: Bento Freitas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja como foi: Brasil 1 x 0 Barra Anterior

Veja como foi: Brasil 1 x 0 Barra

Telles explica entrada de Maurício e ajuste tático no triunfo sobre o Barra Próximo

Telles explica entrada de Maurício e ajuste tático no triunfo sobre o Barra

Deixe seu comentário